Setembro de 2002

04 – Dados da Marktest revelam que, no mês de Agosto, a distância entre a TVI e a SIC em termos de audiências é de apenas 3,5% de share. O mesmo estudo mostra que a SIC começou a recuperar a liderança em Maio e que a RTP1 obteve o seu melhor resultado do primeiro semestre do ano no “prime-time”, alcançando um share de 22,6%.

09 – Dados divulgados pela Anacom confirmam que o número de assinantes de televisão por cabo ascendeu no final do segundo trimestre do ano a 1203 milhões, o que corresponde a um aumento de 17% face ao ano anterior.

11 – Doze dos 60 trabalhadores da RTC rescindem contrato em comum acordo, no âmbito do processo de liquidação da empresa.

12 – A RTP convida os trabalhadores a negociarem a rescisão de contrato, numa estratégia que implica dispensar entre 700 a 1000 funcionários e reduzir em 35 milhões de euros a massa salarial da empresa de 2003.

16 – O número de subscritores do canal por cabo Big Brother Famosos ascende a 50 mil que pagam pela adesão cinco euros por mês.

17 – A AACS emite um parecer desfavorável acerca da rescisão do contrato de Emídio Rangel com a RTP. O documento alega que o processo não foi conduzido de forma transparente.

17 – A revelação das receitas consolidadas da Impresa confirma que o grupo reduziu o seu prejuízo em 20,9% em consequência da melhoria dos custos operacionais. Embora as receitas tenham caído em relação ao período homólogo de 2001, “o bom comportamento das vendas das publicações compensou”, segundo a Impresa, “a fraqueza do mercado publicitário”. De acordo com a comunicação feita à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o prejuízo de nove milhões de euros da SIC representam, no entanto, uma melhoria face a igual período de 2000.

18 – A comissão nomeada pelo governo para estudar e definir um novo modelo de serviço público televisivo recomenda que o Estado mantenha as frequências de televisão ocupadas pelos dois canais da RTP, considerando que a RTP2 deveria funcionar como “canal complementar”. Por outro lado, a comissão sugere que a emissão internacional da RTP possa incluir programas de outras estações.

28 – São instaurados processos disciplinares a três jornalistas da Rádio Capital, por terem noticiado em antena os atrasos da empresa no pagamento dos salários. O SJ repudia a atitude da administração, considerando que a reacção da empresa é ilegal e atenta contra a liberdade de informação.

30 – A Comissão de Trabalhadores da RTP anuncia que mais de 100 funcionários da estação aceitaram o convite da administração da empresa para rescindirem o contrato ou aderirem à pré-reforma, aceitando a bonificação de salário concedida pela empresa.

Internacional

01 – O Supremo Tribunal do Afeganistão apoia a decisão da Televisão e Rádio de Cabul que proibiram as mulheres de cantar na rádio e os filmes indianos de passar na televisão. O director da estação afirma a necessidade de «manter e respeitar os valores religiosos e tradicionais das pessoas».

05 – De acordo com a agência France Press, o Napster demitiu 42 trabalhadores e está condenado a desaparecer. O encerramento do site de descarregamento gratuito de música é inevitável na sequência da proibição por um tribunal norte-americano da venda do portal ao grupo alemão Bertelsmann, considerada o último recurso de recuperação económica do site.

11 – A maior parte da imprensa norte-americana assinala o primeiro aniversário dos atentados terroristas ao World Trade Center evitando as imagens do embate dos aviões e preferindo palavras como “reflectir” ou “recordar”.

11 – De acordo com uma sondagem encomendada pelo Conséil Superieur de L’Audiovisuel e divulgada pelo jornal “Le Parisien”, dois terços dos franceses querem proibir a exibição de pornografia na televisão, considerando exagerado o número de filmes transmitidos por mês em canais de sinal aberto. No mesmo estudo, os telespectadores franceses manifestaram também vontade de que a TV se vocacione mais para a instrução e a cultura.

11 – A maior parte das televisões norte-americanas prescinde da publicidade, dando lugar a eventos e transmissões especiais, financiadas por grandes anunciantes.

13 – É aprovado o projecto de orçamento da RTVE para 2003, segundo o qual a dívida acumulada da empresa atingirá 6,1 mil milhões de euros. O documento calcula as despesas em 1,499 milhões de euros (menos 2,8% do que no exercício anterior), mas prevê um crescimento de 13% da subvenção estatal.

14 – De acordo com um estudo da Universidade de Westminster, divulgado pelo jornal “Público”, os telespectadores desconfiam cada vez mais da “realidade” dos reality-shows. Mais de 70% dos telespectadores abordados admite ver este tipo de programas, pelo que o estudo conclui que a sua popularidade propicia a abordagem de temas como ética e privacidade.

17 – A polícia britânica contacta os cerca de 400 jornalistas que seguiram o caso de assassinato de duas adolescentes, no sentido de pedir cassetes e blocos de notas relativas ao caso.

17 – O diário alemão Bild e o semanário Der Spiegel aumentam o preço de capa para fazer face à quebra de receitas de publicidade, que afecta de um modo geral toda a imprensa alemã, e à subida do preço do papel.

28 – O presidente da CNN Internacional acusa as empresas de media de colocarem os custos à frente da vida dos seus trabalhadores, descurando da prioridade da segurança dos jornalistas. Reagindo à morte de um jornalista britânico na Chechénia, Chris Crame considera que os jornalistas se tornaram “alvos legítimos” em zonas de guerra.