Outubro de 1997

1 - Sai o primeiro número da revista “PM-Política Mesmo”, do grupo Semanário, dirigida por Pedro Santana Lopes.

4 - Casamento da infanta Cristina, de Espanha, converte-se em acontecimento mediático com megacobertura da TVE.

4 - Estreia na RTP a série juvenil “Riscos”, que aborda problemas das jovens gerações.

5 - A SIC completa cinco anos de vida.

6- Vai para o ar a nova grelha da Rádio Comercial, que pretende concorrer com a RFM.

9 - É inaugurado na Rua do Instituto Industrial, em Lisboa, o Museu das Comunicações, um projecto conjunto do Instituto das Comunicações de Portugal, dos CTT e da Portugal Telecom.

11 - É publicado um decreto-lei que define as condições de emissão, renovação e suspensão ou cassação da carteira profissional de jornalista.

13 - O filme “O Carteiro de Pablo Neruda” completa dois anos ininterruptos de exibição, no cinema Mundial, em Lisboa.

14 - O jornal “A Capital” volta a ter uma única edição, ao princípio da tarde, depois do insucesso de uma edição matutina e outra vespertina, em vigor desde Novembro de 1996.

15 - Dados da APCT divulgados pela ‘Briefing’, relativos ao segundo trimestre, indicam a continuação da tendência de queda nas vendas dos jornais diários, já detectada no primeiro trimestre de 1997.

16 - Constituída a Vox - Associação de Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa, do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Macau, Angola e S. Tomé e Príncipe.

17 - Inicia-se na Universidade Independente, em Lisboa, um curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing Político.

18 - Crónica de João Carreira Bom, na revista do Expresso, no qual Balsemão é comparado ao dono da “Maria” e a SIC referida como empresa de reciclagem de telelixo, leva à suspensão da colaboração do autor.

21 - Polémica em torno do programa da SIC “Os filhos da Nação” pela confusão lançada entre acontecimentos reais e fabricados pelo canal. Por outro lado, no canal franco-alemão ARTE passa o documentário “Cette télévision c’est la vôtre”, sobre a SIC, na qual se evidenciam as práticas internas da estação de corrida às audiências a qualquer preço.

22 - Publicado decreto-lei que igualiza os preços dos jornais e revistas distribuídos nos Açores e Madeira aos do Continente, passando o Estado a assumir as despesas de transporte.

23 - Inicia-se em Lisboa um encontro de dois dias dos professores dos cursos tecnológicos de comunicação, promovido pelo projecto ‘Público na Escola’.

24 - O semanário “O Independente” adopta o formato ‘broadsheet’, passando a revista a designar-se “Indy”.

24 - Dados relativos a Setembro, indicam que o total de clientes de telemóveis em Portugal é de 1.136.342.

24 - Relatório “TV sem fronteiras” relativo a Janeiro 95-Julho 97, divulgado pela Comissão Europeia alude a um excesso de publicidade nos canais portugueses relativamente aos limites impostos na Convenção

25 - Marcelo Rebelo de Sousa, líder do PSD, ameaça vir a propor no Parlamento a privatização da RTP, se se mantiver a alegada “manipulação, parcialidade, injustiça e ineficácia da televisão pública”.

27 - Um protocolo entre a Portugal Telecom e departamentos governamentais prevê a manutenção dos preços de acesso à Internet até ao ano 2000, registando-se mesmo reduções em horários diurnos.

27 - Segundo um relatório do Observatório Europeu do Audiovisual, divulgado em Estrasburgo, Portugal foi o país da União Europeia que mais cresceu em termos de acesso à TV por cabo de 1996 para 1997, passando de 485 mil para 1.116 mil casas cabladas.

28 - A Edipresse anuncia a decisão de suspender a revista ‘História’, depois de 20 anos de publicação.

29 - Sai o primeiro número da revista “Factos” pertencente ao grupo Semanário e dirigida por Dinis de Abreu. Ocupa a maior parte da redacção do extinto “Manhã Popular”.

30 - Luís Penha e Costa é eleito presidente da AIND - Associação da Imprensa Não-Diária, derrotando o candidato da Controljornal, holding de Balsemão.
Internacional

7 - Rupert Murdoch, dono de vários jornais sensacionalistas, defende, num discurso em Adelaide (Austrália), que as medidas de protecção do direito à intimidade apenas aproveita aos poderosos e não ao cidadão comum.

8 - A empresa canadiana Nortel e a britânica United Utilities anunciam uma nova tecnologia que permitirá aceder à Internet através da rede eléctrica e a uma velocidade bastante superior à que é possível pela rede telefónica.

10 - O desenhador Mike Judge decide pôr fim aos seus bonecos Beavis & Butthead, cujas histórias eram emitidas na MTV, suscitando polémicas e queixas junto do canal.

20 - O Departamento de Justiça norte-americano decide investigar eventuais práticas monopolísticas da Microsoft.

20 - Começam nos países da União Europeia os Netd@ys, iniciativa destinada a incentivar a introdução e uso do multimédia e da Internet nas escolas.

23 - A conferência dos presidentes dos grupos políticos do Parlamento Europeu decide atribuir o Prémio Sakharov para a Liberdade de Espírito à jornalista argelina Salima Ghezali, pela sua militância contra a censura e em defesa dos direitos humanos.

28 - Segundo um estudo da organização europeia Prix Niki, as imagens estereotipadas das mulheres na televisão mudaram pouco nos últimos anos (síntese dos resultados no DN).

31 - A livraria Amazon.com, a primeira a vender exclusivamente através da Internet, chega ao milhão de clientes.