Repertórios de cidadania: identidade, ideário, educação e mediatização

Andreia Sofia Martins

Resumo


O conceito de cidadania é tão evolutivo (Gonçalves, 2004) e dinâmico quanto diversas foram e são as conceções de indivíduo e de organização humana, contendo em si uma dimensão de legitimidade política, construção identitária e de valores (Brederode Santos et al. 2011). Pensar sobre o seu significado, hoje e para o futuro que visionarmos, deve ser, necessariamente, um exercício de compreensão histórica, política, social e cultural, que possa, na sequência, (ajudar a) afirmar o paradigma de identidade cívica e a sua concretização num projeto de sociedade.
A comunicação que aqui se propõe baseia-se na revisão de literatura nacional e internacional sobre educação cívica e mediática, conceitos relativos de literacia e respetiva legislação portuguesa e europeia, fazendo convergir em repertórios de (educação para a) cidadania uma análise diacrónica, da Revolução Francesa à atualidade, aos seguintes aspetos: acontecimentos históricos; ideário político; mediatização; visões sobre cidadão e cidadania que neles cabem; abordagens, linguagens, imagens e símbolos utilizadas; meios de comunicar; padrões no modo de pensar; processos culturais em curso num dado tempo; valores vigentes; cultura política e modos de socialização, relações e interações caracterizantes de um coletivo ou de um tempo; modos de educar; espaços de participação na vida pública, experimentação e transformação cívica (impulsionada por um compasso tecnológico).
Implícito nesta caracterização e análise diacrónica, estará a definição e reflexão sobre o conceito de capital cívico (Guiso, Sapienza & Zingales, 2010), enquanto conjunto de normas, valores e convicções que fomentam a cooperação e a prossecução do bem coletivo; o papel das literacias (cívica e mediática, concretamente) no processo de emancipação do cidadão, bem como que estruturas sociais promovem mecanismos que fomentam e/ou concretizam a participação e representação do cidadão nos processos de decisão pública.

Palavras-chave


Cidadania; repertórios; literacia cívica; literacia mediática; capital cívico

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