Setembro de 2001

03 – A TVI estreia o Big Brother 3 e a telenovela Anjo Selvagem, que batem recordes de audiências e colocam o canal 4 à frente da SIC.

03 – Os três canais generalistas nacionais de televisão inauguram novas grelhas de programação, com ficção nacional e reality-shows à conquista das audiências. O horário nobre é marcado por telenovelas brasileiras na SIC, telenovelas portuguesas na TVI e programas de variedades na RTP1.

05 – A MediaCapital anuncia a suspensão da revista Valor, para avaliar o produto e ponderar se poderá ser relançado.

06 – A Comissão de Trabalhadores da RTP expressa total estranheza pelo convite feito a Emídio Rangel para director-geral da estação pública.

07 – Emídio Rangel rescinde o contrato com a SIC e abandona a estação de televisão. O Governo não é, porém, consensual quanto à admissão do ex-director da SIC para a RTP.

07 – A Rádio Comercial de Almeirim inicia um programa para imigrantes de Leste a trabalhar no distrito de Santarém. O programa chama-se “Gavarit Portugalia/Fala Portugal”, é inspirado no programa “Fala Moscovo” e vai para o ar todas as sextas-feiras, entre as 21 e as 22 horas.

08 – TVI consolida vantagem em relação à SIC, conseguindo manter diariamente uma quota de mercado superior à do terceiro canal.

11 – RTP inicia disponibilização de informação on-line, com base no serviço que produz o teletexto.

13 – A administração da Lusa elege uma Comissão Executiva, constituída pelos membros do CA (os chamados executivos) e por quatro membros não executivos, indicados pela PT, pela Impresa e pelo Estado, o maior accionista da empresa.

13 – Dados da Marktest revelam que as três telenovelas em exibição na TVI tiveram mais audiência do que os serviços informativos e os programas especiais dedicados aos acontecimentos nos EUA.

14 – Rui Assis Ferreira, membro do CA da RTP, ameaça demitir-se, se Emídio Rangel for nomeado director-geral da estação, por entender que a opção pelo ex-director da SIC contraria os princípios de serviço público.

14 – José Rodrigues dos Santos demite-se da função de director de informação da RTP, juntamente com os outros elementos da direcção, alegadamente por divergirem da eventual contratação de Emídio Rangel.

16 – O Conselho de Redacção da RTP manifesta-se preocupado com a demissão da Direcção de Informação, por temer que a RTP perca os principais rostos da estação. No entanto, o Conselho de Redacção manifesta-se solidário com a direcção demissionária, lamentando a eventual contratação de Emídio Rangel.

17 – A RTP dispensa 30 trabalhadores do Centro de Produção do Porto, colaboradores há dez anos a recibo verde.

18 – Os três canais generalistas de televisão assinam um acordo de auto-regulação da programação televisiva que prevê alterações nos reality shows, mas que não tenciona produzir mudança na alegada promoção destes concursos nos serviços noticiosos.

19 – A AACS condena a TVI a uma coima de 11 500 contos, por causa de uma reportagem sobre pedofilia emitida no principal jornal da estação, onde se permitia a identificação de jovens alegadamente vítimas desse crime. A TVI admite recorrer da condenação.

20 – Um estudo da Marktest revela que a RTP2 foi o primeiro canal português a dar a notícia do embate do avião numa das torres gémeas. Os principais blocos noticiosos dos quatro canais de sinal aberto ocuparam, no dia do atentado, 29h02m07s de emissão.

20 – É anunciada publicamente a contratação de Emídio Rangel para director-geral da RTP. O ex-director da SIC propõe-se criar um projecto de “serviço público com público” e defende que a televisão do Estado deve ser a que transmite mais horas em português.

20 – A agência de publicidade Saatchi&Saatchi decide encerrar o escritório de Lisboa devido à conjuntura económica.

21 – O PSD exige que o secretário de Estado da Comunicação Social compareça na Assembleia da República para dar explicações sobre a nomeação de Emídio Rangel para director-geral da RTP.

24 – A Fundação para a Computação Científica Nacional anuncia que o domínio de topo .pt conta com 20 mil registos, o que significa um crescimento de 40% desde Fevereiro.

25 – A NTM é a primeira agência de publicidade nacional a ter certificação de qualidade.

30 – O grupo espanhol Prensa Ibérica compra o diário A Capital, formalizando um processo que já decorria há vários meses.

Internacional

01 – Têm início no Canadá as emissões de um canal de televisão exclusivamente dedicado aos homossexuais, bissexuais e transsexuais. O Pride Vision, canal transmitido por satélite e cabo, é a única televisão gay do mundo a emitir 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

04 – A Deutsche Telekom vende o que resta da sua rede de televisão por cabo, com mais de 10 milhões de lares, à empresa norte-americana Liberty Media. O negócio rende à empresa alemã 5,5 mil milhões de Euros.

06 – A cadeia de televisão privada ProSiebenSat1 e o grupo KirchMedia anunciam ter chegado a acordo de fusão, que dá lugar à maior holding de media alemã cotada na bolsa.

08 – A organização Mediachannel.org avança com dados que fazem crer que as empresas de media dos EUA despediram, no último ano, mais de 100 mil trabalhadores, a maioria dos quais jornalistas. Segundo os analistas, o principal responsável por estes despedimentos é a publicidade, cujas receitas não diminuíam desde 1991.

09 – Membros da milícia talibã impedem os jornalistas e fotógrafos estrangeiros que se encontram em Cabul de saírem do hotel onde estão alojados. Os talibãs acusam os profissionais de terem tirado fotografias do processo de oito trabalhadores humanitários estrangeiros, em julgamento no Supremo Tribunal afegão por propagação do cristianismo.

11 – As televisões e as rádios de todo o mundo emitem edições especiais de informação em simultâneo com o atentado terrorista no World Trade Center.

12 – A generalidade dos jornais do mundo dá atenção ao atentado nas Torres Gémeas norte-americanas.

19 – Os grupos editoriais El Correo e Prensa Española fundem-se num único grupo de comunicação – o primeiro grupo espanhol presente na imprensa, rádio, televisão, edição de suplementos, distribuição e novas tecnologias. A nova holding, com sede social em Madrid e sede fiscal no País Basco, está avaliada em 360 milhões de contos.

26 – A emissora oficial norte-americana Voz da América ignora os protestos do Departamento de Estado e das entidades governamentais e transmite a reportagem com declarações do dirigente talibã Muhamad Omar.

27 – O grupo alemão de comunicação social Bertelsmann anuncia que os seus resultados cresceram 44% no exercício de 2000/2001, para um recorde de 968 milhões de euros. O grupo é o quarto no ranking mundial dos media e emprega 82 mil funcionários.
28 – Os deputados da Assembleia Nacional de Transição do Ruanda aprovam uma nova lei de imprensa, composta de 101 artigos. O diploma prevê penas que vão de 20 anos até prisão perpétua para os jornalistas que sejam considerados culpados de incitação ao genocídio, prevendo até pena de morte se os actos de genocídio forem efectivamente perpetrados.