Abril de 2002
11 – A Associação de Produtores Independentes de Televisão alerta a ministra das Finanças para a crise financeira que atravessa o sector, devido em grande parte, à dívida da RTP às produtoras.
11 – O CO da RTP considera que Emídio Rangel não está à altura das exigências e responsabilidades inerentes ao alto cargo de director de antena. Além disso, o órgão reafirma que o Canal 1 não cumpre serviço público.
14 – José Sócrates e Pedro Santana Lopes assumem o lugar de comentadores da edição de Domingo do Telejornal, na RTP1.
15 – Fernando Pessa, o jornalista mais idoso do mundo, completa 100 anos de idade.
17 – A Media Capital encerra as revistas “Marketing & Publicidade”, “Dealer World”, “Network World”, “Global Data” e “Vinhos & Bebidas” e despede 25 funcionários, entre jornalistas, comerciais, informáticos e paginadores. O encerramento é determinado pelos prejuízos e pelas dificuldades do mercado.
20 – Dados do estudo Bareme da Marktest indicam que a maior parte das publicações de informação geral teve menos audiência no primeiro trimestre de 2002 do que no mesmo período do ano anterior.
22 – A SIC Radical estreia o “Nutícias”, um programa inspirado numa ideia russa em que a pivot se vai despindo à medida que apresenta as notícias. Assistem à estreia 69 mil e 600 telespectadores.
22 – Dados da Marktest relativos à semana de 15 a 21 de Abril revelam que a SIC ultrapassou a TVI, atingindo um share de 32,3% contra 31,3% da TVI.
23 – Uma análise do investimento publicitário feito pela Publitex revela que, no primeiro trimestre de 2002, os ganhos publicitários da TV do Estado diminuíram 9%. Além disso, o elevado investimento feito pela RTP na contratação de uma equipa de angariação de publicidade à TVI não produziu os resultados esperados nem evitou que a facturação descesse três vezes mais do que as audiências.
24 – O Supremo Tribunal Administrativo suspende pela primeira vez uma deliberação da AACS relacionada com a não renovação de alvarás. De acordo com esta decisão, as estações que retransmitem a emissão da Rádio Cidade, alegadamente sem programação própria, podem continuar a emitir.
24 – A Infordesporto despede 14 dos seus 70 funcionários, na sequência da integração na Sportinveste, empresa detida pela Olivedesportos que controla o jornal “O Jogo”.
26 – Dados fornecidos pela agência de meios Tempo OMD confirmam que os investimentos em publicidade diminuíram mais, no primeiro trimestre de 2002 do que no total de 2001. Entre Janeiro e Março de 2002, o mercado publicitário decresceu cerca de 9,5%, em relação ao período homólogo do ano anterior.
Internacional
18 – Um estudo da Eurodata TV Worldwide, que reúne dados de audimetria de 70 territórios, revela que cada português gastou em 2001 uma média de 3 horas e 13 minutos por dia a ver televisão. A Bósnia é o país analisado com maiores hábitos de consumo.
18 – O Observatório Europeu do Audiovisual, que funciona na dependência do Conselho da Europa, revela, com base num estudo sobre “A Economia do Sector Audiovisual Europeu”, que a situação financeira das televisões de serviço público europeias tem vindo a deteriorar-se significativamente nos últimos anos. AS 55 empresas analisadas registaram prejuízos de 578,5 milhões de euros em 2000, cenário para o qual muito contribuíram a RTP e a RTVE.
18 – O director-geral da Rádio Televisão de Espanha anuncia ao CA que o canal não transmite nenhum jogo do mundial de Futebol do Japão e da Coreia 2002.
28 – Segundo o último relatório da sociedade de análise de audiências AC Nielsen, a China vai contar em 2006 com 257 milhões de utilizadores de Internet, tornando-se no país com o maior número de utilizadores de Internet e superando os EUA que contam em 2002 com 166 milhões de pessoas ligadas à rede.