Julho de 1998

2 - O director do recém-lançado ‘24 Horas’ anuncia a correcção do projecto editorial, que passa pela extinção da revista dominical ‘Extra’ e reconhece que possa ter havido uma “sobrevalorização das potencialidades do mercado.

2 - Assinado um protocolo entre a SIC e o Ministério da Cultura, para divulgação de spots informativos de actividades do MC, em troca da cedência de espaços da alçada do Ministério.

2 - O Cenjor e a Universidade Lusófona assinam protocolo para acções de formação no espaço lusófono.

2 - José Carlos Freitas, presidente da direcção do Clube Nacional da Imprensa Desportiva é eleito líder da Comissão de Futebol da Associação Internacional de Imprensa Desportiva.

3 - Anunciado por ‘O Independente’ um acordo entre a Portugal Telecom e o grupo de distribuição alimentar Jerónimo Martins (Feira Nova, Pingo Doce e cash & carry Recheio) para a distribuição exclusiva de produtos e serviços daquele grupo de telecomunicações.

5 - O Governo guineense acusa a imprensa estrangeira, especialmente a portuguesa, de dar versões favoráveis à Junta Militar, no conflito que eclodiu naquele país.

6 - A Direcção cessante do SJ assina um protocolo com a Liga Portuguesa de Futebol sobre o acesso dos jornalistas aos estádios de futebol.

7 - O Fórum para a Comunicação Social, aberto em Fevereiro pela AACS apresenta uma síntese dos trabalhos dos seus vários grupos e propõe-se constituir-se como entidade independente.

7 - Tomam posse os novos corpos gerentes do Sindicato dos Jornalistas, cuja Direcção é presidida por João Isidro, jornalista free-lancer.

8 - A RTP apresenta em Lisboa o livro “A Televisão nos Açores”.

9 - Os canais Holywood e Eurosport (a seguir à SIC e RTP1) ocupam os primeiros lugares no top de preferências dos utilizadores da TV Cabo, segundo um estudo divulgado pelo ‘Público’.

10 - Apresentadas no Palácio Foz as novas carteiras de jornalista.

11 - Um artigo de Emídio Rangel no DN leva a que a RTP impeça a SIC de utilizar as instalações e meios da RTP-Africa em Bissau para enviar para Lisboa as reportagens sobre a guerra naquele país.

12 - A RTP consegue atingir o primeiro lugar do top ten de programas da semana televisiva (o que não acontecia há mais de três anos) com a transmissão da final do campeonato do mundo de futebol entre o Brasil e a França.

15 - A agência Lusa passa a disponibilizar um serviço especializado de ciência e tecnologia (gratuito através da Internet), no seguimento de um protocolo assinado com o Ministério do sector.

15 - Uma equipa de reportagem da RTP é detida em Bissau pelas tropas senegalesas, sendo o quarto incidente do género com jornalistas, desde o início do conflito armado.

19 - A RTP atinge o share de 28,7, o seu valor mais baixo de sempre.

20 - Estreia na SIC a novela “Torre de Babel”, que no Brasil originou viva polémica, nomeadamente por cenas entre homossexuais, e que levou a Globo a alterar bastante o guião inicial.

22 - Publicada no ‘Diário da República’ a nova Lei da Televisão
22 - O ‘Semanário Económico’ passa a distribuir por fax e e-mail um serviço informativo sobre o mercado financeiro e investimento.

24 - Termina uma série de 30 edições do programa ‘Falatório’, às sextas feiras dedicado aos media, conduzido por Francisco José Viegas.

28 - Anunciado o encerramento das revistas “Ego” e “Inspirações” (Grupo Impala) e de “Viver no Campo” (Grupo Lusomundo).

29 - A Portugal Telecom torna-se uma das grandes vencedoras no processo de privatização das empresas de comunicações do grupo Telebrás (Brasil) e passando a deter 23% na Telesp, a empresa de telefones fixos paulista.

29 - O Ministro da Cultura decide suspender o acesso ao ’site’ Terràvista, na sequência da detecção de uma página com conteúdos pornográficos recorrendo a desenhos do Dragon Ball.

31 - Anunciada a intenção da Lisgráfica de solicitar ao tribunal a penhora de bens do grupo Semanário, como forma de este saldar uma dívida de 120 mil contos já com cinco anos.


Internacional

8 - O Ministério para a Promoção da Virtude e Supressão do Vício do regime afegão dos talibans ordena que sejam destruídos todos os aparelhos de TV, antenas parabólicas e vídeos no prazo de 15 dias.

14 - Reaparece nas bancas um dos principais diários indonésios, silenciado em 1994 por fazer críticas ao regime do então presidente Suharto.

14 - Surge nas bancas o diário “A Manhã de Pequim”, órgão governamental que exprime a abertura económico-social das autoridades chinesas.

20 - Manifestação de jornalistas argelinos, solidários com colegas seus em greve da fome.

22 - Jornal ‘Tribune’, do Estado do Arizona, faz uma edição apenas com as boas notícias, a fim de “valorizar os aspectos positivos da vida quotidiana”.

23 - A CNN e a Sogecable anunciam um acordo para uma versão daquela estação em espanhol.