Convergência entre a literacia informacional e a literacia mediática

Monica Marques Carvalho Gallotti, Thais Helen do Nascimento Santos, Jacqueline Aparecida de Souza

Resumo


O advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sobretudo da Internet, acarretou o surgimento de novas plataformas de interação e comunicação que reformularam o cenário infocomunicacional. O contexto infocomunicacional contemporâneo demanda novas habilidades em relação a produção, transferência, acesso, uso e apropriação da informação, com vistas à interação social em diferentes ambientes (físicos ou digitais), premissa pela qual gera a necessidade das literacias informacionais e mediáticas pelos sujeitos. Destarte, o objetivo geral do artigo é o de realizar uma revisão conceitual acerca da literacia informacional e da literacia mediática, de modo a perceber como estas convergem entre si complementam-se, assim como os contornos teóricos e perspectivações práticas. Em termos metodológicos, a
priori, remete-se à revisão de literatura nas áreas das Ciências da Comunicação e da Informação, por meio de fontes de informação convencionais e eletrônicas que versam sobre a literacia informacional e a literacia mediática. A posteriori, emprega-se a crítica analítica para dissertar sobre os elos teóricos entre as teorias em destaque. Os resultados da pesquisa desvelaram que a literacia informacional é uma estratégia de acesso e uso com possibilidades de gerar apropriação da informação e conhecimento no contexto dos novos paradigmas da sociedade atual, tornando-se uma habilidade necessária e basilar para a concretização da literacia mediática.

Palavras-chave


Ciência da Comunicação e da Informação; literacia informacional; literacia mediática

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho