Futebol na Baixada Fluminense: perspectivas sobre consumo, representação e território

Mellyna Andréa Reis dos Santos Borges

Resumo


O sonho da ascensão social domina o imaginário de milhares de meninos que moram nas favelas, subúrbios e rincões do Brasil. E o futebol é visto por eles como uma estratégia para alcançar este lugar. A partir de uma reflexão sociocultural, a proposta deste artigo – que é fruto de uma pesquisa de mestrado em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense sobre futebol e práticas sociais – é discutir as tensões e contrastes no território da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, a partir do consumo de produtos da Adidas e Nike pelos jogadores das categorias de base do Nova Iguaçu Futebol Clube (N.I.F.C).
Consideradas duas das marcas mais valiosas do mundo, a Adidas e a Nike patrocinam os jogadores mais bem pagos do futebol mundial, como Lionel Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e são as mais utilizadas pelos jovens atletas do clube iguaçuano, reconhecido por formar atletas para serem vendidos a outras equipes.

Palavras-chave


Cultura; futebol; identidade; território

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho