Publicidade, redes sociais e literacia dos média: Sonho de Valsa, a marca amiga dos namorados

Letícia Barbosa Torres Americano, Gabriela Borges Martins Caravela, Álvaro Eduardo Trigueiro Americano

Resumo


Nesse trabalho buscamos discutir a relação dos consumidores com a publicidade e ações de marketing no ambiente imersivo das redes sociais na internet, um fenômeno crescente em quantidade e criatividade. Entre as principais estratégias de comunicação mercadológica em redes sociais estão a promoção e a valorização do conteúdo produzido pelo usuário, a criação de comunidades de marcas e ações de interação com o consumidor. Elegemos estudar o fenômeno a partir da perspectiva da Literacia dos Média, tendo como principal fundamentação teórica o trabalho “La competencia mediática: propuesta articulada de dimensones e indicadores”, publicado em 2012 pelos professores Joan Ferrés e Alejandro Piscitelli. O objeto de estudo escolhido foi a campanha “Plantão do Amor” da marca brasileira de bombom Sonho de Valsa. Criada para celebrar o Dia dos Namorados, as ações desenvolvidas buscaram o engajamento do público com o uso, de forma intensa e integrada, de múltiplas plataformas de rede social e comunicação em tempo real com o usuário.
Para realizar a nossa pesquisa, examinamos as ações de comunicação ocorridas durante quatro edições do “Plantão do Amor”, entre 2013 e 2015. O material coletado nos permite analisar a comunicação entre os usuários e a marca levando-se em conta todas as dimensões de competência mediática apontadas por Ferrés e Piscitelli. No entanto, neste primeiro trabalho sobre o tema, optamos por focar o estudo em Processos de Interação e seus Indicadores, investigando tanto as capacidades do âmbito da expressão, quanto da análise crítica.

Palavras-chave


Redes sociais, comunicação mercadológica, literacia dos média, marcas

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho