Outubro de 2000

01 – AIND passa a designar-se Associação Portuguesa de Imprensa, tendo passado a acolher, entre perto de 500 associados, alguns órgãos de comunicação digitais.

02 – Começa a publicar-se a revista mensal Ozono, uma publicação sobre ambiente dirigida por Paulo Trancoso e editada pela Costa do Castelo Filmes. É impressa em papel reciclado com tintas vegetais.

03 – RTP, Lusomundo e PT formalizam em escritura pública a constituição da sociedade que explorará o canal de TV temático Porto TV.

04 – Barómetro DN/TSF/Marktest continua a dar aos jornalistas (com 78%) o primeiro lugar nas preferências do público inquirido, seguidos dos professores e dos militares. Os políticos mantêm-se no fundo da tabela, com 26,2%.

05 – Rumores lançados na imprensa sobre a vida privada do jogador benfiquista Calado tornam-se matéria dos telejornais, com destaque para a TVI.

11 – ‘Publicidade online e os anunciantes’ é o tema de uma jornada da APAN, durante a qual Luis Queirós, director-geral da Marktest revela resultados de um estudo segundo o qual metade dos portugueses não pensa vir a ter Internet em casa.

31 – A Média Capital lança o seu serviço gratuito de acesso à Internet, oferecendo aos utilizadores o acesso a correio eletrónico.

Internacional

05 – Time Warner e a maior da indústria discográfica britânica, EMI, anunciam a decisão de renunciarem ao acordo de fusão, permitindo assim à primeira a fusão com a AOL sem o risco de um veto da CE.

10 - Prémio Nobel da Química é atribuído a uma equipa de dois americanos e um japonês por terem descoberto as propriedades condutoras dos polímeros e, por essa via, a melhoria dos filmes, ecrãs e janelas de TV.