Transformação digital e competências digitais: estratégias de gestão e literacia

Paula Ochôa, Leonor Gaspar Pinto

Resumo


A Estratégia Europa 2020, enquanto quadro de referência para o crescimento e emprego, visa criar as condições para o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da União Europeia (UE) durante a década em curso, de forma a ultrapassar as deficiências estruturais da economia, melhorar a sua competitividade e produtividade e garantir uma economia social de mercado sustentável. O rápido processo de digitalização da sociedade tem sido gerador de mudanças estratégicas tornando-se essencial garantir que os cidadãos/cidadãs possuem as competências digitais que permitam participar nas oportunidades digitais e atenuar o risco de exclusão.
O debate em torno do investimento em capital humano e do desenvolvimento de competências na denominada transformação digital caracteriza-se pela atenção dada à velocidade da mudança e inovação (4.0), à convergência tecnológica e à corresponsabilização de atores públicos e privados para criar o talento necessário para enfrentar os desafios do mundo digital.
Tendo como objetivo participar nesse debate e demonstrar a importância da gestão de talento e da transversalidade da literacia digital, esta comunicação enquadra-se na linha de investigação interdisciplinar da Inovação 4.0, discutindo a necessidade das organizações alargarem as suas redes de aprendizagem através da participação do cidadão. São analisadas três dinâmicas de gestão na transformação digital: os efeitos nos instrumentos de políticas públicas; a valorização da gestão do talento no combate ao gap de competências digitais e o papel dos espaços de cidadania ativa, como a Ciência do Cidadão e os living labs.

Palavras-chave


Transformação digital; gestão do talento; competências digitais; cidadania

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho