Junho de 2002
02 – De acordo com um estudo elaborado pelo Observatório da Publicidade espanhol, a RTP é a televisão europeia de serviço público que mais tempo de antena dedica a publicidade, autopromoção e televendas, em detrimento da programação. Quase um quarto do tempo de emissão do primeiro canal é preenchido com anúncios, autopromoções e avanços de programação.
03 – A Plataforma para o Audiovisual critica a actuação do Governo em relação à RTP, acusando-a de se pautar por uma “desorientação de ideias” com efeito desastroso. A Plataforma afirma ainda que o futuro da RTP não deve ser discutido avulsamente, mas antes no âmbito das implicações do sector audiovisual português.
03 – O Observatório Europeu do Audiovisual corrige uma afirmação feita em Abril, anunciando que a RTP não gastou, em 2000, 77,4% do seu orçamento em despesas de pessoal, mas antes 28,2%.
03 – Um tribunal de Lisboa suspende um concurso publicitário da TMN em que são utilizadas as vozes de quatro jornalistas desportivos da TSF. O processo tem origem numa providência cautelar interposta pelo relatador Jorge Perestrelo que tenciona processar também o operador de telemóveis.
05 – Emídio Rangel inicia um processo judicial contra José Fonseca e Costa, por este alegadamente lhe Ter chamado “gangster”, acusando de difamação a agência Lusa, a quem as declarações foram feitas, e os três jornais que as publicaram, “Correio da Manhã”, “Jornal de Notícias” e “24 Horas”.
05 – Segundo dados da Marktest, a SIC recuperou, durante o mês de maio, a liderança de audiências, terminando o mês com um share de 32,9%, mais 3,7 pontos do que a TVI.
05 – Toma posse o grupo de trabalho sobre o serviço público de TV, nomeado pelo Governo para assessorar a discussão política em torno do futuro da RTP. Por seu lado, a comissão de trabalhadores da estação apresenta outro grupo de trabalho, cuja finalidade é reflectir sobre o conceito de serviço público de televisão com a independência que, segundo os trabalhadores, é impossível às pessoas nomeadas pelo Executivo.
06 – A ministra das Finanças rejeita uma proposta da Associação de Produtores Independentes de Televisão para que as dívidas de impostos dos seus associados possam ser pagas com os créditos que detêm sobre a RTP, justificando que esses créditos não são sobre o Estado, uma vez que a televisão pública é juridicamente distinta do Estado.
06 – Mais de 40 personalidades aderem ao projecto da comissão de trabalhadores da RTP de realizar um debate nacional sobre serviço público de TV. Saramago, Boaventura Sousa Santos e frei Bento Domingues são alguns dos nomes que se associam à iniciativa.
06 – A Marktest apresenta uma nova ferramenta de medição do uso da Internet em Portugal, a que chama NetPanel. Com recurso a um software de recolha de dados, o Netpanel identifica o percurso realizado por um cibernauta quando utiliza a Internet.
10 – Um estudo da MediaMonitor/Marktest revela que Fátima é um tema que tem perdido importância nos noticiários da TV. Porém, a audiência média das notícias sobre o santuário aumentou face a 2001.
11 – O Tribunal Constitucional declara inconstitucional um diploma do Governo Regional da Madeira que obrigava a comunicação social madeirense à publicação integral das notas oficiosas do governo insular.
12 – A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista decide arquivar o caso dos jornalistas alegadamente avençados pela Câmara Municipal de Lisboa, considerando-o “mero rumor não fundamentado”. O caso teve início em finais de Janeiro, quando, em entrevista ao jornal “Público”, Pedro Santana Lopes disse ter encontrado dezenas de jornalistas a trabalhar no gabinete de comunicação da autarquia.
12 – O Supremo Tribunal Administrativo dá razão à AACS num caso em que a TVI pede a suspensão judicial do efeito de uma recomendação do órgão regulador que obrigava a divulgar a recomendação na própria antena.
12 – O Relatório e Contas do exercício de 2001 da RTP revela que a estação pública teve um prejuízo de 103,6 milhões de euros e o seu passivo real subiu até aos 1,657 mil milhões de euros. No mesmo texto, a administração critica o desinteresse do governo socialista que a nomeou e atribui-lhe o crédito de 600 milhões de euros.
13 – O Tribunal de Oeiras dá razão a Paula Moura Pinheiro, num processo em que a jornalista acusava a SIC Gold de ter retransmitido, sem a sua autorização, o programa “Sexo Forte”. A autora, editora e apresentadora do programa recebe da SIC cerca de 6400 euros referentes a direitos de autor.
13 – A produtora NBP apresenta o Centro de Formação de Actores para Cinema e Televisão – Oficinactores, que pretende ser inovador ao apostar na componente prática, no que se refere à representação, movimento e voz.
16 – A compra dos direitos de transmissão televisiva do Mundial de Futebol à SportTV faz com que a administração da RTP ultrapasse largamente o orçamento definido para o efeito. A televisão pública gasta cerca de 3,60 milhões de euros, excedendo em 77% o que estava previsto.
18 – De acordo com um estudo da Marktest, das 56 notícias que as televisões de sinal aberto e a SIC Notícias transmitiram sobre a alegada aceitação, pela Administração Fiscal, de acções do Benfica como garantia de uma dívida fiscal do clube, a maioria deu voz ao governo.
19 – O SJ e a Associação Portuguesa de Radiodifusão assinam a primeira Convenção Colectiva de Trabalho para o sector da rádio. De acordo com os dois signatários, a medida constitui um decisivo contributo para a gestão das empresas radiofónicas.
19 – De acordo com um estudo elaborado pelo grupo Media Planning, a produção de origem nacional dominou as emissões dos quatro canais de Janeiro a Abril de 2002. Nos primeiros quatro meses de 2002, a produção nacional ocupou mais de metade da emissão da RTP1 no total do dia, mais ou menos como na TVI. Apenas a SIC se distanciou desta média, com apenas 34% de produção nacional no total da programação diária.
20 – A TV Cabo decide suspender a expansão da sua rede, apostando antes, até ao final de 2002, na oferta conjunta de televisão, acesso à Internet e serviço fixo de telefone. A estratégia da empresa pretende aumentar a receita média mensal por cliente e enfrentar a concorrência decorrente do lançamento da TDT.
25 – A Marktest e a TV Cabo Interactiva assinam um contrato no sentido de alargar o painel de lares para medição de audiências de televisão por cabo e satélite de 250 para 325 lares.
26 – O serviço de teletexto da RTP atinge a edição 2000, recebendo mais de um milhão e meio de visitas diárias. O serviço abrange oito áreas temáticas, desde a programação da TV, ao desporto e à meteorologia.
27 – A AACS pronuncia-se acerca da exposição do cadáver de Jonas Savimbi, na RTP, considerando que a exposição de mortos na comunicação social é admissível em certos casos, nomeadamente pela notoriedade dos falecidos ou relevância da situação em que acontece a morte. Ressalva, no entanto, a necessidade de os media terem que ter sempre em conta a dignidade humana.
28 – O estudo Bareme Internet conclui que 75% dos lares portugueses ainda não têm forma de aceder à Internet. Dos 41,9% de lares com computador, apenas 24,5% navegam na web. Segundo aquela análise, o número de portugueses com acesso à Internet sobe muito lentamente e mesmo a taxa de aquisição de computadores registou um crescimento de apenas 1% no período de Março a Maio.
Internacional
02 – O jornal The Boston Phoenix coloca na sua página na Internet um link para o vídeo da decapitação do jornalista Daniel Pearl, adensando a controvérsia iniciada pelo canal CBS, alvo de violentas críticas por transmitir algumas imagens divulgadas pelos terroristas.
05 – O jornal The Washington Post publica quase todos os seus textos, fotografias e cartoons sem a assinatura dos autores, numa espécie de greve à assinatura decretada por um sindicato que representa mais de 1400 empregados daquele jornal, descontentes com os aumentos de salário.
15 – De acordo com um estudo do Pew Research Center for the People and the Press, os valores de leitura, audição e visualização de notícias de Abril de 2002, nos EUA, não sofreu alterações relativamente a igual período no ano 2001. A conclusão confirma que, ao contrário do que se esperava, os atentados de 11 de Setembro e a consequente guerra ao terrorismo acabaram por não provocar mudanças significativas nos interesses noticiosos do público norte-americano.
24 – As sete principais cadeias de TV francesas exibem um anúncio alertando para substâncias tóxicas existentes num produto de grande consumo. O spot gera o pânico entre os espectadores até à exibição, horas depois, da Segunda parte da campanha que desmancha o enigma e confirma tratar-se de uma campanha anti-tabaco.
25 – Começam as emissões do primeiro canal de televisão via satélite em língua árabe criado pelo governo israelita. O objectivo do projecto é explicar Israel como realmente é e não apenas com tem sido mostrado pelas TV’s árabes.
26 – Dois jornalistas russos são despedidos dos periódicos onde trabalhavam, na sequência de perguntas confrangedoras dirigidas ao presidente Vladimir Putin numa conferência de imprensa. Uma outra jornalista é difamada por um artigo anónimo publicado no jornal onde trabalha, depois de ter questionado Putin, na mesma conferência de imprensa, acerca das constantes violações da lei eleitoral durante as eleições locais.