
2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|83 
 

2010 
Janeiro  

 
06 | No âmbito da investigação de alegadas interferências do poder político na 
comunicação social, a ERC ouve o empresário Joaquim Coimbra, accionista do 
semanário Sol, que disse não ter sentido pressões políticas enquanto accionista e 
remete a questão para outros envolvidos no processo. 

 

11 | RTP vai avançar com um novo programa de comentário político, a partir de 
Fevereiro, que substituirá os dois espaços de comentário: Notas Soltas, com 
António Vitorino, e As Escolhas de Marcelo, com Marcelo Rebelo de Sousa. 

 

 

 
13 | Governo atribui 45 mil euros para a criação de um banco de dados online 
sobre os investimentos publicitários do Estado nos media ao Gabinete para os 
Meios de Comunicação Social. 

  

14 | ERC ouve o Director-adjunto do semanário Sol, José António Lima, que 
garante que uma pessoa próxima do Primeiro-Ministro tentou interferir no jornal, 
corroborando as acusações do director da publicação. 

 

  

 

14 | Conselho Regulador da ERC emite um comunicado dando conta da 
aprovação, por unanimidade, do parecer sobre a operação de concentração relativa 
ao Grupo Media Capital. Este parecer, relativo à oferta pública de aquisição 
(OPA) à Media Capital, refere que a Ongoing tem de vender os cerca de 22% 
que detém na Impresa para lançar uma OPA sobre 35% da Media Capital (grupo 
proprietário da TVI detido pela Prisa) e foi já entregue à Autoridade da 
Concorrência.  



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|84 
 

20 | Director de Informação da RTP, José Alberto Carvalho, comunicou a Marcelo 
Rebelo de Sousa que, apesar da saída anunciada de António Vitorino, quer que 
mantenha o seu comentário político na estação pública, desde que a ERC não 
veja problema nisso. Em causa estão declarações do Presidente da ERC, num 
artigo do jornal Público, do dia 17, no qual se podia ler: “Se António Vitorino 
decidiu deixar o seu programa de comentário, nada impõe ou sequer justifica, no 
entender da ERC, que, só por esse motivo, Marcelo Rebelo de Sousa deva ver 
o seu programa terminado”. 

 

 

 
21 | ERC autoriza a actividade de dois novos serviços de programas televisivos da 
SPORT TV, um dedicado aos PALOP que chegará primeiro a Angola, e outro 
dedicado ao golfe. 

 

27 | De acordo com a proposta de Orçamento de Estado para 2010, as empresas 
de comunicação social tuteladas pelo Estado (RTP, RDP e Lusa) vão receber 
este ano 164,7 milhões de euros, mais 2,3 por cento do que em 2009. 

 

 

 

28 | Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação diz à Lusa que a limitação 
do acesso às emissões televisivas de pessoas com deficiência é uma “violação 
grosseira dos direitos destes cidadãos”, no seguimento da suspensão de um plano 
estabelecido no ano passado pela ERC para obrigar as televisões em sinal aberto 
(RTP, SIC e TVI) a facultarem audiodescrição nos programas. Em curso estará, 
também, uma providência cautelar interposta pelos operadores privados, o que 
suspende a obrigatoriedade do cumprimento dos termos do plano até que haja 
decisão do tribunal. 

 
 

Fevereiro 

 
01 | Bloco de Esquerda diz que a ERC deve abrir um inquérito na sequência do 
artigo escrito por Mário Crespo que o Jornal de Notícias não publicou, no qual o 
jornalista tecia acusações contra o Governo. 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|85 
 

03 | ERC decide, em reunião ordinária, abrir um processo de averiguações ao 
“caso Mário Crespo”, com base nas três queixas que lhe foram apresentadas. 
Estas queixas decorrem de um artigo que o jornalista Mário Crespo escreveu, no 
qual fazia acusações ao Governo, com vista à publicação no Jornal de Notícias. 
Apesar de ser um espaço para o qual escrevia semanalmente, Mário Crespo não 
viu este artigo publicado e cessou a sua colaboração com o diário. 

 

 

 

05 | Sindicato dos Jornalistas apela, em comunicado, à intervenção da ERC e da 
Assembleia da República com vista à averiguação das suspeitas levantadas através 
da publicação, no jornal Sol, de despachos de magistrados e de excertos das 
escutas telefónicas do processo “Face Oculta”, que sugerem a existência de um 
plano para controlar os media, envolvendo o Governo e várias personalidades. 

 

09 | ERC mantém as indicações que havia apresentado no projecto de parecer 
divulgado a 14 de Janeiro de que o grupo Ongoing terá de vender a sua posição 
na Impresa para que possa adquirir a Media Capital. 

 

 

 

10 | Edição de hoje do jornal i revela que Marcelo Rebelo de Sousa vai deixar o 
espaço de comentário que tem aos domingos à noite na RTP e que já terá 
comunicado a decisão à direcção da estação pública. O comentador não pretende, 
então, renovar o contrato que tem com a RTP e que termina no próximo mês de 
Março. 

 

11 | Ongoing prepara-se para vender as posições que detém na Impresa e na 
operadora Zon Multimédia a um fundo de investimento norte-americano gerido pela 
Goldman Sachs. 

 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|86 
 

 12 | ERC autoriza o início das emissões do novo canal das Produções Fictícias, o 
canal Q, no operador Meo. 

 

12 | De acordo com a edição de hoje do Sol, o Presidente da ERC, Azeredo 
Lopes, chamou “patético”, “doentio” e “pequeno tiranete” a Luís Gonçalves da 
Silva. Segundo o mesmo jornal, este não será episódio único. 

 

 

 
12 | Francisco Pimentel, advogado de Manuela Moura Guedes, enviou ao 
procurador-geral da República um requerimento no qual pede a Pinto Monteiro 
para abrir um inquérito contra o Primeiro-Ministro, José Sócrates, por suspeitas de 
atentado contra o Estado de direito. 

 

15 | Ongoing diz estar a ultimar a venda da participação de 23% que detém na 
Impresa, para concluir a aquisição da participação na Media Capital. 

 

 

 

18 | Comunicado de jornalistas da TVI: 58 jornalistas da estação assinaram o 
documento para afirmarem que “não sentiram nem sentem, até ao presente, 
qualquer constrangimento no desempenho cabal do seu trabalho” e reagirem a 
notícias que colocam em causa o seu “bom nome”. Este episódio surge no dia 
em que as edições da revista Sábado e do diário Correio da Manhã referem que 
a direcção da TVI, liderada por Júlio Magalhães, foi acusada na ERC de travar 
notícias sobre o caso “Freeport”. 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|87 
 

19 | Comunicado da Fundação Luís Figo anuncia que vai remeter uma queixa à 
ERC por violação, de alguns órgãos de comunicação social, de deveres 
jornalísticos e nega ter recebido quantias da PT ou da Taguspark bem como as 
notícias de um alegado envolvimento na campanha do PS para as legislativas. 

 

 

 

22 | ERC vai enviar um questionário às principais empresas de media para saber 
quem são os proprietários dos órgãos de informação. A actualização de informação 
desta índole é exigida por lei, sendo a primeira vez que a entidade exerce esta 
competência. Caso as empresas não respondam, a ERC pode aplicar uma contra-
ordenação. Esta iniciativa surge numa altura em que os socialistas insistem em 
saber quem são os proprietários do semanário Sol. O objectivo é criar uma base 
de dados sobre a propriedade das empresas e zelar pela transparência da 
propriedade dos media, tendo sido um projecto, aprovado a 15 de Janeiro, que 
resultou das propostas de Estrela Serrano e Azeredo Lopes. 

 

24 | Candidato à liderança do PSD, Castanheira Barros, anuncia que a entidade 
reguladora o receberá em audiência no dia 4 de Março, por considerar estar a 
ser boicotado pela imprensa. O político adianta ainda que solicitou à ERC uma 
“forma preventiva” para impedir que os debates televisivos entre os candidatos à 
liderança do partido se façam a três e admite apresentar uma providência cautelar 
caso seja excluído dos mesmos. 

 

 

Março 

 
02 | Numa audição na Comissão de Ética, o administrador-delegado da Media 
Capital, Bernardo Bairrão, diz que a administração da TVI terminou com o Jornal 
Nacional de Sexta para “defender a independência, rigor e isenção” do conteúdo 
do programa, negando qualquer actuação fora dos trâmites legais. 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|88 
 

17 | A Moore Stephens & Associados foi a empresa vencedora do concurso 
público para realizar a auditoria do serviço público de televisão referente aos anos 
de 2003 a 2005, segundo deliberação da ERC. Em causa estão anos anteriores 
à tomada de posse da ERC, tendo já sido efectuadas as auditorias de 2007 e 
2008. 

 

 

 
18 | ERC emite comunicado no qual refere que irá participar do Sport Lisboa e 
Benfica ao Ministério Público devido a várias queixas feitas por vários órgãos de 
informação por restrição do direito de acesso dos jornalistas. 

 

19 | Conselho Regulador da ERC delibera considerar “improcedente a pretensão da 
PT Comunicações, SA”, que visava a revogação do título habilitante de operador 
de distribuição que lhe foi atribuído no âmbito do concurso público relativo à 
componente paga da plataforma de TDT. 

 

 

 

24 | Jorge Lacão, ministro dos Assuntos Parlamentares, nega intenção de privatizar 
a RTP. Na Assembleia da República, o ministro responsável pela pasta da 
Comunicação Social diz que não há intenção de vender mas sim de fazer um 
“ajustamento ao contrato de serviço público”. 

 

24 | ERC chama a atenção dos intervenientes do processo eleitoral em curso do 
PSD e dos meios de comunicação social para a proibição legal de publicação, 
difusão, comentário, análise e projecção de resultados de sondagem ou inquérito 
de opinião que se relacionem com a escolha dos titulares dos órgãos de partidos 
políticos, no dia anterior ao da sua realização. 

 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|89 
 

 

29 | PSD rejeitou, na semana passada, um debate de urgência na Assembleia 
Legislativa da Madeira sobre a liberdade de expressão e apoios à comunicação 
social na região, proposto pelo BE. Além disso, prepara-se para “chumbar” uma 
comissão de inquérito, que o PS vai requerer hoje, para avaliar a interferência do 
Governo Regional na comunicação social. Em causa estão as pressões e ameaças 
de Alberto João Jardim, confirmadas num inquérito aos jornalistas madeirenses. 

 

30 | Autoridade da Concorrência (AdC) opõe-se à operação negocial entre a 
Ongoing e a Prisa para a compra de até 35% da Media Capital por 122 milhões 
de euros. Não se concretiza, assim, a Oferta Pública de Aquisição (OPA). Uma 
vez que a Ongoing não conseguiu vender a posição de 23% na Impresa e este 
era um requisito imposto pela ERC para viabilizar o negócio, a AdC estava sujeita 
à aprovação da entidade reguladora. 

 

 

 

31 | Parecer favorável da ERC relativamente à nomeação de Alberto Gil Caires 
Baptista Rosa para Director de Canais do Centro Regional da RTP Madeira, uma 
deliberação que decorre da apresentação de um pedido apresentado pelo Conselho 
de Administração da RTP a 2 de Março deste ano, para a criação de novos 
cargos “no âmbito da reorganização dos seus serviços de rádio e televisão na 
Região Autónoma da Madeira”. 

 

Abril 

 
01 | Pais do Amaral negoceia com a Prisa posição de cerca de 30% na Media 
Capital. 

 

13 | O socialista António Vitorino e dois responsáveis da Prisa, Juan Luís Cébrian 
e Manuel Polanco, têm até ao final da próxima semana para responderem às 
acusações feitas na ERC de interferência dos poderes económico e político no 
grupo. O Presidente da ERC justifica estas notificações com o facto de terem 
sido nomes frequentemente referidos no decorrer da investigação ligada a este 
processo. 

 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|90 
 

 

14 | ERC dá razão a Rui Paulo Figueiredo, assessor jurídico de José Sócrates, 
relativamente à queixa que apresentou contra o Público, a 18 de Setembro. O 
motivo foi a publicação de uma notícia de 19 de Agosto de 2009 que retratava 
que Rui Paulo Figueiredo teria acompanhado uma visita de Cavaco Silva à 
Madeira com propósitos que levantavam suspeitas, não se verificando o princípio 
do contraditório. À data, várias questões se levantavam quanto à possibilidade de 
haver escutas em Belém e de se estar sob vigilância do Governo. 

 

15 | Conselho Regulador da ERC delibera não autorizar o exercício da actividade 
de televisão através do serviço de programas temático de conteúdos sexuais para 
adultos, de cobertura nacional denominado “Hot Nights”, requerida pela Filmes 
Hotgold – cinema, vídeo e distribuição, S. A., por considerar que não preenche 
os requisitos legais que indiquem que é um serviço de acesso condicionado. 

 

 

 

20 | O deputado do Partido Socialista, Ricardo Rodrigues, vai pedir ao Tribunal da 
Relação de Lisboa o levantamento do sigilo profissional do jornalista da TVI, 
Carlos Enes. Os socialistas pretendem que Carlos Enes, hoje a prestar 
declarações no Parlamento, seja obrigado a revelar os nomes dos dois deputados 
do partido e de um assessor socialista, que lhe falaram de pessoas a afastar da 
estação privada, na altura em que a Prisa estava a negociar com Miguel Pais do 
Amaral a aquisição da Media Capital.  

 

20 | Ouvido na Comissão de Ética no âmbito do caso TVI, o Presidente da ERC, 
Azeredo Lopes, afirmou que as maiores ameaças à liberdade de imprensa estão 
mais na precariedade financeira dos media e no advento das redes sociais do 
que nas pressões governamentais.  

 

 

 

23 | ERC anuncia, através de comunicado, que vai proceder à abertura de 
processos contra-ordenacionais contra o Público e a TVI por não fornecerem os 
elementos solicitados pelo regulador no âmbito do processo de análise do 
cumprimento do princípio geral da igualdade de oportunidades das diferentes 
candidaturas durante o período eleitoral para as eleições legislativas de 2009 por 
parte dos órgãos de comunicação social. 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|91 
 

29 | Conselho Regulador da ERC delibera o arquivamento do processo relativo às 
pressões políticas e económico-financeiras denunciadas pelo Director do jornal Sol, 
por considerar que não foi possível provar os alegados factos invocados. O 
director da publicação, José António Saraiva, elogia o trabalho do regulador mas 
diz não estar surpreendido com o arquivamento. 

 

 

 

30 | No âmbito do III Encontro de Reguladores Ibéricos de Comunicação Social, 
subordinado ao tema “Serviço Público de Televisão” o Presidente da ERC, 
Azeredo Lopes, afirmou que o serviço público de televisão português “imita” 
tendencialmente a concorrência privada e pode até “ilegitimamente” estar a invadir 
áreas que não lhe competem. 

 

Maio 

 

04 | O Tribunal Administrativo Central Sul revogou a sentença que suspendia a 
eficácia da Deliberação 3/LIC-TV/2009, na qual o Conselho Regulador da ERC 
determinava a exclusão das duas candidaturas concorrentes ao concurso para a 
atribuição do 5º canal (a ZON e a Telecinco) por considerar que não 
agregavam os “requisitos legais e regulamentares para admissão a concurso”. 

 

05 | A comissão de Ética, Sociedade e Cultura apresenta o projecto de relatório 
das audições realizadas sobre o exercício da liberdade de expressão em Portugal, 
que surgiu na sequência de acusações a alegadas interferências do poder político 
e económico em órgãos de comunicação social. O projecto, da responsabilidade 
da deputada do PCP, Rita Rato, será discutido e votado na próxima semana, 
depois de serem analisadas alterações e propostas de todos os grupos 
parlamentares. 

 

 

 

06 | Após recepção de uma exposição da Confederação Portuguesa dos Meios de 
Comunicação Social (CPMCS), que relata limitações impostas pelo Sport Lisboa e 
Benfica quanto à transmissão em directo de acontecimentos do pós-jogo Benfica-
Rio Ave (a decorrer no dia 8), o Conselho Regulador da ERC realça, em 
comunicado, que “não estará em causa o direito de acesso dos jornalistas ao 
evento em causa para fins de cobertura informativa, consagrado nos artigos 9.º e 
10.º do Estatuto do Jornalista”. 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|92 
 
 

06 | A respeito do caso da apropriação de dois gravadores de jornalistas da 
revista Sábado por parte do deputado Ricardo Rodrigues, o Conselho Regulador 
da ERC refere, em comunicado, que “não avalia o cumprimento individual de 
obrigações éticas, deontológicas ou jurídicas de jornalistas” e que comunga da 
preocupação manifestada pelo Sindicato dos Jornalistas acerca da possibilidade de 
os aparelhos conterem informação de processos sob segredo de justiça. 

 

 

 

12 | Data da deliberação da ERC relativa à auditoria à RTP, empresa 
concessionária do serviço público de rádio e televisão de Portugal, referente ao 
ano de 2008, tendo o Conselho Regulador determinado “submeter, para efeitos 
da pronúncia do operador, o relatório de auditoria promovida pela KPMG & 
Associados, SROC, S.A., para efeitos de apreciação do cumprimento das 
obrigações impostas pelo contrato de concessão, referente ao ano de 2008, e o 
Relatório de Regulação, também de 2008, elaborado pela ERC, na parte que 
respeita ao serviço público de televisão”. A RTP passa a dispor de 10 dias úteis 
para se pronunciar. 

 

13 | PS-Madeira anuncia que vai solicitar, na Assembleia Legislativa, a abertura 
de um inquérito parlamentar e a intervenção da ERC face à “tentativa de 
controlo” dos meios de comunicação social pelo Governo Regional. 

 

 

 13 | Demissão de Luís Calisto do cargo de Director do Diário de Notícias da 
Madeira, com acusações ao Governo da Região Autónoma.  

 

14 | A Agência Lusa interpôs um processo judicial contra o Estado no valor de 
quase 4 milhões de euros por atrasos no pagamento de créditos já vencidos que 
o accionista principal da empresa deveria ter pago. 

 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|93 
 

 
14 | O administrador-delegado da Media Capital, Manuel Polanco, garantiu hoje no 
Parlamento que a empresa nunca recebeu queixas de membros do Governo 
português em relação ao Jornal de Sexta daTVI, findo em Setembro do ano 
passado. 

 

19 | A Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura aprova, com o voto 
contra do PS, o relatório das audições realizadas sobre o exercício da liberdade 
de expressão em Portugal. 

 

 

 
20 | ERC delibera autorizar o exercício da actividade de televisão através do 
serviço de programas temático de séries e novelas de cobertura internacional e 
acesso não condicionado com assinatura, denominado “ZAP Novelas”, requerido 
pela Zon Lusomundo TV, Lda. 

 

20 | ERC delibera instaurar um procedimento contra-ordenacional contra a SIC por 
incumprimento do tempo reservado à publicidade no serviço de programas, 
referente ao mês de Março de 2010, conforme o disposto no artigo 40.º da Lei 
da Televisão. 

 

 

 

20 | Data da deliberação da ERC relativa à auditoria à RTP, empresa 
concessionária do serviço público de rádio e televisão de Portugal, referente ao 
ano de 2006. De acordo com a deliberação, as notas dos incumprimentos 
encontrados versam sobre o “défice de programas com função formativa, cultural e 
educativa” bem como sobre a “escassez de programas infantis e dirigidos a 
minorias”. 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|94 
 

20 | ERC autoriza o exercício da actividade de televisão através de um serviço de 
programas televisivo temático de cobertura nacional e acesso não condicionado 
com assinatura denominado “TVI Internacional”. O projecto terá lugar inicialmente 
em Angola mas está prevista a distribuição para o território dos outros PALOP. 

 

 

 20 | ERC delibera instaurar um procedimento contra-ordenacional contra a RTP por 
incumprimento do horário de programação em diversos dias do mês de Fevereiro. 

 

24 | ERC faz levantamento das medidas levadas a cabo pelos operadores de 
televisão para públicos com necessidades especiais, relativamente ao 3º 
Quadrimestre de 2009 e ao 1º Trimestre de 2010. Estas medidas decorrem de 
imperativo legal (artigo 34º da Lei da Televisão), devendo os operadores 
assegurar o acompanhamento das emissões televisivas por pessoas com 
necessidades especiais, disponibilizando medidas como a legendagem, a 
interpretação por meio de língua gestual, a áudio-descrição ou outras técnicas. 

 

 

 

26 | ERC delibera o arquivamento da queixa relativa à participação do Presidente 
do Governo Regional da Madeira contra o Público, no âmbito do chamado caso 
das escutas de Belém, a 21 de Setembro de 2009. Alberto João Jardim 
mencionava, na referida participação, que a Madeira era utilizada para “forjar 
factos noticiáveis, numa sucessão de campanhas mentirosas absolutamente 
inaceitáveis”. 

 

28 | Esclarecimento da entidade reguladora, a propósito de afirmações de Eduardo 
Cintra Torres na coluna “Olho Vivo”, publicada na edição de hoje do Público. A 
ERC afirma que estão disponíveis, no site da entidade, a Deliberação 1-I/2006, 
que adopta a Recomendação 7/2006, referentes ao artigo escrito por Eduardo 
Cintra Torres (sob o título “Como se faz censura em Portugal”, da edição de 
20 de Agosto de 2006 do Público), contrariamente às referências do autor, de 
que estaria "truncada”. No esclarecimento, é acrescentado que a ERC irá recorrer 
da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto de anulação da referida 
deliberação. 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|95 
 

Junho 

 
09 | Conselho Regulador da ERC delibera, por unanimidade, arquivar o processo 
relativo à queixa apresentada pelo jornalista Mário Crespo contra o Director do 
Jornal de Notícias, por alegada censura ao recusar a publicação da crónica “O 
Fim da Linha”, na edição de 1 de Fevereiro de 2010. 

 

14 | Divulgação, no site da entidade reguladora, do Relatório de Regulação e do 
Relatório de Actividades e Contas relativos ao ano de 2009. 

 

  

 
30 | Apresentação de estudo da ERC intitulado “Imprensa Local e Regional em 
Portugal”, no qual se refere que o papel que cabe à imprensa regional está 
dificultado pelo facto de apenas 18 das 728 publicações existentes em território 
nacional terem periodicidade diária 

 

Julho 

 
01 | O Tribunal da Relação de Lisboa dá razão a Rui Pedro Soares relativamente 
à providência cautelar interposta em Fevereiro para evitar a publicação de 
declarações suas no Sol, obrigando o semanário, o director e as jornalistas a 
pagar uma indemnização. 

  



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|96 
 

02 | O Presidente do Governo da Madeira, Alberto João Jardim, defende a 
extinção da ERC, considerando que “não serve para nada”, depois de o 
regulador ter criticado os apoios dados pelo executivo ao Jornal da Madeira. Num 
projecto de deliberação divulgado ontem e que será enviado à AdC, o Conselho 
Regulador da ERC criticou as “possíveis consequências de tais intervenções sobre 
o pluralismo e a independência da imprensa diária publicada naquela Região 
Autónoma”. 

 

 

 
03 | Ministério Público decide encerrar o inquérito ao Primeiro-Ministro, aberto na 
sequência de uma queixa da jornalista Manuela Moura Guedes, por considerar que 
as afirmações relativas ao Jornal Nacional de Sexta não constituem crime de 
difamação. 

 

09 | O Rádio Clube Português, da Media Capital Rádios, vai terminar nos moldes 
até agora conhecidos para passar a emitir três noticiários diários e música dos 
anos 60 e 70, mudança que deixa 36 colaboradores desempregados. Esta 
alteração de rádio generalista para rádio de música não foi transmitida à ERC, 
como estipula a Lei da Rádio. 

 

 

 

21 | Os trabalhadores despedidos do Rádio Clube Português apresentaram, esta 
semana, um manifesto aos partidos políticos no qual contestam a “descontinuação 
questionável” da rádio, que motivou um despedimento colectivo que consideram 
“injusto” num “processo pouco transparente”. 

 

21 | Conselho Regulador da ERC autoriza o exercício da actividade de televisão 
através de um serviço de programas temático de desporto de cobertura 
internacional e acesso condicionado denominado “Sport TV Américas”, requerida 
pela Sport TV Portugal, S. A. 

 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|97 
 

 

29 | Com base na análise de 15 depoimentos presenciais de pessoas envolvidas, 
como Manuela Moura Guedes e José Eduardo Moniz, jornalistas e chefias da TVI, 
bem como de alguns depoimentos escritos, a ERC conclui que a administração da 
TVI foi “significativamente influenciada pelos Administradores da Media Capital, 
especialmente os que aí representavam o grupo Prisa” na decisão de suspender o 
Jornal Nacional de Sexta. Todavia, o regulador frisa que não fica provado que a 
decisão “tenha sido determinada por interferências do poder político”. 

 
 

Agosto 

 

11 | Alguns jornalistas despedidos do Rádio Clube Português, que descontinuou as 
emissões em Julho, reivindicaram junto da ERC, alterações à Lei da Rádio para 
evitar a subvalorização da informação nas rádios portuguesas. 

 

31 | ERC considera improcedente a reclamação apresentada por Mário Crespo 
contra a deliberação 2/OUT-I/2010, a qual determinava o arquivamento do 
processo desencadeado pelo jornalista. 

 

 
 

Setembro 

 

08 | Deliberação da ERC apresenta nova estação da Media Capital, a Star FM, 
como um projecto “de informação e de companhia”, da região de Lisboa, com 
uma componente musical composta por “êxitos dos anos 50, 60 e 70”, 
nomeadamente “da música brasileira, da música portuguesa” e também dos 
“clássicos franceses e italianos”. A Star FM vem substituir o Rádio Clube 
Português. 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|98 
 

09 | ERC recolhe parecer favorável da ANACOM relativamente à verificação das 
condições técnicas da candidatura do operador TVI para o exercício da actividade 
de televisão através de um serviço de programas televisivo temático denominado 
“TVI Direct”. 

 

 

 
10 | ERC emite um comunicado criticando os media, em particular a RTP, por 
aquilo que descreve como “mediatização” conferida a Carlos Cruz, no seguimento 
da leitura da sentença do processo “Casa Pia”. 

 

11 | Paquete de Oliveira, Provedor do Telespectador da RTP, critica o “tratamento 
diferenciado” dado a Carlos Cruz, adiantando que “coloca a RTP sob a acusação 
de parcialidade e de exercer um 'proteccionismo corporativo' descabido”. 

 

 

 
12 | Azeredo Lopes, Presidente da ERC, refere, em declarações ao Público, que 
a reprovação pública da conduta da RTP relativamente ao tratamento dado a 
Carlos Cruz após a sua condenação é “sanção suficiente”. 

 

15 | Conselho Regulador da ERC delibera considerar que o semanário Sol violou o 
direito à privacidade e à palavra de Joaquim Oliveira (accionista e Presidente do 
Conselho de Administração do grupo Controlinveste), ao “publicar excertos de 
transcrições de escutas telefónicas constantes de um processo criminal [Face 
Oculta] sujeito a segredo de justiça”. 

 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|99 
 

 
16 | José António Saraiva, Director do jornal Sol, diz à Lusa que a deliberação 
da ERC, que determina violação, por parte desta publicação, dos direitos de 
personalidade de Joaquim Oliveira, só pode ser entendida “numa linha de 
protecção do Governo”. 

 

16 | Conselho de Governo madeirense decide recorrer ao Tribunal Administrativo 
para pedir a anulação da deliberação da ERC, na qual o Conselho Regulador 
insta o governo regional a adoptar “de imediato as providências necessárias e 
adequadas à supressão dos efeitos nefastos que a sua actuação tem produzido no 
sector da imprensa diária” da Madeira. 

 

 

 

21 | Vice-Presidente da ERC, Elísio Cabral de Oliveira, reage à demissão de Luís 
Gonçalves da Silva, estranhando que o vogal só tenha reconhecido a ERC como 
um obstáculo à liberdade de imprensa ao fim de quase cinco anos. Segundo o 
membro demissionário, o caso TVI é o exemplo de um processo no qual 
“ocorreram verdadeiras entorses às mais elementares normas e procedimentos”. 

 

22 | Marcelo Rebelo de Sousa fala em “coisa incontroversa” para se referir à 
alegada instrumentalização do Jornal da Madeira pelo Governo de Alberto João 
Jardim. Segundo a ERC, os dados do relatório de regulação revelam que, no ano 
de 2008, o Presidente e membros de governo regional, órgãos regionais, 
presidentes e representantes das autarquias “têm apenas referências positivas” 
naquele jornal. 

 

 

 

23 | Azeredo Lopes lança a questão do direito de resposta na blogosfera num 
post publicado no seu blogue pessoal começando por reforçar que este não é um 
blogue da ERC, como reacção à pergunta “A ERC monitoriza a actividade do 
blogue da ERC”, escrito por Afonso Azevedo Neves no blogue “31 da Armada”. 

De acordo com as suas palavras, “fica por resolver a questão da possível 
reivindicação de um direito de resposta relativamente a conteúdo difundido num 
blogue, por aplicação (analógica?) da Lei de Imprensa” e pode adensar a 
questão ao conferirmos a este direito “valor constitucional – ou seja, em termos 
simples, supra-legal”. 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|100 
 

26 | Azeredo Lopes escreve no seu blogue pessoal “Vai e Vem” sobre o direito 
de resposta na blogosfera, questionando sobre a competência da ERC para 
“apreciar e decidir recurso que venha a ser interposto nesse sentido” e defende 
que “não se incluindo no âmbito de intervenção da ERC a blogosfera (digamos 
assim) ” acredita que a “solução jurídica mais avisada será a de que a 
competência de apreciação, neste caso concreto, é exclusiva dos Tribunais 
judiciais, garantindo-se sempre, ainda que por recurso “único”, a tutela jurídica 
do direito de resposta”. Deixa, por último, uma questão acerca dos comentários, 
perguntando: “Os administradores dos blogues têm alguma responsabilidade (para 
lá da esfera ética individual) por não filtrarem comentários que, quantas vezes, 
são vomitados para cima de terceiros? Procurando explicar melhor, a sua situação 
é comparável (em termos de regime) à que se verifica nas edições electrónicas 
de jornais ou, até, ao correio dos leitores na edição impressa de um jornal?”. 

 

 

 
29 | O vogal da ERC, Rui Assis Ferreira, considera “desnecessário” o pedido do 
Presidente do Conselho Regulador ao Parlamento para que se abra um inquérito 
às críticas do conselheiro demissionário da ERC, Luís Gonçalves da Silva.  

 

30 | PS, CDS, PCP e BE unidos na oposição à privatização da RTP, proposta 
constante do projecto de revisão constitucional do PSD que “aceita a possibilidade 
da RTP-RDP vir a ser privatizada”. Em 2009, o serviço público teve 188 
milhões de euros em indemnizações compensatórias. 

 

 

Outubro 

 

05 | Em post escrito no blogue “Vai e Vem”, Azeredo Lopes apresenta um 
conjunto de argumentos com vista a sustentar o direito de resposta nos blogues, 
embora admita que a ERC não tem competência para intervir nestes casos. O 
assunto já tinha sido levantado no mês anterior e espalhou-se por diversos 
blogues, pelo que o actual Presidente da ERC vem sumariar alguns dos pontos 
que entende relevarem escrevendo: “Repito: no que escrevi não está em causa, 
directa ou indirectamente, a regulação dos conteúdos de um blogue, nem (por 
argumento de maioria de razão) a adopção de qualquer medida restritiva ou 
condicionadora relativamente a este – a não ser mediante decisão judicial, que 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|101 
 

não assentará, de todo o modo, em qualquer consideração regulatória”. 

 

06 | 32ª Reunião da Plataforma Europeia de Entidades Reguladoras (EPRA) tem 
lugar em Belgrado, entre os dias 6 e 8 de Outubro. O Presidente da ERC 
representou a entidade na reunião, que decorreu com a presença de 135 
delegados oriundos de 44 países e observadores permanentes do Conselho da 
Europa, do Observatório Europeu do Audiovisual e da Comissão Europeia. 

 

  

 

07 | No âmbito da conferência “A rádio em Portugal e o futuro”, organizada pela 
RTP no âmbito das comemorações dos 75 anos de rádio, o ministro dos 
Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, refere que a nova lei da rádio introduz 
“uma maior flexibilização no sector”. O diploma foi aprovado na generalidade e 
está em discussão na especialidade, terminando amanhã o prazo de apresentação 
de propostas de alteração à lei da rádio. Segue-se a discussão em sede de 
comissão. 

 

12 | PSD aprovou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de protesto 
pela alegada “invasão por parte da Assembleia da República, em matérias que 
são do interesse específico da região”. Em causa estão as audiências na 
comissão de Ética sobre o financiamento do Jornal da Madeira e o pluralismo da 
informação no arquipélago. 

 

 

 

13 | Membros da AdC e da ERC, ouvidos na Comissão de Ética, falaram num 
mesmo sentido: não têm poderes para agir no caso dos financiamentos do 
Governo Regional da Madeira ao Jornal da Madeira, restando a hipótese de as 
empresas que se sintam afectadas recorrerem aos tribunais ou à Comissão 
Europeia. 

 

13 | ERC autoriza o operador TVI ao exercício da actividade de televisão através 
de um serviço de programas televisivo temático de cobertura nacional e acesso 
não condicionado com assinatura, denominado “TVI Direct”. 

 

  



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|102 
 

 

15| Petição na Internet com vista à exigência de pluralismo de opinião na 
televisão em temas político-económicos ultrapassou as mil assinaturas em menos 
de uma semana e tem como destinatários as direcções de informação das 
televisões, outros órgãos de comunicação social, grupos parlamentares com 
representação na Assembleia da República e a ERC. 

 

18 | ERC disponibiliza, na sua página online, uma base de dados com 
informações sobre os proprietários dos grupos de media. De acordo com o 
Presidente do Conselho Regulador, Azeredo Lopes, este “pretende ser mais um 
contributo na garantia da transparência do sector da comunicação social”. 

 

  

 
18 | PSD diz que o aumento de 30% da taxa audiovisual na conta da luz 
previsto no Orçamento do Estado para 2011 é “uma vergonha” e um “atentado 
aos portugueses”, reiterando a vontade de privatizar a RTP. 

 

18 | ERC realiza, durante dois dias, a IV Conferência Anual, subordinada ao tema 
“Por uma Cultura de Regulação: Média e Cidadania - Velhas e Novas 
Questões”. 

 

 

 

21 | Apresentação do estudo da ERC, sobre Publicidade do Estado, na conferência 
anual da ERC. De acordo com os resultados do mesmo, a publicidade colocada 
pelo Estado na imprensa, rádio e televisão representou 10,14% do total do 
investimento publicitário em Portugal em 2009. Os grupos Media Capital e 
Impresa foram os grupos de comunicação social que mais facturaram em 
investimento publicitário do Estado em 2009, com 122 e 116 milhões de euros, 
respectivamente, sendo a TVI, o Correio daManhã e a TSF os meios preferidos. 

 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|103 
 

Novembro 

 

05 | O ministro dos Assuntos Parlamentares que tutela a comunicação social, Jorge 
Lacão, defende uma “agregação” da gestão das empresas de comunicação social 
do sector do Estado (RTP e Lusa), deixando a questão para reflexão dos 
deputados. O ministro adianta ainda que não se trata de uma proposta mas uma 
hipótese que o Governo estará a ponderar. 

 

30 | Conselho Regulador da ERC aprova deliberação que versa sobre anúncios de 
promoção de prostituição nos classificados de diversos jornais portugueses, à qual 
anexa um relatório de análise dos mesmos. Neste caso, o Conselho Regulador 
opta por enviar estes documentos à 13.ª Comissão de Ética, Sociedade e Cultura 
da Assembleia da República e transmitir o seu teor à Procuradoria-Geral da 
República bem como conjugar esforços para encetar uma “actuação conjunta” com 
a Direcção-Geral do Consumidor “de forma a encontrar meios adequados, 
proporcionais e eficazes que conduzam a uma contenção futura da linguagem e 
imagens utilizadas nos anúncios classificados com cariz sexual, designadamente por 
via da auto-regulação ou da co-regulação”. 

 

 

Dezembro 

 02 | Conselho Regulador da ERC aprova relatório sobre o pluralismo político-
partidário no serviço público de televisão em 2009. 

 

02 | Comunicado da empresa “Diário de Notícias” da Madeira dá conta da 
entrega, no Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal, de uma providência 
cautelar para travar o financiamento do governo regional ao "Jornal da Madeira". 
O Conselho Regulador da ERC tinha-se debruçado sobre os apoios ao jornal e 
as decisões relativas a publicidade numa deliberação segundo a qual o governo 
regional é instado a “adoptar de imediato as providências necessárias e 
adequadas à supressão dos efeitos nefastos que a sua actuação tem produzido no 
sector da imprensa diária” da Madeira. 

 

 



2010 | Cronologia da Actividade da ERC (2005-2011)|104 
 

 

15 | Ouvido no Parlamento, Azeredo Lopes faz um balanço “razoavelmente 
satisfatório” do cumprimento do serviço público da RTP. Embora ainda não se 
conheçam os resultados das auditorias à empresa nos últimos anos, o membro do 
Conselho Regulador da ERC, Rui Assis Ferreira, salienta que os “auditores têm 
reconhecido que as indemnizações compensatórias são em alguns casos inferiores 
ao custo real do serviço público de televisão”. 

 

15 | Conselho Regulador da ERC comparece à Comissão Parlamentar de Ética, 
Sociedade e Cultura, da Assembleia da República, para apresentar o Relatório de 
Regulação e o Relatório de Actividades e Contas relativos ao ano de 2009. 

 

 

 

15 | Conselho Regulador da ERC aprova deliberação sobre um pedido de 
esclarecimento acerca da reestruturação operada no Centro Regional da Madeira 
da RTP, apresentado pelo Grupo Parlamentar do PS na Assembleia Legislativa 
Regional. Tendo apreciado o caso, o Conselho Regulador considera que o 
Conselho de Administração da RTP agiu no exercício das suas competências 
legalmente atribuídas, mais especificamente no que respeita aos “poderes 
regulamentares de organização técnico-administrativa e de destituição e nomeação 
dos responsáveis pelos conteúdos da programação e da informação”. 

 

21 | PS anuncia que quer ouvir os directores de informação da RTP, da SIC e 
da TVI no Parlamento para “apurar com todo o rigor da validade das conclusões 
retiradas" pela ERC no relatório sobre o pluralismo político-partidário de 2009. 
Este requerimento surge na sequência da aprovação hoje, em sede de Comissão, 
da audição do Director de Informação da RTP, a pedido dos Social-democratas, 
por sub-representação do partido na informação político-partidária dos canais 
públicos e deverá ser votado no início de 2011. 

 

 


