Jovens, novos media e tecnologia: resultados do estudo “Direitos digitais: uma password para o futuro”

Paula Lopes, Célia Quintas, Inês Amaral, Bruno Reis

Resumo


Nas sociedades globais, a tecnologia assume um lugar central nas dinâmicas sociais, influenciando profundamente a vida quotidiana e gerando condições para que os indivíduos se tornem mais participativos e mais “cidadãos digitais” (Mossberger et al., 2008). O conceito de literacia digital é, neste caso, de uma centralidade evidente.
Neste texto, revelam-se os resultados globais do projeto de investigação “Direitos digitais: uma password para o futuro”, desenvolvido por um grupo de investigadores da UAL - Universidade Autónoma de Lisboa, em parceria com a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Os objetivos do estudo passaram por identificar conjuntos de práticas e de consumos mediáticos e digitais, perceber atitudes face aos novos media e identificar situações de risco e vulnerabilidades no mundo digital.
Para a sua realização adotou-se uma estratégia metodológica de tipo quantitativo-extensivo, com recurso ao inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de cerca de 1.800 alunos a frequentar o Ensino Básico (3.º ciclo), Secundário e Profissional, em estabelecimentos de ensino nas 18 capitais de distrito de Portugal Continental. A recolha de informação decorreu entre março de 2014 e janeiro de 2015.
Para o tratamento de dados procedeu-se à análise estatística descritiva, identificando tendências globais no que respeita a práticas e a consumos digitais, bem como a evolução destas tendências quando cruzadas com indicadores sociográficos (como o sexo, a idade, a escolaridade ou o distrito de residência), revelando-se simetrias e assimetrias. Que oportunidades, riscos e problemas emergem a partir de novas práticas no mundo digital?

Palavras-chave


Literacia digital, novos media, práticas mediáticas, riscos, vulnerabilidades

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho