Uma reflexão fotoetnográfica sobre as identidades culturais da caatinga brasileira

Marcos Cajaíba Mendonça, Moisés de Lemos Martins

Resumo


Vamos nos deter sobre as escolhas metodológicas do projeto do Doutoramento FCT em Estudos da Comunicacão: Tecnologia, Cultura e Sociedade, intitulado “‘De papel crepom e prata’: uma reflexão fotoetnográfica sobre as identidades culturais da caatinga brasileira”. Justificamos a fotoetnografia como método primordial eleito para conduzir o processo investigativo num espaço em que predomina a caatinga – único bioma genuinamente brasileiro –, o qual é habitado por indivíduos que produzem, culturalmente, suas existências. A imersão nas comunidade para o registro, a construção e a leitura das narrativas fotoetnográficas pelos caatingueiros e caatingueiras, será fundamental para, através da imagem, poder se pensar sobre as dinâmicas das identidades culturais existentes aí. Faremos, também, uma discussão sobre a pós-modernidade, conceito adotado para contextualizar o bioma e seus habitantes, de forma a apresentar as razões pelas quais optamos por esta categoria analítica: de um lado, as considerações do Jürgen Habermas e de Jean-François Lyotard do outro. Respectivamente, posturas de contestação e de aceitação da pós-modernidade como terminologia apropriada para se pensar a contemporaneidade. Damos conta, ainda, do estágio atual em que se encontra este processo de pesquisa, com o objetivo de a compartilhar e esperar contribuições para o desenvolvimento da investigação e de ratificar a importância de trazer para a academia, espaço de legitimação de conhecimento e de saber, discussões como esta que pretende, pelo viés dos Estudos Culturais, falar de contextos – espaços e indivíduos – que se apresentam esquecidos ou subalternizados por uma cultura oficial.

Palavras-chave


caatinga brasileira; comunicação; fotoetnografia; identidade cultural; pós-modernidade

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho