Julho de 1997
2 - A Secretaria de Estado da Comunicação Social abre uma página na Internet com a principal legislação do sector, documentação diversa, um fórum aberto sobre TV e links para outras instituições (www.secs.pt).
3- A AR aprova uma resolução relativa ao regime de difusão dos trabalhos parlamentares nas redes públicas e privadas de televisão por cabo.
4 - Apresentado à imprensa o primeiro filme hard-core cem por cento produzido em Portugal: “Fim de semana lusitano”.
5 - Apresentado no Porto o Anuário 96 dos fotógrafos portugueses de imprensa, uma iniciativa do SJ.
8 - Herman José interrompe a série “Herman Enciclopédia”, iniciada três meses antes, e considerada pela crítica como do melhor que o artista já fez em televisão.
9 - Os três operadores de TV em Portugal, sob a mediação da AACS, assinam um acordo de auto-regulamentação com vista à inserção de uma sinalética sobre a violência nos ecrãs.
10 - Um estudo da Mediaplanning indica que cerca de 660 mil portugueses maiores de 15 anos são utilizadores da Internet, metade das quais utilizadores regulares.
12 - O Expresso abre uma página na Internet, com algumas peças de cada edição, anunciando a intenção de ter o jornal todo acessível on-line até Janeiro de 1998 (www.expresso.pt).
14 - A AACS decide aplicar à SIC uma coima de quinze mil contos por a estação não ter depositado a sondagem à boca das urnas nas eleições regionais de Outubro de 1996 nem ter apresentado ficha técnica.
16 - Votado na especialidade o texto da revisão constitucional que reitera a constitucionalização do serviço público de rádio e televisão, princípio que o PSD queria ver retirado do texto fundamental.
17 - O Governo aprova um decreto-lei que define o regime de operadores de rede de distribuição de TV por cabo.
18 - Segundo o DN, a SIC cancelou o apoio de 35 mil contos a um filme de Paulo Branco por ele ter dito àquele jornal que a estação “roçava a pornografia”.
19 - António Sala anuncia a intenção de deixar a apresentação do programa Despertar, da Renascença, o de maior audiência na rádio portuguesa.
20 - Antestreia do filme “Porto Santo” de Vicente Jorge Silva.
23 - Assembleia de accionistas da TVI aprova contas de 1996 com um prejuízo de 16,9 milhões de contos.
24 - O Grupo PRISA e a Editoriale La Reppublica vendem as suas participações (de 16,75% cada uma) na Público-Comunicação Social a Belmiro de Azevedo (Pargeste - Interlog).
28 - A AACS dá parecer favorável à nomeação de David Borges para director de informação da RDP, em substituição de Adelino Gomes, que se havia demitido.
30 - Lançado o primeiro número da revista social VIP, do grupo Impala, com uma tiragem de 210 mil exemplares.
31 - A agência Lusa transforma-se em sociedade anónima de capitais maioritariamente públicos e aumenta o seu capital social, como medidas para sanear as contas da empresa.
31 - A Assembleia da República aprecia um pedido de ratificação de um ponto do decreto-lei da Rádio, no sentido de reduzir a potência das rádios locais, confinando a sua recepção aos concelhos para que se encontrem licenciadas.
31 - Encerra a estação XFM, do Grupo Lusomundo.
Internacional
2 - Bill Clinton apresenta relatório sobre o desenvolvimento da Internet, defendendo a rede mundial como área de comércio livre de impostos e calculando que, dentro de 10 anos, ela será palco de 10 a 20% das transacções comerciais.
2 - Morre com 89 anos o actor norte-americano James Stewart