O ebook como estratégia de comunicação empresarial

Liliana Raquel Pinheiro Cecílio, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro Pereira

Resumo


O presente trabalho de investigação surge no contexto de uma empresa do setor da panificação e propõe o desenho, desenvolvimento e validação de um ebook como ferramenta de comunicação empresarial, para promover o consumo de pão junto do público infantil. A investigação justifica a necessidade de enquadrar, com base na revisão de literatura sobre ferramentas de comunicação dedicadas ao público infantil, o ebook como nova forma de promoção de um produto.
Na revisão da literatura, é abordada a comunicação digital, com um foco no público infantil. Nos dias de hoje, os pais passam menos tempo com os filhos e tentam protegê-los no conforto do lar, onde tem lugar o entretenimento tecnológico. Neste sentido, surgem conceitos como eatertainment e advergame enquanto estratégias de comunicação digital para o público infantil. Enquadrado no marketing de conteúdo, o ebook é uma ferramenta de ensino e de entretenimento, pelo qual o público infantil se apresenta o público-alvo mais interessante.
A metodologia adotada no presente trabalho é a investigação de desenvolvimento e o focus group o método de recolha de dados.

Palavras-chave


Comunicação digital; público infantil; eatertainment; livro eletrónico; panificação

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho