As tecnologias digitais como apoio para o desenvolvimento dos letramentos acadêmicos

Jossemar de Matos Theisen, Adriana Fischer

Resumo


O ingresso no ensino superior desafia universitários a vivenciarem novas
situações de ensino e aprendizagem, originando outras posturas e identidades para administrar práticas de leitura e escrita propostas na universidade. Nesse contexto, o uso das tecnologias digitais pode contribuir para a realização das práticas de leitura e escrita, que constituem os letramentos acadêmicos, uma vez que essas tecnologias digitais já integram outras práticas sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa realizada com universitários ingressos em um curso de Letras de uma universidade federal no sul do Brasil, a qual investiga como estes realizam as atividades de leitura e de produção textual escrita propostas pela universidade e como fazem uso das tecnologias digitais para a realização das mesmas. Os dados foram coletados com três estudantes no ano de 2013, após terem cursado a disciplina de Produção da Leitura e Escritura I. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo, caracteriza-se por uma perspectiva etnográfica e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os acadêmicos. As análises baseiam-se nas marcas discursivas, que indicam como esses estudantes realizam as suas produções acadêmicas com o auxílio da Internet. O aporte teórico está centrado nos Novos Estudos dos Letramentos, com ênfase nos letramentos acadêmicos e, em abordagens que estudam as tecnologias digitais no ensino e aprendizagem. Os resultados da investigação apontam que os universitários, ao receberem determinada tarefa acadêmica, priorizam a busca por materiais de referência na Internet ao invés do suporte impresso. Os estudantes costumam ler online, por exemplo, resenhas de livros, para depois realizarem a leitura impressa dos livros propostos no curso. Assim, sentem-se mais seguros para produzir suas resenhas e resumos, pois, para além da estrutura, também sentem a necessidade de entender o funcionamento da resenha. Portanto, os dados indicam que as tecnologias digitais dão suporte às práticas de leitura e escrita em contextos acadêmicos.

Palavras-chave


Tecnologias digitais; universitários; letramentos acadêmicos

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho