Julho de 2000

02 – Estudo da Inforpress junto de 43 jornalistas portugueses, citado pelo Público indica que do volume de informação que chega diariamente às redacções 60 a 80% provém de gabinetes de imprensa e é utilizada por 31% dos jornalistas.

04 – AACS decide dar parecer favorável à nova equipa directiva da RTP, embora alertando para a inexistência de uma estratégia global para a empresa.

12 – É apresentado o primeiro anúncio interactivo, fruto de uma experiência feita pela McCann Erickson para a Nestlé, com a colaboração da Infordesporto. Trata-se do ‘Buondi Interactivo’.

14 – Lançamento do Portugal Diário, da Media Capital, e disponível exclusivamente on-line (www.portugaldiario.iol.pt). O director é Nuno Henrique Luz.

19 – Primeiro aniversário do Diário Digital. Segundo Luís Delgado, entre o final de 1999 e o fim de Junho, passou de 20 mil page views diários para cerca de 55 mil.

21 – O presidente da RTP e da holding Portugal Global anuncia que vai acumular temporariamente os cargos de director-geral e de director de programas da empresa. Revela, por outro lado que o prejuízo da RTP em 1999 se elevou a 24,8 milhões de contos.

24 – Estudo da Cyveillance, citado pelo Público, refere que existirão actualmente 2200 milhões de páginas online e que este número cresce a um ritmo de sete milhões por dia.

25 – Segundo a Briefing o volume de investimento publicitário em revistas femininas entre Janeiro e Maio elevou-se a 17%, cerca de 8 milhões de contos.

27 – CM debate um plano para levar a Internet a metade dos portugueses até 2003, multiplicar anualmente por dez os conteúdos em português e tornar cem vezes superior o volume do comércio electrónico.

27 – Inauguração do NetPost, um serviço que visa disponibilizar a Internet nas estações de correio (mais de duas centenas só até ao fim de Agosto).

27 – Segundo o Faxbriefing que cita dados da Sabatina, o investimento em publicidade no primeiro semestre de 2000 elevou-se a 161 milhões de contos, 61,5% dos quais para a televisão.

31 – Dados do Bareme Internetda Marktest para o primeiro trimestre deste ano indicam de entre os utilizadores da Internet, 34, 9% lêem jornais ou revistas, com preferências por esta ordem: Público (14,6), Record (10,9), DN (9,7), A Bola (8,5), JN (6,2).

Internacional

05 – CBS estreia Big Brother, com um sucesso de audiência que não se repetirá nos dias seguintes.

14 - Governo britânico aprova a fusão entre os grupos media Carlton e United News, abrindo assim caminho à criação de mais um gigante da comunicação.

23 – Tablóide inglês News of the World começa a divulgar uma lista de muitos milhares de pessoas acusadas de pedofilia, originando uma grande polémica na Grã-bretanha e em outros países.

24 – Deutsche Telekom anuncia a compra da norte-americana VoiceStream, por dez mil milhões de dólares, apesar da oposição política de Washington.

25 – Assassinado na Rússia director de estação de rádio, elevando para mais de uma centena o número de jornalistas mortos nos últimos anos naquele país.

28 – Publicado o último número de L’Unitá, diário do ex-Partido Comunista Italiano, fundado em 1924 por Antonio Gramsci y Palmiro Togliatti.

28 – Decisão judicial suspende o anunciado encerramento do site da Napster, que permite descarregar ficheiros áudio no formato mp3.

31 – Cálculos da empresa de meios internacional Zenith Media apontam para uma desaceleração do investimento publicitário na Europa de 7,8% em 2000 e 6,3% até 2002.