Maio de 1997
2 - O programa da SIC ‘Os Donos da Bola’ revela uma cena de alegados encontros secretos e violência com prostitutas durante um estágio da selecção nacional num hotel da Costa do Estoril há cerca de ano e meio. O assunto origina forte polémica.
3 - O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado na Guarda com um debate centrado no problema do segredo de justiça.
4 - Mais de três mil figurantes participam em Lisboa nas filmagens com vista a uma campanha publicitária da Galp.
5 - Inicia-se em Barcelona o congresso anual da Organization of News Ombudsmen (ONO), com a participação de ombudsmen de quinze países, entre os quais dois de Portugal.
8 - O PSD apresenta na AR um projecto para alteração da Lei de Serviço Público de TV que retoma o Contrato de Concessão do Executivo laranja, de 17 de Março de 1993, entretanto revogado pelo actual governo socialista.
13 - É anunciado que José Costa Ramos, substituto de Fonseca e Costa na Tóbis e assessor do ministro da Cultura, vai coordenar a comissão interministerial que acaba de constituir-se para propor acções nos sectores do cinema, audiovisual e telecomunicações.
15 - A Rádio Comercial é vendida ao grupo de Comunicação SOCI, menos de quatro anos depois de a Presselivre a ter adquirido ao Estado.
15 - A Comissão Europeia aprova a empresa conjunta formada pela Sogecable, a norte-americana Warner e a portuguesa Lusomundo para a exploração de salas multiplex em Espanha.
16 - É assinado o protocolo entre a RTP e a Comissão do Tempo de Antena das Instituições Religiosas, após sete anos de negociações.
17 - O Secretário de Estado da Comunicação Social diz no ‘Expresso’ que o Governo vai impor “regras e punições muito mais severas” se as TV’s não chegarem a acordo para diminuir os níveis de violência.
21 - Os responsáveis da Central FM, rádio que abriu em Outubro passado, anunciam o despedimento colectivo dos mais de 20 trabalhadores da empresa.
23 - As agências noticiosas dos PALOP’s oficializam a criação de um serviço central em Lisboa para difundir as notícias mais importantes para os sete países.
26 - Inicia-se em Lisboa um colóquio sobre “Sondagens e Opinião Pública” com a participação de nomes como Dominique Wolton, Patrick Champagne, Augusto Santos Silva, Vilaverde Cabral, Jorge de Sá, etc.
27 - Publicado o decreto-lei que regula o licenciamento das estações emissoras de rádio e que, entre outras novidades, permite a estações que emitam há pelo menos três anos, poderem passar a temáticas, mediante concurso
29 - O ‘Público’ revela um parecer da Comissão de Aplicação de Coimas em Matéria de Publicidade que considera legal a inserção de referências a patrocínios ao longo de um programa televisivo.
30 - O novo presidente da TVI faz depender futuro do canal da resposta dos bancos credores às linhas da nova administração para a viabilização da empresa.
30 - O programa da SIC ‘Donos da Bola’ utiliza câmaras ocultas para gravar um contacto com um médico para obter um medicamento destinado a jogadores.
31 - Termina o programa de cinema da TVI intitulado “Lauro António Apresenta…”, que existia desde o início da estação.
Internacional
1 - Segundo o Observatório Europeu do Audiovisual, o ano de 1996 foi o melhor ano em termos de idas ao cinema desde 1985 nos países da União Europeia, embora para ver esmagadoramente películas norte-americanas. Os motivos devem-se, nomeadamente, à abertura de novas salas, especialmente em formato multiplex.
2 - Morre no Brasil, com 75 anos, o pedagogo Paulo Freire, autor, nomeadamente, de “Pedagogia do Oprimido”.
2 - Ted Turner, fundador da CNN e nº2 da Time Warner defende, numa conferência internacional de jornalistas, que se deveria dar mais informação das coisas positivas e menos das negativas.
9 - É anunciada uma decisão da FCC dos EUA que reduzirá drasticamente o preço do telefone no acesso à Internet por parte das bibliotecas, universidades e escolas publicas norte-americanas.