Interfaces entre os média e a educação: territórios discursivamente compartilhados e espaços de produção de sentidos
Resumo
O texto parte do pressuposto de que os média representam, nas sociedades contemporâneas, não somente fontes de informação, mas mediadores pelos quais os sujeitos, em grande medida, vêm se relacionando, compreendendo e significando o que os cerca. Eles, não tendo o monopólio da informação, coexistem com outras instâncias formativas e compõem um rol de mediações através e com as quais damos inteligibilidade ao mundo. De modo semelhante ao que ocorre no âmbito das práticas pedagógicas escolares, os média se dirigem a alguém, exprimem uma ideia/conteúdo, mas, além disso, configuram-se como espaços onde significados e sentidos são negociados e narrativas são produzidas. Este ensaio fundamenta-se em um estudo teórico, de caráter bibliográfico, a partir do qual lançamos olhares para o campo da comunicação sob um viés pedagógico. Sugere-se que os média, encarados como mediadores de sentido, podem ser compreendidos e analisados sob a perspectiva da produção e negociação de significados instaurados pelo discurso, pela palavra. Eis o que entendemos como sendo um ponto de convergência com a questão educacional. Comunicação é um processo sociocultural e semiótico que se dá a partir de uma construção partilhada, coletivamente situada, sob uma heterogênea pluralidade de vozes antagônicas, rivais, plurais, cambiantes, polifônicas e heteróglotas, permeadas pela hegemonia e resistência e marcadas por um universo histórico-social e ideológico. O texto ancora-se nos estudos de Mikhail Bakhtin (2009, 2013), para o qual o sentido que emana da linguagem é resultado de uma luta (dialogismo) de diferentes vozes (polifonia) que se dá no interior de um processo de comunicação interativa e dialoga com Martín-Barbero (1997, 2000) que considera os média não apenas como meios de transporte de pontos de vista e/ou comunicados, mas espaços de mediação onde se negociam sentidos e significados num jogo permanente e infinito em que a linguagem configura-se como o lugar dessa construção.
Palavras-chave
Média; educação; produção de sentidos
Texto Completo:
PDF
...............................................................................................................
.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho