Novembro de 1997
3 - A TVI começa a emitir, em substituição de “Xica da Silva”, a novela “As pupilas do senhor reitor”, apresentada como “a mais portuguesa das novelas brasileiras”.
5 - A SIC assina com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa um protocolo para a transmissão dos sorteios do Totoloto e da Lotaria.
6 - Inicia-se em Lisboa o 9º Fórum Europeu de Televisão e Cinema, organizado pelo Instituto Europeu de Comunicação, que é presidido por Pinto Balsemão.
7 - Na discussão do Orçamento do Estado para 98, o PSD volta a insistir na ideia da privatização da RTP e da RDP.
10 - A SIC transmite o documentário “Cette télévision c’est la votre”, sobre si própria, da autoria de Mariana Otero e originariamente produzido para o canal franco-alemão ARTE.
11 - Publicado no ‘Diário da República’ o novo regulamento de atribuição e cassação da carteira profissional de jornalista (DL 305/97).
11 - O Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa defende, perante os seus pares, “a necessidade de um diário católico nacional que proponha o pensamento da Igreja”.
11 - É constituído em Lisboa o CIMJ - Centro de Investigação sobre os Media e o Jornalismo.
12 - Debate promovido pela Distrital de Lisboa do PSD sobre o serviço público de TV.
12 - A reportagem “A condição humana”, sobre as urgências dos hospitais portugueses, de Rodrigo Guedes de Carvalho, Dulce Salzedas e Renato de Freitas (SIC) ganha o prémio especial do Festival Figra, França.
13 - Publicado no ‘Diário da República’ o despacho de classificação das rádios temáticas.
14 - O Sindicato dos Jornalistas acusa, em comunicado, a directora da RTP-Açores de ingerência no trabalho da redacção, o que estaria na origem de um crescente mal-estar e demissões de jornalistas.
17 - A agência Lusa passa a sociedade anónima
19 - Inicia-se um ciclo de conferências intitulado “No mundo das ondas, das palavras e das coisas - os labirintos dos media” promovido pela Universidade de Lisboa.
19 - A RTP transmte o filme “A lista de Schindler”, no âmbito de um pacote de filmes de Spielberg disputado também pela SIC.
19 - Os jornalistas Paulo Tavares (TSF), Miguel Ganhão Pereira (TVI) e José Vegar (’Expresso’) partilham o prémio de cinco mil contos de melhor jornalista do ano, atribuído pela Universidade Moderna.
20 - O ministro António Vitorino anuncia a sua demissão, na sequência de uma pergunta do jornal ‘Público’, no âmbito de uma investigação sobre o ‘caso Saleiro’ (governador civil de Beja).
24 - O ‘Público’ lança o Concurso Nacional de Jornais Escolares, contemplando o suporte papel e electrónico.
28 - O grupo Warner-Lusomundo abre ao público, no Centro comercial Maiashopping, na Maia, um multiplex de onze salas de cinema com capacidade para 1673 espectadores.
28 - Lançada a publicação semestral ‘Consumo Obrigatório’, em suplemento ao ‘Diário Económico’.
28 - A Lusomundo e a TV Cabo anunciam a intenção de criar um canal regional no Norte do país, durante o acto de assinatura de um protocolo de participação na ‘Premium TV’ (nova sociedade de TV Cabo para implementação de canais codificados de cinema).
28 - A Lusomundo decide encerrar, por razões económicas, a estação radiofónica FM Radical (que havia nascido como Rádio Energia).
29 - Centena e meia de professores, formadores e investigadores de comunicação fundam em Lisboa a SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.
29 - Vicente Jorge Silva anuncia o fim da sua colaboração no ‘Público’, alegando não querer “ser uma mera presença simbólica do espírito original” do jornal.
29 - A Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas manifesta-se contra o anteprojecto da nova Lei do Cinema elaborado pelo Ministério da Cultura, através do IPACA, nomeadamente devido ao problema das quotas de origem europeia.
Internacional
9 - A BBC lança o canal informativo por cabo ‘News 24′, 24 horas por dia.
24 - Desencadeia-se nos EUA um debate originado pelo facto de a ‘Newsweek’ ter retocado, na sua foto de capa, a dentadura da mulher que teve sete gémeos. A revista foi forçada a alterar a capa.
26 - As estações televisivas italianas assinam um acordo de auto-regulação, que incide sobre a apresentação de cenas violentas, nomeadamente nos programas informativos, entre as 7 da manhã e as 22.30.
27 - O grupo britânico ITN adquire ao grupo francês de telecomunicações Alcatel-Alsthom 49 por cento do Euronews (os restantes 51 por cento continuam nas mãos de 18 estações públicas da Europa).
28 - Associações de pais, de consumidores e sindicais, bem como individualidades do campo da cultura e da educação apresentam em Madrid um manifesto contra o ‘Telelixo’ das televisões.