Janeiro de 1999

1 - Rui Cartaxana deixa a Direcção do ‘Record’, passando João Marcelino a exercer o cargo. Silva Resende torna-se provedor do leitor.

1 - Adelino Gomes inicia funções como director-adjunto do ‘Público’.

3 - O ‘Público’ inicia a publicação de uma série de entrevistas intitulada “Testemunhas do Século Português”, uma primeira iniciativa para evocar o fim do século e do milénio.

4 - Inicia-se em Coimbra o primeiro curso de Mestrado em Jornalismo.

4 - Entrada em funções de Luís Ochoa como novo director de informação da RDP, em substituição de David Borges (que se mantém à frente do canal África, da estação).

3 - Eduardo Cintra Torres publica o livro ‘Ler Televisão’, que colige, no essencial, trabalhados divulgados no ‘Público’.

5 - A RTP1 começa a exibir uma mega-produção de 24 episódios sobre a ‘guerra fria’, adquirida à CNN.

6 - A Câmara Municipal de Lisboa dá à Sojornal um terreno da zona oriental da capital para a construção da futura sede do ‘Expresso’, a concluir até final do ano 2000, recebendo, em contrapartida, o quarteirão do edifício das antigas instalações do jornal ‘Capital’, no Bairro Alto.

7 - A AACS, numa votação de sete contra seis, considera não haver ataque ao bom nome de Santana Lopes no programa Big Show SIC, por se tratar de um programa satírico.

7 - Vicente Jorge Silva abandona projecto do Canal Lisboa, da TV CABO, alegadamente por não aceitar intromissões do presidente da TV Cabo.

7 - Sai o semanário ‘Imenso Sul’ e da revista mensal com o mesmo nome, que existia como revista trimestral e propriedade da Sociedade de Jornalistas do Alentejo.

7 - Festa do primeiro aniversário da RTP África.

7 - Uma centena de trabalhadores das publicações do grupo Impala concentram-se à porta da empresa, para protestar contra a proibição patronal de fumar no interior das instalações e de sair durante o horário de trabalho.

8 - A ‘Optimus’ anuncia ter conseguido 300 mil clientes para a sua rede de telemóveis, ao fim dos três primeiros meses de vida.

8 - Segundo o boletim ‘Faxbriefing’, o sector português da publicidade vai poder participar pela primeira vez nos prémios ‘Ad Age - the Best Awards’, promovido pela revista ‘Advertising Age’.

9 - Texto de Sarsfield Cabral no ‘Público’: ‘Os media debaixo de fogo’.

9 - 0 ‘Sobreania do Povo’, semanário de Águeda, festeja 120 anos de vida.

11 - Pela primeira vez nos 20 anos de vida do grupo Impala, os trabalhadores elegem delegados sindicais.

11 - Estreia na SIC a série documental sobre Salazar, um trabalho de José Mendonça da Cruz co-produzido pela SIC e pela Valentim de Carvalho.

11 - Recomeçam as emissões normais da Antena 3, depois de uma pausa de duas semanas para reformular a política musical e informativa num sentido mais comercial.

12 - Soares Rebelo, editor em Coimbra do DN passa a exercer as funções de director executivo do ‘Jornal do Fundão’ adquirido pela Lusomundo.

13 - É publicada no ‘Diário da República’ a nova Lei de Imprensa (Lei 2/99) e o novo Estatuto do Jornalista (Lei 1/99).

13 - É conhecido o tarifário para 1999 da Portugal Telecom: subida das chamadas locais, descida das de longa distância e internacionais e manutenção dos preços relativos à Internet.

14 - A Abril/Controljornal adquire dois terços do capital da Edipresse, assumindo o controlo de publicações como a ‘Visão’, ‘TV Mais’, ‘Telenovelas’ e ‘Jornal das Letras’.

14 - Inicia-se o programa de Margarida Marante ‘Esta Semana’, na SIC, com três temas e três géneros jornalísticos diferentes em cada um (debate, entrevista e grande reportagem).

15 - A Sport TV afirma ter ultrapassado a barreira dos 100 mil clientes e anuncia ir investir na produção própria de conteúdos.

15 - O Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual alerta para aquilo que considera ser uma situação “insustentável” na TVI, relacionada com a precaridade de situação da maioria dos trabalhadores.

16 - Segundo noticia o ‘Expresso’, a TV Guia trocou a distribuidora Vasp pela Midesa, um contrato com aquela primeira distribuidora avaliado em 2,5 milhões de contos. Por sua vez, a Vasp passa a distribuir a ‘Nova’ e a ‘Cosmopolitan’.

17 - Gala de encerramento das comemorações dos 25 anos do ‘Expresso’.

18 - A SIC e o Ministério da Cultura assinam protocolo para a produção e emissão de 260 programas diários de três minutos dedicados a livros.

19 - O concurso público para a privatização do jornal bracarense ‘Correio do Minho’ é anulado por não se acautelarem expressamente os interesses dos trabalhadores do jornal no respectivo regulamento.

19 - Lançamento do livro de Eduardo Meditsch “A Rádio na Era da Informação” (Minerva).

20 - A AACS aprova por unanimidade uma deliberação em que adverte a presidente da Câmara de Sintra para a necessidade de dar livre acesso a fontes de informação requeridas (e negadas) por um jornalista do ‘Público’.

20 - O jornalista Alberto Carvalho é indigitado para director de ‘O Comércio do Porto’, o mais antigo do Continente, e que comemora este ano 145 anos.

20 - Os trabalhadores do ‘Público’ aprovam uma paralisação de duas horas para o dia 28, por diferendos relativos a actualizações salariais e pagamentos de prémios em atraso.
20 - Lançada a revista quinzenal ‘Auto-Imagem’, editada pela Motorpress.

21 - O SJ deplora, em comunicado, a decisão do Governo angolano de expulsar uma jornalista do ‘Diário de Notícias’ daquele país e impedir a entrada de uma outra do mesmo diário.

22 - A Tempomedia abre um ’site’ na Internet com um conjunto vasto de informações sobre os media, marketing e publicidade (www.tempomedia.pt).

22 - Seminário sobre “A imprensa regional como meio de comunicação publicitária”, organizado pela AIND. Segundo Teresa Ribeiro (ICS), esta publicidade representa apenas 2,5 por cento do total do investimento publicitário no país.

23 - Segundo o ‘Expresso’, três rádios locais (Mortágua, de Viseu, Douro Norte, de Murça e Antena Jovem, de Vila Nova da Barquinha) terão de pagar uma multa de 700 mil escudos por transmitirem em cadeia com a Rádio Capital sem emitirem as seis horas de programação e informação própria estabelecidas na lei.

23 - Trabalho de Ana Paula Azevedo e Telma Miguel no Expresso: “A roda dos milhões: a compra da revista ‘Visão’ reforçou a posição de Pinto Balsemão, mas o mercado viu nascer novos grupos’ e de J.M. Nobre Correia: ‘Significados de uma operação’.

24 - Funeral de Manuel Pacheco de Miranda, antigo director do JN entre 1942 e 1978.

25 - A TMN anuncia ter terminado 1998 com 1.425.676 clientes, mais 663.970 do que no fim de 1997.

26 - Estreia na RTP a série de Conversas de Mário Soares, no meio de uma polémica suscitada pelos partidos de oposição por Soares ser candidato do PS ao Parlamento Europeu.

27 - A TV Cabo assina um acordo com a Hispasat, empresa espanhola de satélites, com vista ao crescimento da oferta de canais e à disponibilização de serviços interactivos de TV.

27 - A Telecel apresenta resultados relativos a 1998: 1.370.566 clientes (mais 625.314 do que no fim de 1997), 19,4 milhões de contos de lucros (aumento de 45,8%) e 120,6 milhões nas receitas operacionais (aumento de 8,7).

29 - Começa-se a publicar em Braga um novo semanário intitulado ‘Região do Minho’.

31 - Arons de Carvalho anuncia diversos apoios às rádios, na sessão de encerramento do 7º Congresso Nacional de Rádios, realizado em Óbidos.

31 - Silva Pinto justifica, em carta enviada aos trabalhadores, a sua demissão de presidente do CA da Edipresse na sequência da compra do grupo em Portugal por Pinto Balsemão.

31 - A revista ‘Vida Mundial’ publica no seu número de Janeiro um dossier sobre ‘O futuro da televisão’, que é tema de capa.
Internacional

5 - O grupo britânico de imprensa e TV por cabo Mirror e o clube de futebol, Glasgow Rangers decidem criar uma ‘joint venture’, a Rangers Television.

6 - Depois da TV Record, é a vez de a Rede Manchete passar para o controlo da Igreja Renascer em Cristo, no Brasil.

8 - A Disney manda retirar do mercado 3,4 milhões de cópias de ‘Bernardo e Bianca’ por se ter descoberto haver fotogramas inseridos no video com conteúdos ‘impróprios’.

10 - O herói de BD Tintim, de Hergé, completa 70 anos de existência.

11 - É lançado na Bélgica o primeiro pacote de canais digitais, numa iniciativa do Canal Plus e mais onze distribuidores de televisão por cabo.

12 - Estudo da Broadcasting Standards Commission, do Reino Unido, conclui, segundo o ‘Público’, que os britânicos estão mais tolerantes relativamente à representação do sexo na TV, mas que consideram que há sexo a mais e em horários inadequados.

18 - Inicia-se na UNESCO, em Paris, um encontro internacional de peritos sobre a Internet e o abuso sexual de crianças, do qual sai uma declaração e um plano de acção.

22 - É apresentada em Barcelona a “All Europe”, uma aliança de alguns dos principais fornecedores de acesso à Internet (Ole-Espanha, Nomade-França, Virgilio-Itália e Web.de - Alemanha), cujos objectivos, além da cooperação, é fazer face à preponderância dos Estados Unidos.

25 - Depois de várias semanas de peripécias, o Canal+ adquire o controlo do grupo Pathé, em França, uma peça-chave na luta pelo acesso à produção e distribuição cinematográfica, derrotando o grupo Bouygues, que controla TF1.

27 - Entra em funcionamento nos EUA a Internet 2, designada Abilene, últra-rápida e destinada exclusivamente a académicos e investigadores, ligando, para já, 37 universidades.

27 - Rede de supermercados em França inicia a venda de um pacote que inclui um PC e Internet por 60 mil escudos.

28 - A Yahoo (35 milhões de assinantes e terceiro fornecedor de acesso à Internet, depois da AOL e da Microsoft) anuncia a intenção de adquirir a Geocities Inc., mediante um acordo que se eleva a 3,6 mil milhões de dólares.