Julho de 2002
02 – O CO da RDP decide adiar sine die a votação, que lhe compete por lei, dos nomes para os cargos de vice-presidente e de vogal da administração da empresa, exigindo ao governo que envie os perfis técnico-profissionais para o vice-presidente e o vogal, como estipula a Lei da Rádio.
03 – O Parlamento aprova as alterações à Lei da Televisão, mas multiplicam-se as dúvidas da sua constitucionalidade.
03 – Sete empresas portuguesas de comunicação e imagem organizam-se no consórcio 7+, uma unidade global de negócios com fornecimentos de serviços de forma integrada e convergente. Os membros do consórcio empregam um total de 92 pessoas e representam um volume de negócios de 48 milhões de Euros.
04 – A quarta edição da Awards for Publication Excellence, uma organização norte-americana, distingue a revista Egoísta, editada pelos Casinos do Estoril e da Póvoa de Varzim, a única publicação europeia premiada.
05 – Um estudo da Marktest revela que os jornais televisivos emitiram 142 notícias sobre o jogo de futebol Portugal/Coreia do Sul, ocupando quatro 4h40m de antena.
10 – Um estudo baseado em dados da Marktest sobre a cobertura do campeonato revela que a competição fez a abertura de mais de metade dos espaços informativos até à final. No total foram emitidas mais de 2400 notícias nos três canais de sinal aberto e na SIC Notícias.
14 – O grupo informal de reflexão sobre serviço público de televisão, criado pela Comissão de Trabalhadores da RTP, divulga uma declaração de princípios. O documento não apresenta medidas concretas para solucionar os problemas da estação pública, circunscrevendo as declarações apenas a conceitos gerais de serviço público de televisão de qualidade.
15 – O Presidente da República promulga o decreto-lei que aprova as alterações à Lei de Televisão. O SJ mostra-se indignado, afirmando que as alterações são meramente formais e não asseguram a independência da RTP.
15 – O Bareme Imprensa da Marktest, relativo ao segundo trimestre de 2002, conclui que os leitores de jornais de referência preferem as secções de assuntos nacionais. De acordo com o estudo, enquanto que os leitores do Diário de Notícias e do Público preferem as páginas de política interna, os leitores do Correio da Manhã preferem temas de actualidade e os do Jornal de Notícias lêem preferencialmente a secção de Desporto. Por seu lado, os leitores do Expresso optam sobretudo por artigos de opinião.
15 – De acordo com dados da Marktest, o Correio da Manhã e o 24 Horas foram os únicos jornais que registaram subida de audiências entre Abril e Junho de 2002. O Jornal de Notícias continua a liderar no ranking dos diários de informação geral mais lidos.
15 – A AACS solicita à Associação dos Jornalistas de Desporto/Clube Nacional de Imprensa Desportiva relatórios periódicos sobre as queixas dos jornalistas face a casos de obstrução sofridos nas instalações de clubes de futebol.
17 – A AACS decide abrir um processo contra-ordenacional à RTP por a TV pública ter exibido antes das 22 horas imagens de teor sexual no programa ‘Gregos e Troianos’. A violação da Lei de Televisão pode condenar a RTP ao pagamento de uma multa até 100 mil Euros.
17 – De acordo com o Bareme Rádio da Marktest, a Rádio Renascença foi a que mais desceu no segundo trimestre de 2002. A RFM, porém, foi a estação que registou uma subida mais acentuada. Globalmente, os resultados das rádios desceram em relação ao primeiro trimestre.
22 – Entra em funções o novo CA da RTP, presidido por Almerindo Marques, antigo gestor da Caixa Geral de Depósitos. A nova administração pretende criar uma nova empresa de serviço público até ao final do ano, reduzindo os custos.
23 – A administração da RTP retira poderes ao director-geral de antena, Emídio Rangel. Na primeira ordem de serviço, a nova administração da RTP decide que o director-geral passa a depender directamente do vogal da administração Luís Marques. Além disso, Rangel perde, por deliberação da administração, o controlo da gestão de custos de antena, do centro de produção do Porto e da direcção de marketing.
25 – A AACS decide obrigar os operadores de televisão a pedirem autorização prévia às pessoas filmadas em caso de reutilização das imagens como material de arquivo, por considerar que o uso destas imagens em televisão pode incitar ideias perversas.
26 – Dados divulgados pela Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação revelam que a BBDO Portugal lidera o ranking das maiores agências de publicidade a operar em Portugal, em 2001.
