Janeiro de 2001
01 – Muda a imagem de marca da Telecel. A empresa passa a incluir a marca do grupo inglês Vodafone na sua comunicação e o termo Telecel desaparece em Outubro do mesmo ano.
01 – Entra em vigor o novo regime de porte-pago, cujo montante se referencia à existência de jornalistas profissionais, e ao novo sistema de incentivos à comunicação social (inovação e desenvolvimento empresarial e apoio à imprensa e rádios on-line).
01 – Zé Maria, um alentejano de Barrancos, é o vencedor da primeira série do programa ‘Big Brother’, personificando um fenómeno sociológico pelo facto de rapidamente se tornar o centro das atenções no país.
03 – TVI prossegue a saga ‘Big Brother’ com o programa ‘Big Estrelas’, que pretende acompanhar o regresso dos concorrentes à vida “normal” e os desenvolvimentos dos casos iniciados dentro da “casa”.
04 – Manuel Subtil barrica-se com a família nas instalações da RTP, exigindo uma elevada indemnização por alegados danos causados por uma reportagem transmitida pelo canal. O assunto converte-se numa espécie de reality-show e o intruso é convertido por alguns media num herói.
08 – Arrancam as emissões da SIC Notícias, no canal 5 da TV Cabo. No primeiro dia de emissão, é o canal mais visto do cabo, tendo atingido um share de 20, 25 %.
12 – Dados da Media Monitor/Marktest Audimetria revelam que nos três primeiros dias de emissão, a SIC Notícias ultrapassa a RTP 2 em termos de share de audiências e é o canal mais visto no cabo.
14 – As rádios e as televisões cumprem a lei e as projecções sobre o resultado das eleições presidenciais só são divulgadas às 20h00, hora de fecho das urnas nos Açores. A emissão da TVI é a mais vista, obtendo uma audiência média de 12,8% e um share de 37%, quase mais dez pontos percentuais do que a SIC.
16 – Director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, declara-se satisfeito com a performance da estação no ano de 2000. Em Janeiro, o canal 4 tinha 18% de share e terminou Dezembro com 33,3%.
16 – Estudo Bareme Rádio da Marktest relativo ao último trimestre de 2000 revela, por um lado, uma ameaça da RC à RR e, por outro, a audiência recorde a RFM. A Comercial sobe quase um ponto percentual de AAV, chegando aos 9,2% (em contraposição com os 12,4% da RR), que lidera as audiências a nível nacional
17 – AACS divulga uma deliberação em que reitera a sua preocupação pela “fraca expressão ou mesmo inexistência” de normas reguladoras da concentração horizontal, vertical e multimedia, de órgãos de comunicação social.
17 – Relatório da CE sobre a aplicação da lei que regula o audiovisual europeu revela que Portugal não cumpre a directiva Televisão Sem Fronteiras.
17 – Conselho Deontológico do SJ defende que a RR deveria ter reafirmado a veracidade da notícia em que divulgou que o ex-ministro Armando Vara tencionava demitir-se, em lugar de revelar que fora o próprio governante a confidenciá-lo à estação.
18 – Têm início as emissões da primeira rádio universitária on-line em Portugal, a partir da Universidade do Porto. Um projecto pioneiro, chamado ’Academia Net‘, da iniciativa da Associação de Radiodifusão Académica FM.
20 – Estreia, em 11 salas francesas, o filme ‘Palavra e utopia’ de Manoel de Oliveira, que recebe o aplauso unânime da crítica. A revista semanal Les Inrockuptibles aponta mesmo Manoel de Oliveira como “o melhor realizador do mundo”.
22 – Guilherme d’Oliveira Martins, ministro da tutela, afasta o cenário de privatização de qualquer dos canais da RTP e define os princípios do serviço público: rigor informativo; defesa da língua; reforço das componentes de cultura, ciência e educação; respeito pela dignidade das pessoas e promoção da inovação e das novas tecnologias de informação.
24 – Estudo do SJ revela que a maioria dos free-lancers tem mais de 30 anos, vive em Lisboa (78%), é homem (74%) e escolheu esta forma de exercer a profissão por opção, mas não esconde dificuldades.
24 – PT e Telefónica juntam os seus negócios móveis no Brasil, criando o maior grupo de comunicações móveis da América Latina, com uma carteira de 9,3 milhões de clientes. Os dois grupos criam uma nova empresa detida em 50% por cada um dos operadores ibéricos e anunciam o reforço das posições accionistas no capital uma da outra.
26 – É assinado um novo contrato de prestação de serviço público ente a LUSA e o Estado, em que se contempla mais serviços, nomeadamente serviços noticiosos específicos para os media regionais, e regras mais claras para o apuramento e pagamento de indemnização compensatória.
27 – Na semana de estreia do programa “Acorrentados” na SIC e da segunda edição do “Big Brother” na TVI, o canal quatro mantém os melhores resultados, sendo o preferido dos portugueses no horário nobre.
Internacional
04 – Relatório divulgado por RSF indica que no ano findo, 26 jornalistas foram mortos, 329 repreendidos, 510 agredidos ou ameaçados, enquanto que 295 media foram vítimas de censura. Os países mais problemáticos são a Birmânia, a China, o Irão e a Etiópia. Um número crescente de governos implementa medidas para controlar os conteúdos e o acesso à Internet.
08 – New York Times anuncia o despedimento de 17% do pessoal da empresa que edita a versão electrónica do jornal, correspondente a 69 empregados, a fim de reduzir os custos de exploração dos sites.
08 – Telecom Itália e o grupo Tiscali (Internet) compram o segundo fornecedor francês de acesso à Internet Liberty Surf por 645.5 milhões de euros, tornando-se o segundo maior fornecedor de Internet da Europa.
08 – Segundo o The Guardian, a Endemol, uma produtora controlada pela espanhola Telefónica, que produz, designadamente, o Big Brother, faz a sua entrada na América Latina ao adquirir o controlo sobre a argentina Producciones y Publicidad.
10 – No meio de grande contestação, a Fox TV estreia o reality-show “Temptation Island”: Casais que vivem juntos são levados para uma ilha paradisíaca, separados e rodeados de solteiros que os tentam seduzir.
11 – Comissão Federal das Comunicações norte-americana dá luz verde à compra da Time Warner (o gigante dos meios de comunicação dos EUA) pelo maior prestador de serviços da Internet, a America OnLine (AOL). A fusão das duas empresas dá lugar ao maior império de comunicação do país.
16 – Estudo da Universidade de Stanford relaciona o comportamento infantil com televisão e jogos electrónicos. Os investigadores defendem que os comportamentos agressivos podem ser “desaprendidos”, apesar de a televisão e os jogos influenciarem a agressividade.
18 – CNN anuncia uma profunda restruturação de todas as suas operações de televisão, rádio e internet que implica a criação de uma “super-redacção” em Atlanta e o despedimento de 400 trabalhadores, ou seja, uma redução de cerca de 9% de pessoal, com o objectivo de condensar os numerosos departamentos de notícias existentes e conseguir um funcionamento mais coerente.
22- Abre em Las Vegas o maior mercado mundial de programas audiovisuais, o NATPE, onde centenas de televisões de todo o mundo estão em actividade permanente.
23 – IBM garante ter desenvolvido software que impede a realização de cópias piratas de música descarregada da Internet. O Electronic Media Management System permite que as companhias discográficas definam os termos em que revendedores e utilizadores de Internet podem trocar músicas nas redes computador-a-computador.
23 – Associação Mundial dos Jornais anuncia em Paris que 53 jornalistas e outros profissionais dos media foram mortos em todo o mundo no ano de 2000. A Colômbia e a Rússia são considerados os países mais perigosos para estes profissionais.