Setembro de 1999
2 - Face a um crescendo de intimidações das milícias pró-indonésias e de interferências do proprietário, o jornal independente ‘Suara Timor Timur’ suspende a publicação, sem conseguir chegar a divulgar o resultado do referendo de 30 de Agosto sobre o futuro do território.
3 - Na sequência do aparecimento do ‘Notícias de Leiria’, em Julho, desencadeia-se nesta cidade uma acesa competição entre os três semanários locais, com ofertas de senhas para supermercados e clubes de vídeo, no acto de assinatura.
3 - O ‘Diário Digital’ aumenta o capital social de mil para 40 mil contos e passa a ser editado também ao fim de semana.
4 - O jornal ‘Público’ faz uma edição especial a propósito dos resultados de Timor Leste, que dão a vitória ao CNRT e abrem caminho à independência do território.
4 - O agravamento da situação em Timor-Leste leva à saída de grande parte dos jornalistas estrangeiros, com excepção, designadamente, de quatro portugueses (Público, Expresso, RTP1 e ‘O Independente’).
5 - A TSF inicia uma edição especial que se vai prolongar por largos dias, vários dos quais sem publicidade, dedicada aos acontecimentos trágicos em Timor, exemplo seguido, embora em menor escala, por outras rádios e pela generalidade dos órgãos de comunicação.
10 - A Lusomundo anuncia a compra de 19,81% da Investec, holding de Joe Berardo.
10 - O programa ‘Praça da Alegria’, de Manuel Luis Goucha, chega à milésima emissão.
10 - Chega às bancas a edição 5000 do ‘Jornal de Abrantes’, fundado em 1884.
13 - A RTP1 estreia duas obras portuguesas de ficção: a telenovela a ‘Lenda da Garça’ e o policial ‘Esquadra de Polícia’.
14 - A ‘Visão’ faz uma edição especial de 250 mil exemplares (que esgotou) cujas receitas de vendas de publicidade (cem mil contos) revertem para a causa timorense.
14 - A TVI começa a emitir dia e noite, ininterruptamente.
14 - Segundo o ‘Diário Económico’, a empresa financeira norte-americana Hicks, Musee, Tate & Furst entrou com uma verba de 10 milhões de contos (40%) no capital da Media Capital, a qual permitirá a esta última assumir 70% da holding Navy Blue, que controla a TVI.
15 - Arranque das emissões regulares do Canal de Notícias Lisboa, dirigido por Maria João Baptista (ex-NBC.
15 - A Optimus comemora o 1º aniversário com 670 mil clientes.
16 - Inicia-se na SIC uma série de debates entre pares de líderes dos quatro principais partidos concorrentes às legislativas de 10 de Outubro.
20 - A Telecel inicia em Portugal o acesso gratuito à Internet, através da ‘Netc Fri’, numa primeira fase circunscrita aos seus clientes da rede móvel, mas extensível a todos os internautas antes do final do ano.
22 - A Jazztel anuncia idêntica intenção, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2000 (com a liberalização das telecomunicações).
23 - Debate na RTP1 entre os quatro líderes dos maiores partidos.
23 - Assinado em Lisboa um protocolo que visa repartir equitativamente a publicidade do Estado pelos órgãos de comunicação regionais.
24 - “O Independente” surge nas bancas com quatro novas revistas, uma por semana.
24 - Termina em Lisboa um encontro da Rede das Entidades Reguladoras do Audiovisual dos Países do Mediterrâneo, que se debruçou sobre o papel e a eficácia dessas entidades face à Internet.
25 - Em declarações ao ‘Expresso’, o ministro das Finanças, Sousa Franco, declara-se favorável à privatização da RTP (com excepção da RTPi e RTP África).
25 - Segundo o ‘Expresso’, a Lusomundo, a Hachette e a Impala são alguns dos grupos de comunicação interessados em adquirir 49% do capital da TV Guia Editora.
26 - Joaquim Fidalgo é designado novo Provedor do Leitor do jornal ‘Público’.
27 - Assinada a revisão das tabelas salariais entre a Associação da Imprensa Não Diária e o Sindicato dos Jornalistas relativa ao ano civil de 1999 (tabela A: director 188.650 escudos; estagiário do 1º ano: 71.200 escudos).
28 - Assinado um protocolo entre o Governo, a Telecel e a Associação Terràvista, que abre a possibilidade de presença na Internet aos órgãos de comunicação regionais e locais.
28 - A E3G, novo operador de telecomunicações do grupo EDP, anuncia a aquisição da Portal.pt de Edson Athaíde e José Luis Moutinho, que havia arrancado no final de Maio.
29 - A AACS escolhe por seis contra quatro votos José Sasportes, para completar o elenco de membros daquele órgão (o nome da alternativa era o de Mário Mesquita).
30 - A revista ‘Briefing’ edita um suplemento especial com 137 anúncios de página inteira que os publicitários portugueses fizeram por Timor.
30 - Segundo a ‘Briefing’, o espaço publicitário encontra-se saturado até ao final do ano na TV, nos jornais, nas rádios e no outdoor (fim do milénio, campanha dos operadores privados de telecomunicações, etc).
30 - A Associação de Realizadores de Cinema e Televisão (ARCA) manifesta-se indignada com a defesa feita por Sousa Franco, ainda ministro das Finanças, da privatização da RTP, reclamando que o primeiro ministro clarifique a sua posição antes das eleições.
Internacional
7 - Uma ameaça do governo angolano leva à suspensão de um dos programas mais populares da Emissora Católica de Angola/Renascença África.
7 - A Viacom, proprietária da MTV e da Paramount, anuncia um acordo de aquisição da CBS, principal cadeia de TV norte-americana, por 37,3 biliões de dólares, na maior fusão de sempre, que cria o segundo maior grupo mediático do mundo.
12 - Movimentação no sentido de um boicote de duas semanas promovido por uma aliança de organizações de minorias étnicas norte-americanas, em protesto contra a subrepresentação de negros e latinos na indústria de Hollywood e nas principais cadeias de TV.
14 - O grupo alemão Bertelsmann apresenta, numa conferência, em Munique, uma proposta para um sistema mundial de auto-regulação de conteúdos da Internet para proteger as crianças.
29 - Entra em vigor em Espanha um decreto que obriga os operadores de TV a anunciar a programação com pelo menos 11 dias de antecedência e a não alterá-la depois disso, excepto em caso de força maior.