Dezembro de 1997
1 - Livros, revistas e jornais passam a custar nas regiões autónomas o mesmo que no continente, com a entrada em vigor do DL 284/97.
4 - Governo decide tirar a tutela da pasta da Comunicação Social do âmbito do ministro da Administração Interna, na sequência de críticas por este acumular com a tutela do Serviço de Informações e Segurança.
4 - Iniciam-se na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, as Jornadas sobre TV Regional e Regionalização.
8 - A RTP começa a transmitir alguns dos seus programas em ecrã panorâmico (formato de 16:9).
8 - A Comissão Europeia divulga o Livro Verde para a Convergência das Telecomunicações, Media e Tecnologias de Informação.
13 - Um acordo com a empresa que organiza a Volta a Portugal em Bicicleta faz com que esta prova volte à RTP até ao ano 2000.
16 - Sarsfield Cabral entra em funções como novo director do ‘Público’.
16 - A RTP organiza em diversos pontos do país um ‘casting’ destinado a escolher 180 candidatos a apresentadores de televisão.
17 - Isabel Horta, da SIC, e dois jornalistas do ‘Público’, Nuno Ferreira e Carlos Lopes, vencem o prémio de reportagem (imprensa e televisão, respectivamente) instituído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
19 - Um ex-director de ‘O Independente’, um jornalista deste semanário e a própria empresa proprietária são condenados por abuso de liberdade de imprensa, num processo interposto pelo presidente da Câmara do Porto, Fernando Gomes.
23 - O Governo anuncia , em declarações ao jornal ‘Público’, ir renovar por mais três anos os mandatos dos presidentes da RTP e RDP.
25 - Completam-se 20 anos sobre a morte de Charles Chaplin. A RTP2 dedica ao actor e cineasta a sua rubrica “Cinco Noites, Cinco Filmes”.
29 - O Conselho de Opinião da RTP dá parecer negativo ao Plano de Actividades e ao Orçamento da estação, em reunião com o Conselho de Administração da empresa.
31 - Encerra a delegação de ‘A Capital’ no Porto.
Internacional
4 - Em Washington termina em acordo um congresso de cerca de 400 empresas fornecedoras de serviços na Internet com o vice-presidente Al Gore, com vista à protecção das crianças face à pornografia.
15 - É anunciado projecto da BBC de gravar depoimentos de perto de três mil pessoas a falar sobre as suas vidas durante o século XX, naquele que será o maior arquivo histórico oral da Grã-Bretanha.
17 - Um programa de animação baseado num jogo vídeo da Nintendo é tido como estando na origem da hospitalização de cerca de 700 pessoas, na sua maioria crianças, no Japão, devido a epilepsia fotossensível.
19 - Entra em vigor um novo código de ética profissional da imprensa da Grã-Bretanha, na sequência da onda de críticas surgida com o caso da Princesa Diana.