Março de 2002
01 – O portal da Media Capital (que integra o Portugaldiario, o Mais Futebol, a TVI, a Rádio Comercial e o Diário Económico) inicia o regime pay-per-view – uma experiência para condicionar o acesso a alguns dos seus conteúdos, entre as 20h00 e as 08h00, aos utilizadores que acedem à Internet por outros servidores que não o IOL.
01 – O CO da RTP emite um comunicado, criticando a evolução recente da estação, ao nível da programação e da informação. O documento afirma que a RTP não cumpre o serviço público a que está obrigada, uma vez que representa muitas vezes uma tentativa de concorrência no pior sentido com os operadores privados, não garantindo uma informação séria, exigente e de referência.
01 – Um estudo da empresa Mediamonitor/Marktest Audimetria revela que António Guterres foi a figura política que teve mais tempo de exposição na SIC e na RTP durante o período de pré-campanha e campanha para as eleições autárquicas. A TVI, por sua vez, dedicou mais tempo a Pedro Santana Lopes.
01 – Dados da Marktest divulgados pela TV Cabo revelam que os canais por cabo registaram, desde Fevereiro de 2001, um aumento de 44% do share de audiências.
08 – São apresentadas as primeiras conclusões de um estudo do Obercom (Observatório da Comunicação) sobre o modo como os jornalistas de televisão produzem notícias sobre congressos e convenções políticos. A investigação revela que as televisões dão um considerável espaço de antena a informações laterais dos acontecimentos políticos, a fait-divers que giram em torno da encenação do discurso do líder.
09 – A comissão da Carteira de Jornalista explica que recusou suspender o título profissional de Vicente Jorge Silva, candidato a deputado, por considerar compatível a qualidade de jornalista com aquela função política.
09 – O relatório de um estudo do Observatório de Publicidade, que avaliou 12 estações de rádio, revela que as rádios não usam, muitas vezes, o sinal sonoro, exigido por lei, que separa a publicidade da programação, nem cumprem o princípio da identificação do patrocínio de programas.
14 – Dados da Marktest revelam que o aumento generalizado dos preços da publicidade cobrados pelas televisões a partir do início de 2002 correspondeu também a um crescimento dos blocos publicitários. O mesmo relatório revela ainda que a TVI é o canal que mais cobra aos anunciantes.
15 – O semanário “Destak”, um jornal oferecido às sextas-feiras exclusivamente nos transportes públicos de Lisboa, aumenta a tiragem para 50 mil exemplares, de modo a responder ao aumento da distribuição.
15 – Dados da Marktest revelam que Durão Barroso e o PSD lideraram a notoriedade nos espaços noticiosos televisivos na semana de 4 a 10 de Março, a poucos dias das eleições legislativas. No mesmo período, a política foi o tema mais tratado, tendo sido o assunto de 625 notícias.
16 – O jornal “Público” noticia que a administração da RTP fez na semana que antecede as eleições de 17 de Março meia centena de nomeações para funções de coordenação de programas e editorias.
18 – O McDonald’s escolhe a agência publicitária Leo Burnett Portugal para trabalhar a conta no valor de, pelo menos, 4 milhões de euros. A McDonald’s é a maior cadeia de restaurantes em Portugal e é uma das contas mais cobiçadas.
20 – Pinto Balsemão, líder do grupo Impresa, confirma que os jornais foram a única área de negócio do grupo que deu lucro em 2001, o ano em que a SIC começou a perder audiências e a crise publicitária se começou a sentir.
21 – A agência Lusa lança, com a Novabase e o Instituto Superior Técnico, um novo site em www.lusa.pt, que permite a qualquer cidadão do planeta adquirir conteúdos noticiosos e informativos, tanto da própria agência como de parceiros. O Lusa S21 baseia-se num sistema que inclui acesso a comércio electrónico, motor de busca e arquivo.
22 – De acordo com os números divulgados pela Anacom, o número de clientes de televisão por cabo chegou, no final de 2001, aos 1,12 milhões, tendo crescido 21% face ao ano 2000.
25 – A administração da RDP apresenta em Assembleia-geral um resultado positivo de 3,5 milhões de euros relativo ao exercício de 2001.
Internacional
03 – A Society for News Design coloca o jornal “Público” em 5º lugar no ranking mundial do design. O jornal português recebe 30 prémios, tantos como no total dos quatro anos anteriores.
04 – O grupo RTL anuncia uma perda de 2,5 mil milhões de euros em 2001 que confronta com um lucro de 67 milhões de euros no ano anterior.
04 – O “Financial Times” anuncia a decisão de passar a cobrar o acesso a determinados conteúdos da sua edição on-line.
05 – Três responsáveis de dois órgãos de comunicação são julgados por genocídio, acusados de incitamento aos massacres que, em 1994, provocaram a morte de mais de 800 mil pessoas, no Ruanda. Os jornalistas são acusados de Ter elaborado e posto em prática um plano de incitamento ao ódio. É a primeira vez que profissionais da comunicação se sentam no banco dos réus por promover, alegadamente, através dos media, graves crimes contra a humanidade.
06 – O jornal “Público” noticia que os canais públicos de televisão da França optaram por adoptar uma carta de princípios. O documento pretende definir o que deve e o que não deve ser feito em televisão e definir orientações claras e acessíveis para os profissionais da informação televisiva.
06 – A agência de publicidade InfoAdex apresenta uma nova ferramenta para controlar a publicidade na imprensa em Espanha. O Captor Prensa é um sistema que permite a detecção automática da publicidade nas páginas das diversas publicações impressas, a sua descrição quanto ao formato e o cálculo automático da superfície de cada inserção publicitária.
07 – É anunciada a fusão do grupo francês Publicis e da empresa norte-americana Bcom3, da qual nasce o quarto maior grupo de comunicação e publicidade do mundo. A transacção é avaliada no valor de 3,4 milhões de euros.
08 – Entra em vigor o Tratado sobre os Direitos de Autor, uma das convenções internacionais que visa lutar contra a pirataria da Internet. O documento tem como finalidade proteger os direitos de autor contra a utilização desautorizada no ciberespaço e criar um quadro geral seguro para o desenvolvimento do comércio electrónico.
13 – A Press Complaints Comission, autoridade que regula os media no Reino Unido, iliba um repórter do “Evening Saturday” que se disfarçou de familiar de um doente terminal para ver um vídeo sobre o tratamento a que esse doente foi sujeito, escrevendo uma “estória” sobre o assunto.
14 – O Conselho da Europa manifesta-se preocupado com o panorama mediático italiano, criticando o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, por não se ter afastado da gestão dos grupos de media.
15 – Quatro jornais ingleses são obrigados a revelar a fonte num artigo sobre a Interbrew, uma empresa belga. O juiz decide que o interesse público é superior ao dever ético de protecção da fonte.
18 – Uma sondagem divulgada em Dublin revela que os irlandeses consideram mais importante ver televisão ou vídeo do que ir à Igreja; mais de 50% dos inquiridos prefere a TV à profissão religiosa.
20 – O grupo Walt Disney anuncia a intenção de cortar 250 postos de trabalho.
20 – O grupo de música EMI propõe-se dispensar 1800 postos de trabalho no âmbito de um plano de restruturação da sua divisão de gravações.
20 – O Alto Conselho Audiovisual Turco suspende as emissões da estação de televisão privada “Canal 6” por causa da transmissão do programa “Big Brother”.
21 – A estação de televisão norte-americana NBC anuncia a intenção de não transmitir mais anúncios a bebidas alcoólicas.
21 – O site do jornal britânico “The Guardian” é premiado como o melhor site do ano. A página web é descrita como a mais completa do jornalismo.
22 – Os directores de diários norte-americanos pedem à CIA para se comprometer categoricamente a jamais disfarçar os seus agentes de jornalistas, referindo-se ao jornalista Daniel Pearl, assassinado no Paquistão.
22 – De acordo com um estudo da Research.net, 73% dos gestores usa a Internet para se informar sobre as novidades do seu sector. Dados do mesmo estudo revelam ainda que os presidentes executivos de empresas gastam, em média, 16 horas por semana a recolher informação na Internet e apenas 8,6 horas a ver televisão.
25 – A Comissão Europeia decide prolongar por dois anos o plano de acção para a promoção do uso mais seguro da Internet, em particular por parte das crianças criando um filtro que bloqueia o acesso a sites que promovam, por exemplo, sexo, drogas e discursos que fomentem o ódio.
26 – O Comité para a Protecção dos Jornalistas informa que em 2001 foram mortos no exercício da sua profissão 37 jornalistas, o que representa um aumento de 13 relativamente ao ano 2000.
26 – O grupo de televisão italiano Mediaset, controlado pela holding de Berlusconi, anuncia que registou em 2001 uma queda de 41,3% nos seus lucros líquidos. Por seu lado, o gigante de media alemão Bertelsmann revela Ter registado no segundo semestre de 2001 um lucro líquido de 931 milhões de euros.
29 – Segundo dados do Ministério do Trabalho dos EUA, entre Dezembro de 2001 e Janeiro de 2002, o número de postos de trabalho na televisão americana sofreu uma quebra de 2,2%.
29 – A justiça britânica autoriza a imprensa a publicar o relato das aventuras extra-conjugais de um futebolista inglês. A decisão encerra uma batalha judicial sobre o tratamento da vida privada das pessoas pública.