Abril de 2001

01 – Vai para o ar pela última vez o mais antigo programa de rádio em Portugal, que emite há 36 anos. O “Em Órbita” começou por ser um programa de sons anglo-saxónicos e depois tornou-se um programa de referência da música erudita.

02 – É lançada uma rede de mediatecas para os PALOP e Timor-Leste, que possibilitará a consulta de media e documentação sobre várias áreas temáticas (economia, gestão e direito). O protocolo é assinado pela Agência Portuguesa de Apoio ao Desenvolvimento e pela CGD.

04 – Telenovela “Ganância”, da SIC, é vendida a uma televisão israelita e o México e a República Checa compram o pacote dos dez primeiros telefilmes da SIC.

07 – Abre, com a publicação do respectivo aviso em Diário da República, o concurso para o licenciamento da rede da TDT.

11 – TVI e a RTP são condenadas ao pagamento de uma indemnização de 3 mil contos a Vale e Azevedo, por causa da transmissão de uma notícia falsa (transmitida em Dezembro de 1997), segundo a qual o ex-presidente do Benfica teria sido intimado a comparecer no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa.

18 – Dados do Bareme-Imprensa Marktest revelam que o Público”ultrapassou o Diário de Notícias na audiência média do primeiro trimestre de 2001. Comparativamente com igual período em 2000, o DN caiu 1,6%, enquanto o Público subiu 0,2%.

20 – É formalmente apresentado o serviço de televisão interactiva da TVCabo através da TVI, a que se junta meia centena de famílias para o experimentar. O serviço oferece mais informação sobre alguns programas que passam no ecrã e permite fazer compras e aceder à Internet através do televisor.

21 – Bareme Rádio da Marktest anuncia que a RFM ultrapassou a RC nas audiências e tornou-se a segunda estação de rádio mais ouvida em Portugal. Em primeiro, está a RR, com 12,2% de AAV.

21 – Um grupo de cidadãos apela para que os telespectadores desligassem os televisores durante 15 minutos, em protesto contra a má qualidade da programação. O movimento de boicote à televisão não tem, contudo, expressão nas audiências.

23 – A SIC Radical, canal dirigido a pessoas entre os 15 e os 34 anos de idade, inicia as suas emissões na TVCabo.

25 – Um estudo da Marktest, o Bareme Internet relativo ao primeiro trimestre de 2001, revela que a percentagem de portugueses que acedem à Internet a partir de casa tem registado um forte crescimento, quase tendo duplicado num ano. O mesmo estudo anuncia ainda que o número de portugueses com computador em casa tem vindo a aumentar de forma regular.

27 – O estudo Bareme Internet da Marktest conclui que o Público é o jornal nacional mais lido, pelos portugueses, na Internet, seguindo-se o Jornal de Notícias e A Bola, enquanto o Expresso é o semanário preferido pelos cibernautas.

30 – A SIC Radical lidera audiências na TV Cabo, no final da primeira semana de emissões, superando a liderança da SIC Notícias.

Internacional

03 – Estado Russo assume o controlo da cadeia de televisão privada NTV, nomeando representantes para o CA da estação. A NTV, do grupo da oposição Media Most passa a ser dirigida por Alfred Kokh, elemento do consórcio estatal Gazprom.

03 – RealNetworks, empresa de música e vídeo na internet, estabelece uma parceria com as marcas discográficas da AOL Time Warner, Bertelsmann e Emi Group para criar um serviço de assinatura on-line de música. O MusicNet permitirá aos fãs de música fazer downloads das suas canções preferidas através da Internet, mediante o pagamento de uma quantia.

04 – Dados de audiência compilados pela Eurodata TV revelam que 3,4 horas é o tempo médio diário per capita passado a ver televisão. A média portuguesa é de três horas e 18 minutos.

10 – Demite-se o editor do britânico Sunday Mirror, por causa da publicação de uma entrevista que originou o cancelamento do julgamento de dois jogadores do Leeds United.

13 – Dados compilados pela Eurodata TV revelam que 44% da programação dos 64 países que estuda é dedicada à ficção, nomeadamente séries, mas sobretudo telenovelas.

16 – Prémio Pulitzer, na categoria de notícias de actualidade, é atribuído à redacção do diário The Miami Herald, pela cobertura da operação desencadeada pelas autoridades dos EUA que permitiu reunir o menino cubano Elian Gonzalez ao pai.

16 – BBC-Online revela que os consumidores britânicos demonstram pouco interesse pela rádio digital, sobretudo por causa do elevado custo dos aparelhos de rádio.

18 – A maior empresa mundial de media e internet, a AOL Time Warner, anuncia que os prejuízos do primeiro trimestre de 2001 caíram 6,2% para 1,37 mil milhões de dólares ou 308,25 milhões de contos.

26 – Reuters informa que, nos primeiros três meses de 2001, registou um acréscimo de 17% no volume de receitas, face a período homólogo em 2000.

26 – As plataformas de televisão digital Telepiú e Stream anunciam fusão, para terminar com a “guerra” pelos direitos de transmissão paga de futebol em Itália.

26 – A lei que o Governo italiano implantou em Fevereiro e que visa submeter as publicações multimedia às regras da imprensa tradicional está a gerar polémica. A lei exige que os editores de sites”informativos sejam jornalistas profissionais (em Itália, para ser jornalista profissional é preciso passar no exame da Ordem Nacional dos Jornalistas) e que os sites sejam registados em tribunal.

30 – Os presidentes do Iraque, Saddam Hussein, da Líbia, Muammar Khadafi, e da Ucrânia, Leonid Kutchma, bem como o dirigente cubano Fidel Castro, figuram, entre outros chefes de Estado, na lista dos 30 usurpadores da liberdade de imprensa denunciada pela RSF.