Fevereiro de 2002
01 – Dados da Marktest registam uma ligeira subida nas audiências da RTP, revelando que as novas apostas informativas do canal público conseguiram atrair espectadores habitualmente ligados à SIC e à TVI. O Jornal da Tarde da RTP 1 aumentou a sua quota de share em quase quatro pontos.
01 – Entra em vigor a nova tabela de publicidade nas televisões nacionais. Com o lugar de top no ranking das audiências, a TVI é o canal mais caro.
05 – Segundo dados da Sabatina, os 10 anunciantes que apostaram em anúncios em 2001 fizeram crescer o investimento em cerca de 5%. O mesmo relatório refere ainda que os anúncios a produtos de higiene e limpeza caseira cresceram e o investimento em publicidade a telecomunicações caiu.
08 – A NTV arranca com emissões de 24 horas por dia.
08 – A equipa do novo Observatório de Publicidade, criado para analisar as tendências, atropelos da lei e direitos dos ciddãos, anuncia ter encontrado violações ao Código da Publicidade no uso de idiomas estrangeiros e na participação de menores.
12 – De acordo com os últimos dados publicados pela Comissão Europeia, a Internet chegava em Dezembro de 2001 a quase 38% dos lares da Europa dos 15. Segundo o “Relatório de Avaliação Comparativa do Plano de Acção e-Europa para 2002”, a Holanda e a Suécia têm 60% dos lares ligados à grande rede enquanto que em Portugal só 26% e na Grécia apenas 10% dos lares navegam na Internet.
25 – A TVI anuncia, durante o Jornal Nacional, a intenção de abrir delegações nos principais países africanos de expressão portuguesa, propondo-se substituir a RTP no cumprimento de serviço público em relação a África, por menos dinheiro que a TV pública. A revelação surge como resposta à recusa da RTP em disponibilizar tempo de satélite para que os repórteres da TVI em Angola pudessem enviar as suas peças, por ocasião da morte de Savimbi.
26 – A TV Cabo lança o serviço “vídeo-on-demand” permite aos clientes aceder a uma loja virtual de vídeo, funcionando como um “vídeo clube da Internet”.
26 – Um milhão e duzentos mil portugueses assistem ao debate entre Ferro Rodrigues e Durão Barroso, os dois principais candidatos às legislativas. No entanto, os 33,4% de share não chegaram para derrotar as novelas da TVI no horário nobre.
27 – A Associação de Produtores Independentes de Televisão insta as administrações da SIC e da TVI a respeitarem os prazos de pagamento às empresas para evitar o agravamento da difícil situação dos empresários e avisam o ministro das Finanças de que não podem pagar os impostos, se a RTP continuar a não pagar as dívidas em atraso.
28 – A AACS condena a TVI e a RTP, bem como os jornais “24 Horas” e “Correio da Manhã” por violação de normas no caso da morte do agente da PSP, na Damaia. O órgão regulador entende que a divulgação de dados identificativos de alegados suspeitos do assassinato viola o dever de rigor informativo, assim como direitos fundamentais dos cidadãos em causa e a presunção de inocência.
Internacional
01 – A AOL Time Warner anuncia prejuízos de 4,9 mil milhões de dólares em 2001, mas refere que compensou a queda do mercado publicitário com um aumento do número de clientes.
01 – O relatório anual de 2001 sobre segurança informática nos EUA, realizado pelo Computer Security Institute em parceria com o FBI, revela que as perdas das empresas com ataques informáticos atingiram, em 2001, 439,9 milhões de euros.
03 – Um estudo realizado pelo órgão regulador das telecomunicações na Grã-Bretanha revela que cerca de 45% dos lares britânicos, cerca de 11 milhões, tinham acesso à Internet no início de 2002, contra 30% em 2001.
11 – É lançado o primeiro jornal diário gratuito parisiense. O “Metro” pretende ser um jornal vocacionado para pessoas com idade entre os 15 e os 35 anos que não lêem e para mulheres que não têm tempo para ler. A fórmula baseia-se na divulgação de informação meramente factual em artigos curtos.
12 – A Reuters, grupo britânico de media e serviços financeiros, anuncia que obteve lucros brutos, de 304 milhões de libras em 2001, menos 34% que em 2000. Ainda assim, o volume de negócios do grupo subiu 8%.
12 – Um estudo efectuado pelo barómetro 2001 do sindicato francês da publicidade televisiva e o Instituto IPSOS, revela que os europeus permanecem muito ligados à televisão, mas mostram-se menos tolerantes para com a publicidade.
12 – O grupo britânico de media e serviços financeiros “Reuters” anuncia que os seus lucros em 2001 ficaram 34% abaixo dos do ano 2000, pelo que a empresa prevê despedir mais 200 trabalhadores, além dos 1600 já dispensados.
14 – É lançado no Reino Unido o primeiro canal de televisão musical interactivo, criado pela Viacom (que detém a MTV) e o grupo NDS, a empresa britânica de tecnologia para televisão paga controlada por Rupert Murdock.
18 – Recomeça no Ruanda o julgamento dos “media do ódio”, como são conhecidos os meios de comunicação social ruandeses que promoveram o genocídio no Ruanda em 1994.
18 – Um grupo de 40 homens destrói os primeiros 50 mil exemplares do diário “Metro”, título sueco cuja versão francesa começa a ser distribuída em França. Os sindicatos protestam pela gratuitidade da publicação, considerando-a uma ameaça à imprensa paga tradicional.
19 – A AOL anuncia o lançamento de uma nova rádio da Internet, com o intuito de emitir, em directo, 24 horas por dia, 18 canais temáticos, com conteúdos editoriais, serviços interactivos, “web-cams” e “chats”.
21 – O Instituto Internacional da Imprensa indica que 55 jornalistas foram assassinados em 2001 – um número que considera estável comparativamente a anos anteriores.
22 – É confirmada a morte do jornalista americano Daniel Pearl, raptado no Paquistão.
24 – O diário “The New York Times” reconhece ter publicado uma reportagem falsificada sobre a escravatura de menores em África, anunciando também que não tenciona voltar a relacionar-se com o seu autor.
25 – O grupo espanhol de comunicação social Recoletos anuncia que o lucro da empresa caiu 81,5%, em 2001 face ao ano anterior, para 6,5 milhões de euros.
28 – O grupo de media espanhol Prisa, a que pertence o diário “El País”, anuncia uma queda de 17,2% no lucro do grupo, caindo para 76,6 milhões de euros.