29 – Um trabalho da agência Lusa, editado pelo jornal Público revela que, dos três canais nacionais, a RTP é a que recebe mais telefonemas e e-mails do público. A televisão pública recebe em média cerca de 100 mil telefonemas e 30 mil e-mails por ano.
29 – É nomeada a comissão liquidatária da RTC, presidida por Gonçalo Reis, administrador da estação pública responsável pelo pelouro da RTC. A comissão tem a função de liquidar a empresa, cobrando os activos e pagando os passivos.
Internacional
06 – O canal de televisão japonês TV Tokyo admite ter pago a um assaltante para obter informações acerca da hora e do local do assalto de um gang a um estabelecimento comercial, que a estação filmou em directo. Os jornalistas avisaram a polícia e reportaram o roubo e o flagrante, revelando o assunto como um exclusivo da estação, emitido em horário nobre.
06 – O canal britânico de televisão Sky compra os direitos de transmissão da Liga Inglesa de Futebol até ao final de 2005. A estação desembolsa cerca de 31 milhões de Euros por cada época, que corresponde a 60 jogos.
06 – A polícia brasileira confirma a morte de Tim Lopes. O jornalista assassinado investigava o tráfico de droga no Rio de Janeiro.
07 – A CNN decide restringir a transmissão de imagens gravadas por bombistas-suicidas palestinianos, na sequência de críticas de que a estação dava aos suicidas e às suas vítimas igual tratamento. O director de informação defende que não se pode dar aos suicidas e às vítimas equivalência moral.
09 – Entra em vigor nos EUA uma nova legislação que obriga os comentadores a divulgarem os seus interesses nas empresas que analisam financeiramente. Aplicando-se à televisão e à rádio, o diploma obriga a divulgar verbalmente as informações dos possíveis interesses dos analistas ou através de barras de rodapé, no caso da TV.
09 – Analistas norte-americanos apontam um prejuízo de 7100 milhões de Euros para a News Corporation, a holding de media de Rupert Murdoch. O valor das perdas representa um quarto do valor das cotações da empresa em bolsa.
09 – Três jornalistas de uma estação de rádio privada grega são condenados a pagar, cada um, uma indemnização de cerca de 60 mil Euros a um deputado do partido conservador da oposição Nova Democracia, por causa de um programa satírico, que o Tribunal considerou insultuoso.
11 – O grupo de imprensa detentor do Sueddeutsche Zeitung anuncia a intenção de dispensar pelo menos 10% dos seus 5000 funcionários até ao final de 2002, devido à difícil situação económica do grupo. A queda das receitas publicitárias e o aumento do preço do papel justificam a redução dos lugares de trabalho.
14 – O jornal suíço Sonntags Blick publica a palavra “Desculpe” a toda a largura da primeira página, num pedido de desculpas dirigido ao embaixador suíço na Alemanha a quem o jornal acusou de enganar a mulher. O jornal é ainda obrigado a pagar uma indemnização ao diplomata. Os jornalistas responsáveis pelo trabalho demitem-se por ter sido desvendada a sua intervenção no escândalo, tendo pago a uma modelo para mentir à imprensa.
17 – Dezanove jornalistas norte-americanos decidem apoiar a campanha do democrata Robert Reich para governador de Massachussets. A atitude levanta de novo a polémica acerca da filiação partidária e da intervenção cívica dos profissionais de jornalismo, bem como acerca do regime de incompatibilidades inerentes à actividade.
19 – A televisão holandesa transmite em directo a exumação do corpo do líder populista Pim Fortuyn, gerando a indignação quase geral. O desenterro é transmitido com a autorização da família pela estação privada SBS6.
23 – A direcção do site do New York Times recusa a publicação de anúncios da Sony Electronics, por considerar que se confundem intencionalmente com artigos jornalísticos.
23 – A Câmara dos Representantes dos EUA aprova uma lei que passa a permitir a transmissão de emissões radiofónicas e televisivas para os países muçulmanos. A ideia é combater o sentimento anti-americano existente naqueles países, e pode ser levada a cabo pela Rádio Voz da América, que emite exclusivamente para fora dos EUA.
25 – O vice primeiro-ministro espanhol dá posse ao novo director-geral da televisão pública e promete acabar com o défice da TVE até 2004. Segundo o El País, a TVE tem um défice anual superior a 700 milhões de Euros e uma dívida acumulada de quase 5000 milhões de Euros.