Abril de 1997
2 - Iniciam-se as emissões experimentais com comentários em português do canal Eurosport, que junta a TV Cabo e a RTP.
3 - Greve na agência Lusa pelo cumprimento de um acordo assinado em 1995.
3 - O novo Presidente do CA da TVI, Paes do Amaral, anuncia a intenção de vender os 51 por cento da RETI, como primeiro passo para o saneamento do canal.
4 - O Presidente da República inaugura no Porto o Museu de Imprensa/Jornais e Artes Gráficas, instalado na zona do Freixo.
7 - Aparece nas bancas o primeiro número do novo diário “Manhã Popular”, um tablóide dedicado ao fait divers, sociedade e desporto, além de informações úteis.
7 - A segunda edição dos Globos de Ouro da SIC e “Caras” atribui a maioria dos prémios mais significativos a programas da RTP.
7 - O DN inicia a publicação de uma rubrica diária, da autoria de Domingos Amaral, dedicado à análise dos telejornais.
10 - Um consórcio constituído pela RR e pela RDP ganha o concurso para a cobertura da EXPO-98. A cobertura televisiva estará a cargo da RTP, ao passo que o diário impresso sairá como encarte do DN.
10 - A Comissão de Assuntos Constitucionais da AR repõe o porte pago a cem por cento (embora sujeito a condições), ao aprovar o texto final do Sistema de Incentivos do Estado aos OCS.
10 - Assinado contrato de venda da Rádio Comercial, da Presslivre, à SOCI.
10 - A Rádio Renascença, “a mais ouvida” há quase 20 anos, comemora o seu 60º aniversário.
11 - Rui Teixeira da Mota é eleito presidente da Associação de Telespectadores (ATV), em substituição de Lima Rego.
12 - Segundo notícia do ‘Público’, Pinto Balsemão e Carlos Barbosa decidem fundir num único jornal o ‘Autosport’ e o ‘Volante’.
13 - Inicia-se uma campanha publicitária gratuita, proposta pela Young & Rubicam, visando sensibilizar para o boicote a produtos com marca ‘made in Indonesia’.
15 - É tornada pública a intenção do ‘Expresso’ de despedir 15 trabalhadores da Redacção, como medida de redução de custos.
16 - Os grupos Portugal Telecom e Telefónica (Espanha) anunciam uma aliança com vista ao mercado brasileiro, latino-americano e africano de telecomunicações.
16 - O DN informa que a SIC assegurou no MIPCOM, em Cannes, um contrato com a norte-americana Saban para a emissão de perto de 1600 episódios da série Power Rangers e outras séries de acção para crianças, ao longo dos próximos quatro anos.
17 - O Conselho de Ministros aprova o Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal (entretanto disponibilizado on-line em: www.missao-si.mct.pt).
17 - É anunciada a recente criação do Painel de Leitores do Público, constituído para “melhorar o jornal” e contribuir para a criação de “novas áreas de interesse”.
20 - A SIC termina a semana com o maior share semanal da sua história: 52,4%.
21 - A Biblioteca Nacional inaugura um serviço de acesso gratuito à Internet, limitado a apontadores de informação bibliográfica.
21 - Inicia-se em Lisboa, prolongando-se até 24, o 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Língua Portuguesa, uma iniciativa do Observatório da Imprensa, com o tema “Jornalismo, um humanismo servido quente na bandeja da tecnologia”.
24 - O Conselho de Ministros aprova propostas de alteração às leis de Televisão (possibilidade de os operadores de cabo criarem as suas emissões) e de Imprensa.
24 - O Governo faz a apresentação pública do Livro Verde para a Sociedade da Informação.
28 - A TVI inicia uma mudança na grelha de programação: em prime time, antecipa a novela brasileira Xica da Silva e coloca o telejornal às 21.30.
Internacional
18 - Abre em Washington o Newseum, um museu interactivo da informação e da história do jornalismo, promovido pela Fundação Freedom Forum.
25 - A Fox (EUA), de Rupert Murdoch. a festejar o seu 10º aniversário, torna-se a terceira maior cadeia norte-americana, atrás da NBC e ABC.