Outubro de 1999

1 - Texto de Miguel Sousa Tavares no Público: ‘Televisão: a nova luta de classes”.

2 - Estreia, na SIC, a série infantil japonesa de desenhos animados ‘Pokémon’, sem as cenas que originaram problemas no Japão.

2 - Estreia na TVI a série de produção nacional “Todo o tempo do mundo”, com Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho.

3 - Cerca de 150 representantes da Imprensa regional ligados à APIR defendem, num encontro realizado na Guarda, a profissionalização da gestão desses órgãos.

4 - A RTP1 introduz alterações na sua grelha de programação: telenovela em horário nobre, um espaço infantil reforçado nas tardes dos dias úteis e remodelação da informação regional.

7 - A Presselivre entrega no Ministério da Economia recurso contra a compra do ‘24 Horas’ pela Lusomundo.

8 - O ‘Expresso’ apresenta novidades no grafismo da Revista e do caderno Vidas e edita um novo suplemento dedicado à TV, o ‘Espectador’.

8 - David Pontes passa a dirigir interinamente ‘O Comércio do Porto’, em substituição de Alberto Carvalho.

9 - Jornalistas dos PALOP, reunidos no Maputo, apelam à abertura da RTP-Africa e RDP-África às produções do sector privado independente e à “eliminação das práticas discriminatórias da cooperação oficial portuguesa”.

11 - Inicia-se em Lisboa o IV Congresso Português de Marketing.

12 - Cerca de 20 publicitários em representação de quatro países da CPLP debatem em Maputo a futura Confederação de Publicidade dos Países de Língua Portuguesa.

13 - Bessa Tavares passa a dirigir o Sport TV, canal codificado de desporto.

14 - A TVI, com um ‘especial informação’ sobre troca de sexos, bate pela primeira vez a SIC em prime time, em termos de share.

14 - A Sega lança no mercado português a Dreamcast, consola de 128 bits, com periféricos como modem para jogar via Internet, acesso a e-mail e chat.

15 - A Telepac lança o seu serviço de acesso gratuito à Internet.

15 - ‘O Independente’ passa a incluir mais um suplemento dirigido aos mais pequenos, o ‘Batatoon’.

15 - Saída do semanário ‘Tribuna da Madeira”, independente e voltado para o jornalismo de investigação.

16 - A AACS decide promover um diálogo com as entidades ligadas à produção e fiscalização dos estudos da audiência, com vista a chegar a um sistema de auditoria não circunscrito aos utilizadores directos desses estudos.

17 - O ‘24 horas’ reduz o preço de capa de 200 para cem escudos ao domingo, o mesmo preço dos dias úteis.

19 - Decorre em Lisboa a segunda assembleia geral da Aliança das Agências de Informação de Língua Portuguesa, durante a qual foi admitida como novo membro a ETNA, agência de notícias de Timor-Leste, em fase de constituição.

19 - Até ao dia 23, decorre na Praça Sony e no Fórum Lisboa o Festival Ulisses, mostra de cinema e televisão especialmente dirigida a crianças.

20 - Anunciada a constituição de uma holding entre as agências de meios CIA Portugal e Publimeios, com facturação prevista para 2000 superior a 8 milhões de contos.

20 - Acordo de empresa no JN desactiva pré-aviso de greve.

21 - Anunciada a transferência de Herman José (bem como de Maria Rueff) da RTP para a SIC, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2000.

22 - O ‘Jornal do Fundão’, agora propriedade da Lusomundo, surge nas bancas totalmente renovado.

22 - Reúne em Lisboa a European Newspaper Publisher Association, que se mostra apreensiva com restrições à publicidade na UE.

23 - Entrevista de Clifford Stoll, no DN, intitulada “Internet é receita para deixar de pensar”.

24 - O líder da Lusomundo anuncia, na reunião anual de quadros, a criação de uma nova empresa, a Lusomundo.net, que lançará sete novos sites na Web, entre os quais uma espécie de Amazon portuguesa, voltada para a edição.

25 - Surge nas bancas e na Internet (www.focus-online.net) a revista “Focus”, pertence ao grupo Impala (com capital da Metalgest) e para concorrer com a “Visão”.

25 - Em entrevista à Focus, o primeiro ministro António Guterres considera que a eventual privatização da RTP não constitui tabu ideológico mas que o problema não se colocará nos próximos quatro anos.

27 - Inicia-se em Braga o III Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação, uma iniciativa da LUSOCOM organizada pelo Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.

27 - Felisbela Lopes lança o livro “O Telejornal e o Serviço Público”, editado pela Minerva

28 - A Administração da RTP apresenta a Formas e Conteúdos-Produção Audioviual SA, a nova empresa da RTP constituída a partir do Centro de Produção de Lisboa.

28 - O jornalista e apresentador do Telejornal Rodrigues dos Santos decide não aceitar o convite para se transferir para a TVI, permanecendo na RTP, como o fizera já Judite de Sousa.

28 - Inicia-se no Estoril o 2º Festival de Criação Publicitária, prolongando-se até 30.

29 - É apresentado na Universidade do Minho o nº1 da revista científica “Comunicação e Sociedade”, do Departamento de Ciências da Comunicação da UM.


Internacional

1 - Uma edição de El País passa a ser impressa e distribuída em 4.000 postos de venda da Argentina e, a partir desse país, em vários outros da América Latina.

4 - MCI Worldcom adquire a Sprint por um valor record de 115 biliões de dólares, o que fará dela o maior operador de telecomunicações do mundo.

5 - O Departamento de Estado norte-americano emite uma declaração em que pede ao governo angolano que respeite a liberdade de imprensa.

5 - A Gemstar, ligada ao vídeo interactivo, anuncia a aquisição da ‘TV Guide’ (norte-americana), com uma circulação de cerca de 12 milhões de exemplares.

6 - A Microsoft e o MIT anunciam um acordo para a criação de um campus virtual com acesso remoto a serviços laboratoriais, ajuda online e ligação a museus com sites na Internet.

15 - É preso em Luanda o jornalista Rafael Marques, acusado de chamar ditador ao presidente angolano.

16 - O jornal ‘Financial Times’ decide criar uma redacção que funcione 24 horas por dia e reformular substancialmente o site na Internet.

18 - O jornal espanhol ‘El Mundo’ lança um vespertino, distribuído apenas em versão digital.

20 - Evocação dos 30 anos sobre o primeiro envio bem sucedido de uma mensagem por correio electrónico, pelo Prof. Leonard Kleirock (U. Califórnia em Los Angeles) para um centro de investigação em Stanford (San Francisco).

29 - A International Documentary Association premeia pela primeira vez um documentário em língua portuguesa: um episódio da série Além-Mar, do brasileiro Belisário Franca, que se debruça sobre a língua portuguesa.