Abril de 2000

01 – Programa ‘Em Órbita’ (iniciado no então Rádio Clube Português e actualmente na Antena 2 da RDP) completa 35 anos.

03 – A Lusomundo e a PTM anunciam uma aliança que passa por uma OPA sobre as acções da Lusomundo dispersas em bolsa e a constituição de uma holding em que a PTM terá 48%.

03 – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa evoca os 71 jornalistas mortos em 1999, número que não era atingido desde 1994, e com José Eduardo dos Santos na lista dos dez principais inimigos da referida liberdade.

06 – Abril Controljornal lança o portal ‘Directo’, com base nas publicações do grupo e com uma equipa de 15 jornalistas que alimentarão notícias em contínuo entre as 7 e as 22 horas (www.directo.co.pt).

06 – AACS alerta para o facto de a holding Portugal Global poder “Pôr em causa a independência e a autonomia editorial dos órgãos que a integram”.

07 – SIC cria em Bragança e Vila Real delegações para reforçar a informação regional.

10 – Os jornalistas Joaquim Vieira e Jorge van Krieken anunciam a criação de um site (www.ptpress.com) para guardar textos jornalísticos e negociar os respectivos direitos de autor.

14 – Novis, operador da rede fixa da Sonae, assina acordo para utilização da rede de fibra óptica do Exército português, que liga as unidades militares nas principais cidades do país, e negoceia acesso à rede de semáforos da capital.

14 – Estudo do Barême da Marktest indica que a RC passou a ser a segunda estação de rádio mais ouvida a nível nacional no primeiro trimestre de 2000, atrás (e ainda distante) da RR.

17 – Impresa de Pinto Balsemão chega a acordo com a dupla Cofina-BPI para a aquisição da posição accionista de 26,7% da Impala Estúdio na Soincom, a ‘holding’ que controla a SIC.

28 - O ICP e o ICS entregam ao Governo o documento com a proposta de modelo e as condições de admissão ao concurso para a TDT (DVB-T) a lançar até ao Verão.

Internacional

03 – Director-geral da BBC anuncia uma profunda reestruturação da estação, a qual poderá vir a implicar cerca de um milhar de despedimentos.

03 – Tribunal norte-americano acusa formalmente a Microsoft de práticas monopolistas, na sequência do fracasso da mediação entre o grupo e o Governo federal e mais 19 estados.

07 - Grupo alemão Bertelsmann, o maior de multimedia do mundo, confirma a aliança entre a televisão CLT-UFA, do seu grupo, e a filial de televisão do grupo britânico Pearson, Pearson TV, envolvendo um valor de cerca de 20 milhões de euros.

23 – Inicia-se em Espanha a transmissão de ‘Gran Hermano’, pela Tele 5.

24 – Inicia-se nos EUA, pelo quinto ano consecutivo, uma campanha de uma semana sem TV, organizada pela Associação por um País Livre de Televisão, em reacção contra o monopólio da vida quotidiana pelo pequeno ecrã.

25 – Milhares de universitários iranianos promovem uma greve às aulas em apoio de reformas políticas e em protesto pelo encerramento de 13 jornais pró-democracia.

29 – Oliviero Toscani, um dos mais inventivos e controversos colaboradores publicitários da Benetton abandona o grupo, após 18 anos de ‘publicidade de choque’.