Agosto de 1999

2 - É retirado o spot publicitário ‘Promessas’ (da iniciativa de um instituto do PSD e visando o PS), na sequência de uma deliberação da Comissão Nacional de Eleições. O PSD queixa-se de desigualdade de tratamento e a SIC contesta a competência da CNE para deliberar sobre a matéria.

6 - Assinado o acordo entre a Câmara Municipal do Porto e a sociedade que vai gerir o canal de cabo Porto TV.

7 - A RTPi passa a estar acessível on-line na Internet, embora ainda em fase experimental (www.mediacrossing.com).

10 - A Rádio católica Ecclesia, de Angola, voltou a encerrar, na sequência da detenção de alguns dos seus responsáveis, por pretenderem divulgar uma entrevista do líder da UNITA Jonas Savimbi. O correspondente do Público e da BBC na capital angolana é também levado pela polícia para declarações como presumível fornecedor da gravação da entrevista.

12 - A Junta Metropolitana do Porto escreve ao secretário de Estado da Comunicação Social e à AACS protestando pelo tipo de envolvimento da Câmara do Porto no projecto de TV por cabo Porto TV (RTP/Lusomundo/TV Cabo) e alertando para uma alegada corrupção dos “princípios da isenção e da independência jornalísticos”.

12 - Estudo realizado pela Initiative Media (e noticiado no DN) indica que o índice de recordação dos conceitos-chave de uma campanha publicitária sobe na ordem dos 200%, quando são usados, simultaneamente, a Imprensa e a TV.

13 - A Lusomundo anuncia a intenção de adquirir por 14 milhões de contos os 39% de Joe Berardo na Investec, que é proprietária do Record, da Máxima, de 20% da distribuidora Deltapress e de 25% da SIC. Se o negócio se concretizar, abre-se a possibilidade de luta pelo controlo desta estação.

13 - Emídio Rangel declara, no jornal ‘A Capital’, não ver ‘ninguém melhor que Balsemão para Presidente’.

13 - Entrevista ao ‘Semanário’ do responsável do Departamento de Programas e Transmissões de Desporto da SIC , Jorge Schnitzer, leva Emídio Rangel a pôr-lhe um processo disciplinar com vista a despedimento.

14 - A TVI bate pela primeira vez o share diário da RTP1 e, durante a transmissão de um jogo de futebol em prime time, ultrapassa também a SIC.

14 - Segundo o ‘Expresso’, a Junta Metropolitana do Porto está a negociar com a Bragatel a criação de um projecto televisivo regional alternativo à Porto TV.

14 - Uma das obras vencedoras do Prémio do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra foi a tese de mestrado de João Nuno Coelho, “Portugal - a equipa de todos nós: a reprodução ideológica da nação nos jornais desportivos”.

15 - O DN inicia a publicação diária (que se prolonga até dia 20) do perfil de seis jornalistas que marcaram a profissão e o jornalismo: Jean Daniel, Christiane Amanpour, Pedro Ramirez, Gunther Wallraf, Oriana Fallaci e Merval Soares Pereira.

16 - A Cofina adquire em operações na Bolsa uma posição qualificada (acima dos 10%) no capital da Investec.

16 - O líder do PP, Paulo Portas, em pré-campanha para as legislativas, volta a propor a introdução do v-chip, para prevenir a influência da violência televisiva sobre as crianças, anunciando a criação de uma equipa pluridisciplinar para estudar a aplicação da medida.

16 - O ICP anuncia a concessão à Sonae Redes de Dados (em parceria com a France Telecom) de licença para operar nas redes de telefone fixas, a liberalizar a 1 de Janeiro de 2000.

16 - O Governo da Madeira anuncia ir processar o CA da RDP, por esta se recusar a ler as notas oficiosas emitidas pelo gabinete de João Jardim.

17 - A dupla BPI-Cofina lança uma OPA sobre o total do capital da Investec, a holding de Joe Berardo, incluindo os 24,99% da SIC, abrindo, assim, uma guerra com a Lusomundo.

18 - A Federação Internacional de Jornalistas abre em Timor Leste um escritório de segurança e apoio para os media e disponibiliza no seu site da Internet um Guia para Timor Leste.

19 - Segundo o ‘Público’, o mês de Junho bateu todos os recordes de saturação publicitária em televisão, incluindo televendas e divulgação: TVI 23,4% da emissão; RTP 19,9%; SIC 18,9%.

19 - O jornalista Júlio Magalhães deixa a RTP-Porto e passa a dirigir a Delegação da TVI naquela cidade.

19 - A TVI anuncia uma redução de prejuízos de um pouco mais de quatro milhões de contos em 1997 para 1,7 milhões em 1998.

19 - Pinto Balsemão responde às movimentações com vista à tomada de posição no capital da SIC adquirindo o controlo da maioria do capital desta estação, através da aquisição das participações de várias instituições bancárias.

20 - Estreia na SIC o sucedâneo de ‘Os Donos da Bola’ chamado ‘Jogo Limpo’, depois de, na véspera, ter estreado na TVI o concorrente ‘A Bola é Nossa’.

22 - No seu destaque, o ‘Público’ dedica quatro páginas ao tema “RTP. o gigante em estado de coma”.

23 - A SIC inicia a sua ‘operação legislativas’ convidando um líder partidário por dia para o confrontar com reportagens sobre problemas do país.

25 - Texto ” A ‘grande horizontal’” de Vasco Graça Moura no DN, no qual desfere um violento ataque à RTP.

26 - A Media Capital e a Metalgest decidem associar-se para apresentar uma candidatura conjunta à exploração de frequências de rádio e serviços de televisão interactiva.

26 - A RTP anuncia, em comunicado, que, no espaço de um ano, a RTPi passou a contar com 2,3 milhões de assinantes em França e cerca de 12 milhões na globalidade.

27 - Maria Elisa é demitida do cargo de directora de programas da RTP.

27 - A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários impõe à Lusomundo o lançamento de uma OPA sobre a Investec, concorrente à dupla Cofina/BPI.

27 - Segundo ‘O Independente’, o jornalista António Perez Metelo foi obrigado a deixar a SIC, depois de ter aceite um cargo no Gabinete do Comissário para o Apoio à transição de Timor.

28 - Segundo o ‘Expresso’, a Portugal Telecom e a Impresa, holding de Balsemão, mantêm contactos com vista a uma aliança estratégica através do cruzamento de participações e criação de uma empresa de conteúdos multimédia.

30 - A Lusomundo avança com uma OPA sobre a Investec, oferecendo 42,4 euros por acção.

31 - Dados dos CTT indicam que, num universo de 4 milhões de caixas postais, apenas 5,9% ostentam o sinal de recusa de publicidade não endereçada (cerca de 14% nas regiões do Grande Porto e Grande Lisboa).
Internacional

3 - Lançada com grande aparato mediático, nos EUA, a revista ‘Talk’, dirigida por Tina Brown, conhecida como expoente do ‘jornalismo de celebridades’ e co-propriedade da Hearst Corp e da Miramax Film Copr (esta pertencente à Walt Disney).

4 - A Academia Americana de Pediatria divulga uma tomada de posição em que recomenda que as crianças até aos dois anos não vejam televisão e que as crianças mais velhas não devem ter TV ou computador nos quartos.

8 - Comemoram-se os 25 anos da demissão do presidente Nixon, na sequência do escândalo Watergate, investigado por Bob Woodward e Carl Bernstein, do Washington Post e que viria a dar origem a dois filmes ‘Os Homens do Presidente’ (A. Pakula) e ‘Nixon’ (O. Stone).

9 - Segundo um relatório de Repórteres Sem Fronteiras, a Internet é considerada inimiga em pelo menos 20 países (sendo por isso objecto de censura pelos governos respectivos), havendo ainda 45 países que controlam, directa ou indirectamente o acesso à web.

13 - Comemoram-se os 100 anos do nascimento do cineasta Alfred Hitchcock.

19 - O DN noticia a constituição, nos EUA, de um consórcio de 11 grandes empresas para promover o aumento de programas agradáveis a toda a família, por se sentirem incomodados por terem de inserir publicidade entre séries ‘pouco respeitáveis.

24 - Centenário do nascimento de Jorge Luís Borges, que um dia escreveu: “De entre os diversos instrumentos do homem, o mais assombroso é, sem dúvida, o livro. Os demais são extensões do seu corpo (…). O livro é extensão da memória da imaginação”.

24 - É divulgado em Sheffield um estudo que sustenta o valor pedagógico e atractivo da série ‘Teletubbies’ junto das crianças.