Maio de 2000
04 – Estudo comparativo dos níveis de literacia em Portugal, Reino Unido, França e Suécia, coordenado por António Firmino Costa, conclui que a situação dramática revelada em 95 não se alterou em Portugal, país que figura na cauda dos países estudados.
04 – Relatório anual da Eurodata TV que analisa as audiências televisivas em 59 países nos 59 países (um total de 1,2 biliões de telespectadores), indica que o tempo médio de consumo se situou nos 201 minutos por dia.
10 – Tribunal Europeu de Justiça anula posição anterior da CE que considerara improcedente uma queixa da SIC contra apoios do Estado à RTP.
10 – Dados sobre a audiência da TVCabo indicam que o Canal Hollywood lidera as preferências, com 12% de share, seguido do Panda (8%) e Cartoon (7). O pacote da distribuidora passara de Janeiro de 1999 para Março último, de 1,5 para 5,1% do unicverso dos lares com cabo.
13 – É publicado no DR o diploma que cria a Portugal Global(DL 82/00).
14 – Marcelo Rebelo de Sousa inicia um programa de comentário político semanal na TVI.
16 – Em entrevista à ‘Briefing’, Dias Pinheiro, presidente da APCT informa que esta associação iniciará ainda no corrente ano o controlo das audiências dos media electrónicos.
17 – SECS anuncia a duplicação da verba a atribuir para apoio à edição de obras sobre comunicação social.
18 – O Público é o jornal mais lido online (14.6% de leitores), seguido pelo Record (10,9) e pelo DN (9,7), segundo o estudo do Bareme Internet da Marktest relativo ao primeiro trimestre de 2000.
20 – Segundo o Expresso, a Impresa de Balsemão detém uma quota de 30% do investimento publicitário (calculado, em 1999, em 287 milhões de contos pela Sabatina e Zenith Media), seguida pelo Estado, Media Capital (14), Investec (7), Lusomundo (6).
21 – Pela primeira vez na sua história, a TVI torna-se líder das audiências televisivas por um dia, com a transmissão do final da Taça de Portugal, entre o Sporting e o Futebol Clube do Porto.
Internacional
10 – ITC (Independent Television Comission) lança, no Reino Unido, uma consulta alargada sobre o que entende o público por qualidade na programação.
12 – Cinco dias depois de a ETA ter assassinado um conhecido colunista de El Mundo, directores de 16 dos principais órgãos de informação espanhóis assinam e divulgam um manifesto-compromisso intitulado “Não nos calarão”.
22 – TF1 e Canal Plus passam a ser os únicos donos do Eurosport, ao adqurirem por 155 milhões de dólares a parte da ESPN. O Eurosport, acessível em Portugal através do cabo e por satélite, transmite em 18 línguas para 47 países tendo uma audiência de cerca de 18 milhões de telespectadores por dia.
23 – Uma firma norteamericana, a Digimarc Corporation, anuncia o licenciamento de uma tecnologia que permite ler links em páginas impressas de jornais e revistas.
27 – Dois jornalistas da TV pública guineense, um dos quais correspondente da RDP em Bissau, são presos por ordem directa do primeiro-ministro, sem qualquer mandato judicial, alegadamente por terem autorizado a emissão de um comunicado de um partido da oposição.
29 – Dois responsáveis editoriais do diário alemão Süddeutsche Zeitung são despedidos ao descobrir-se que várias entrevistas com vedetas de Hollywood eram fabricadas por um colaborador do jornal nos EUA.
31 – CBS inicia a emissão de ‘Survivors’ sobre a experiência de um grupo seleccionado de voluntários que tentaram sobreviver várias semanas numa ilha selvagem da Ásia.