Fevereiro de 2000
04 – JN declarado o jornal oficial do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, através de um acordo entre a sociedade responsável pelo evento e o Grupo Lusomundo que envolve ainda os restantes meios de informação do grupo.
07 – Assembleia-geral da TV Cabo delibera transferir as suas participações em canais (CNL, Premium TV e Sport TV) para uma nova empresa chamada PT Conteúdos, a criar no âmbito da PTM.
08 – O DN recebe um prémio internacional de excelência em design gráfico, atribuído pelo European Newspaper Design Awards.
11 – Duas semanas após o lançamento da campanha do ‘dot’, um estudo da SIC indica uma redução de 10% na prática de zapping.
16 – Depois de ter vendido o sítio de alojamento gratuito de sites Terravista (criado em 1997 e actualmente com 84 mil páginas pessoais), a Associação do mesmo nome está a criar em Portugal a Associação para a Fronteira Electrónica, dirigida à defesa dos direitos dos cidadãos relativamente à Internet.
16 – O SJ insurge-se, em comunicado, contra a discriminação de jornalistas do JN e da SIC por parte do Futebol Clube do Porto.
16 - RTP apresenta o ’Vidion‘, um projecto que vai permitir digitalizar e pôr online os arquivos da estação pública.
19 – A distribuidora VASP (Abril/Controljornal e Presselivre), que assinala 25 anos de vida, distribui 180 publicações e tem um volume de negócios de 14,5 milhões de contos.
19 – Segundo o Expresso, o IC abriu um processo de contra-ordenação ao programa da SIC ‘Novis-Negócio Fechado’ por alegada violação do princípio da identificabilidade da publicidade.
20 – Dossier sobre os números do cinema em Portugal, num destaque do Público: 15,2 milhões de entradas, 361 salas (mais 44 do que em 1998) e predomínio do cinema americano através da Lusomundo.
21 – É operacionalizado o site através do qual se pode aceder a e-mail gratuito fornecido pelo Governo português, disponível para um milhão de caixas de correio: www.megamail.pt
22 – CO da RTP não aprova o plano de actividades e orçamento da empresa para o ano em curso.
23 – Julgamento do jornalista José Peixe, despedido de A Capital por denunciar casos de censura, numa intervenção durante o último congresso dos jornalistas, não se chega a realizar por acordo entre as partes.
24 – CM aprova criação da holding Portugal Global, entre a RTP, RDP e Lusa, cujo presidente será o ex-secretário de Estado do Orçamento José Carlos Silva, perante a manifestação de preocupação das respectivas comissões de trabalhadores, bem como de directores e quadros da RDP.
26 – Estudo do ICP revela que num ano o número de assinantes de TV Cabo em Portugal aumentou de 164 mil (no ano de 1999) para 760 mil (18% do universo de telespectadores)
27 – O Público divulga um comunicado da ATV em que se considera o dot “Uma violentação da capacidade de escolha do espectador”.
29 – Conjunto de individualidades e de associações do campo da cultura, dos media e do audiovisual divulga um apelo ao Governo no sentido de defender a lógica do serviço público da RTP contra uma visão mercantilista.
29 – Assembleia-geral da SIC aprova as contas da empresa de 99: 3,9 milhões de contos de lucros, menos um ponto na média anual de shares de audiência (48,1%) e menos dois pontos no investimento publicitário (53,5%).
Internacional
02 – Dois alemães desconhecidos entre si casam-se em Las Vegas (por nenhum notário os casar na Alemanha), depois de uma emissora de radio de Berlim ter organizado um concurso para casar duas almas gémeas sem que estas alguma vez se tenham visto.
13 – Morre Charles Schulz, criador da banda desenhada ‘Peanuts’ e de ‘Snoopy’.
17 – Microsoft apresenta o Windows 2000.
19 – New York Times defende, em editorial, a abolição da pena de morte nos EUA, devido à possibilidade de risco de erro judicial.
21 – Grupo de media alemão EM.TV anuncia compra da Jim Henson, produtora de séries televisivas e proprietária dos ‘Marretas’ e com os direitos da ‘Rua Sésamo’.
21 – Sai o nº 1 da edição alemã do Financial Times.
23 – Presidente russo Putin assegura que está vivo o jornalista Andrei Babitski, utilizado como moeda de troca para obtenção de prisioneiros em poder dos tchetchenos, três dias depois de 30 órgãos de comunicação terem publicado um número especial consagrado ao desaparecimento daquele profissional
29 – A FIJ divulga resultados de um estudo sobre freelancers que indica que a esmagadora maioria do número crescente de pessoas que se dedicam ao jornalismo ocorre em situações profissionais precárias e, designadamente, como freelancers (do total de jornalistas: 23% na Europa, 20% em África, 485 na América Latina).