Setembro de 1997

3 - No dia em que se vota na Assembleia da República a revisão da Constituição, é inaugurado o Canal Parlamento, distribuído pela TV Cabo, por ora na zona de Lisboa e só a partir dos inícios de 1998 em todo o país.

8 - Inicia-se mais um Curso da Arrábida, dirigido por Mário Mesquita, sobre “Jornalismo: transmissão de conhecimentos ou degradação do saber?”.

9 - A TV Cabo, a SIC e a Globo constituem um consórcio com vista à criação de uma empresa de ‘pay TV”, num negócio da ordem dos dois milhões de contos.

9 - Surge nas bancas a nova revista “Super Moto”.

11 - A SOCI compra a rede de rádio regional do Sul, onde opera a Rádio Nostalgia, juntando-a às duas redes nacionais da Rádio Comercial, que também comprou em Abril último. Passa a ser assim o segundo maior operador privado de rádio, a seguir à Igreja Católica.

13 - Daniel Catalão recebe o prémio de Grande Reportagem da Associação Portuguesa de Radiodifusão.

15 - Inicia-se na RTP2 um espaço diário de programação ocupado proporcionalmente por 13 confissões religiosas, previsto na Lei de Televisão desde 1990.

15 - A SIC inicia emissões de quatro horas diárias para França, na sequência de um acordo entre a estação e a TPS - Télévision par Satellite.

16 - A Antena 1 passa a incluir o programa Contra-informação na sua programação diária

17 - É divulgado o ante-projecto governamental de Lei da Televisão, suscitando polémica a medida que prevê restrições em matérias informativas difundidas antes das 22 horas.

19 - O director do Público, Nicolau Santos, demite-se do cargo, depois de, na véspera, se terem demitido todos os directores-adjuntos e subdirectores, bem como a maior parte dos editores. Nuno Pacheco fica a assegurar o cargo.

19 - Morre aos 79 anos Ramiro Valadão, presidente da RTP na altura do 25 de Abril e que continuava a definir-se como “antidemocrático”.

23 - Estreia na RTP1 a novela portuguesa “A Grande Aposta”, produzida pelas NBP.

26 - O Conselho de Opinião da RTP decide criar grupos de trabalho para acompanhar seis áreas específicas da programação: produção nacional, infância e adolescência, violência, língua, cultura e património, informação e desporto.

27 - Segundo o “Expresso”, a CGD terá notificado a Universidade Católica, o Santuário de Fátima e a Rádio Renascença, entre outras instituições ligadas à Igreja, para pagarem de imediato 2,3 milhões de contos relativos à dívida contraída pela TVI.

27 - Também segundo o “Expresso”, Pinto Balsemão escreveu a Arons de Carvalho a manifestar a sua discordância de fundo com o anteprojecto de nova lei de televisão.

29 - Inicia-se na RTP a emissão de “O Jardim da Celeste”, um programa educativo com 90 episódios de meia hora, direccionado para o público dos 2 aos 6 anos.
Internacional

6 - Funeral da princesa Diana seguido pela TV por largas centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

18 - O magnata e dono da CNN Ted Turner anuncia a intenção de doar 1000 milhões de dólares à ONU ao longo dos próximos dez anos.

25 - A Imprensa inglesa decide subscrever um código de boa conduta que limita os movimentos dos jornalistas, nomeadamente dos fotógrafos, na sequência da polémica aquando da morte da princesa Diana.

30 - A Microsoft lança a nível mundial a versão 4.0 do Internet Explorer.