Outubro de 1998
1 - Aprovado na generalidade, no parlamento, o novo Estatuto do Jornalista, com os votos favoráveis do PS, PCP e PEV e abstenção dos restantes partidos.
1 - A SIC e o Ministério da Cultura assinam um protocolo que prevê que a estação, a troco de 600 mil contos, produza 30 telefilmes até 2001.
1 - Governo propõe o nome de José Maria Brandão Brito para novo Presidente da RTP.
1 - O Canal codificado Sport TV anuncia ter ultrapassado os 36 mil assinantes e 120 mil espectadores, ao fim de duas semanas de vida.
2 - O grupo suiço Edipress vende o “24 Horas” ao director do diário, José Rocha Vieira.
3 - O jornal ‘Público’, associando-se ao I Salão Lisboa de Ilustração e BD, sai para a rua com desenhos em vez de fotografias, nos quais colaboraram cerca de duas dezenas de ilustradores portugueses.
3 - RTP e AACS recebem centenas de protestos pela emissão, no canal público, dos filmes ‘O Padre’, de Antonia Bird, e ‘Eu vos saúdo, Maria’, de Godard.
5 - A Marktest-Ecotel inicia a medição das audiências de televisão por cabo, abrangendo uma amostra de 80 lares, numa fase inicial.
7 - O Presidente da AACS, Gonçalves Pereira, é nomeado para mais um mandato.
8 - José Saramago, com obras traduzidas em mais de 25 línguas, é contemplado com o Prémio Nobel da Literatura.
8 - Um grupo de accionistas da TVI entrega em tribunal uma providência cautelar contra as contas da empresa aprovadas anteriormente na assembleia de credores.
9 - Segundo ‘O Independente’, o SJ/Madeira decide abrir um processo com vista à cassação da carteira profissional a 16 jornalistas por exercerem funções tidas como incompatíveis, nomeadamente assessorias de Imprensa no Governo do arquipélago.
12 - Comunicações via Internet entre clientes de diferentes fornecedores de acesso sofrem forte melhoria em Portugal, pela entrada em funcionamento de circuitos dedicados.
12 - Inicia-se no Convento da Arrábida mais um Curso de Verão dirigido por Mário Mesquita, sobre “A emoção no discurso e na estratégia dos media”.
12 - O ‘Jornal da Região’ começa a ser distribuído gratuitamente porta-a-porta também em Lisboa, com uma tiragem de 75.000 exemplares.
12 - Começa no Porto um Euro-atelier de uma semana, destinado à comunicação regional e local, dinamizado por Helena Vaz da Silva.
12 - A Marktest Audimetria apresenta um novo serviço de medição de audiências que contabiliza dados sobre o cabo e o satélite e mede as audiências ao segundo.
14 - Termina no Porto o Fórum Ibero-americano de Comunicação, organizado pelas secções portuguesas e espanhola da Associação de Jornalistas Europeus.
17 - Dados relativos à circulação de imprensa no 2º trimestre (ver ‘Publico’) indicam que o JN se consolida como líder entre os diários (115 mil exemplares contra 71 mil do ‘Correio da Manhã’).
17 - Segundo o ‘Expresso’, nos últimos nove meses a quota da Telepac no mercado de alojamento de ’sites’ no domínio português baixou de 53,2 para 48,6 por cento.
19 - Vinte e três operadores de rádio a Norte do Douro protestam junto do Governo pela política de distribuição de dinheiros públicos para campanhas publicitárias.
20 - A União Europeia inicia uma reflexão sobre os critérios de financiamento das televisões públicas pelo Estado.
22 - Inicia-se no Funchal, prolongando-se até 25, o primeiro congresso conjunto da AID e AIND, subordinado ao tema “A Imprensa Primeiro”.
22 - José Manuel Fernandes, director do ‘Público’, e João Ribeiro, fotojornalista do JN, recebem os principais galardões do Prémio Jornalismo 1997 do Clube Português de Imprensa (grande Prémio e Prémio Carreira, respectivamente).
23 - O JN noticia que os sócios do Fórum de Jornalistas, de Leiria, deliberaram dar por terminada a actividade da associação, criada em 1996.
23 - Morre Leonardo Ferraz de Carvalho, com 58 anos, cronista de ‘O Independente’ e considerado pelo ‘Expresso’ “o pai do jornalismo económico” em Portugal.
24 - Segundo o ‘Expresso’, os canais regionais só em 2001 entrarão em funcionamento, com a entrada em cena da TV digital.
25 - O ‘Notícias da Amadora’, que chegou a ser uma referência na imprensa independente antes do 25 de Abril, festeja 40 anos de vida.
26 - É publicada a Lei 67/98 relativa à protecção de pessoas singulares quanto ao tratamento e circulação de dados pessoais (transposição para a ordem interna da directiva 95/96/CE), contendo disposições polémicas quanto ao exercício do jornalismo.
28 - Governo propõe, na lei do Orçamento de Estado, que a RDP passe a depender apenas da taxa (278 escudos por cada lar).
28 - Segundo o ‘Público’, a RTP e a SIC foram condenadas a pagar, respectivamente 950 e 750 mil escudos de multa por divulgarem publicidade durante alguns dos seus programas.
29 - É tornada público o parecer da AACS sobre os acontecimentos de interesse público cujos direitos exclusivos não podem ser comprados por canais codificados.
30 - Celebram-se os 60 anos sobre “A guerra dos mundos” de Orson Wells, com algumas estações radiofónicas a evocarem a data.
31 - O jornalista da RR José Bastos é contemplado com o Prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha na categoria de rádio.
Internacional
1 - Lançados os primeiros serviços de TV digital na Grã-Bretanha pela British Sky Broadcasting de R. Murdoch, com 140 canais.
12 - Um semanário independente do sul da Sérvia - Nezavisma Svetlost - é publicado com notícias de há 60 anos, velhos poemas e algumas páginas em branco, com a nota de que só assim pode cumprir, sem pesadas multas, uma recente lei da informação que visa controlar ou silenciar os media não afectos ao regime de Milosevic.
21 - O presidente Clinton assina algumas leis relacionadas com a protecção das crianças face à Internet, uma das quais a Children’s On-line Privacy Protection que regulamenta a recolha e uso de informação pessoal junto de e sobre crianças com idades abaixo dos 13 anos.