Lightning (from) the backstage: Trienal de Lisboa / Bienal de Veneza - interações geradas pela Comunicação na mediação de eventos expositivos de Arquitetura

Ana Vilar, Helena Pires, João Rosmaninho

Resumo


Os novos focos de ação cultural tornam-se, cada vez mais, moventes e intermitentes, gerando Eventos Expositivos. Além do modelo das Exposições Mundiais, proliferam, desde o último quartel do século XX, e sobretudo nos últimos quinze anos, Bienais e Trienais dedicadas à mostra de Arte, Arquitetura, Design e outras modalidades.
Nos Eventos Expositivos de Arquitetura pressupõe-se, pela especificidade do objeto focado, uma abordagem diferenciadora relativamente a outras áreas culturais, a qual se afirma conciliável com a experimentação e transformação contínua caracterizadora destas exposições periódicas e que permite a orientação física e conceptual sobre o que se pretende como enfoque do debate num dado momento. E é a ‘Comunicação’, à semelhança da ‘Luz’, que surge como filtro de ‘Mediação’, from the backstage, coordenando, a par das estratégias curatoriais, os cenários que são palco da ação cultural dos Eventos e entre Eventos.
Tomando como casos de estudo a Trienal de Lisboa e a Bienal de Veneza, procurar-se-á clarificar o modo como a Comunicação é geradora de sinergias, através da análise comparativa de factos, procurando compreender o modo como se relacionam e potenciam múltiplas ‘interações processuais’, numa interpretação complementada com os resultados de depoimentos por parte de agentes mediadores destes processos.

Palavras-chave


Eventos; comunicação; arquitetura; Lisboa/Veneza

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho