A literacia mediática e a sua dimensão criativa na documentação nacional e internacional (1982-2017): um estudo

Ana Oliveira, Sara Pereira

Resumo


Partindo da importância das recomendações, diretivas e legislação produzidas ao longo dos últimos 30 anos para a evolução do campo da Literacia Mediática (LM), esta investigação propõe uma reflexão sobre três questões. Considera-se, em primeiro lugar, a forma como a LM é apresentada nas recomendações, diretivas e legislação internacional e nacional; em segundo, o destaque dado à dimensão criativa da LM nestes documentos; e por último, o modo como é espelhado o papel dos agentes educativos na documentação. Através de um método de análise documental que associou etapas da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2010) com ciclos de codificação (Saldaña, 2016), foi analisado um corpus de 25 documentos de âmbito internacional, europeu e nacional, produzidos entre 1982 e 2017. Os resultados obtidos apontam para: 1) uma compreensão generalizada da LM como elemento de caráter transcurricular; 2) a persistência da dificuldade de estabilização clara das competências associadas ao campo da LM; 3) um entendimento da avaliação (das competências) como elemento essencial, mas a existência de carência no que refere à uniformização de ferramentas; 4) a indefinição da criatividade no contexto da LM; 5) uma tendência para remeter esta dimensão criativa para terceiro plano e 6) a importância do papel, da formação e motivação do professor para promover o ensino da LM. A investigação apresentada realça, por fim, a importância de aprofundar as reflexões sobre a área da LM tomando em consideração os ambientes educativos específicos em que é trabalhada, bem como a urgência de promover, analisar e acompanhar a introdução de práticas de Educação para os media através da modernização dos currículos escolares.

Palavras-chave


Análise de conteúdo; criatividade; legislação; literacia mediática

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho