Design de ludicidade coparticipativo com crianças: uma teoria na coconstrução da literacia mediática

Conceição Lopes, Ana Monteiro, Andreia Silva, Ana Patrícia Oliveira

Resumo


Este artigo coloca à discussão o quadro teórico e a metodologia do design de ludicidade coparticipativo, construído ao longo de três décadas e utilizado na coconstrução de competências da literacia mediática com crianças.
A teoria do design de ludicidade coparticipativo tem uma estrutura axiomática e pode aplicar-se em diversos contextos, sendo o seu objeto de estudo a análise compreensiva das interações coparticipativas dos protagonistas, em situação. As interações conversacionais sobre temas dos mundos de vida dos protagonistas e o debate coletivo são o foco desta metodologia. A influência e os efeitos dos media aos quais as crianças estão expostas são o foco central do projeto “Trocado por Miúdos”. O que veem, pensam, explicam e sugerem as crianças sobre os conteúdos que consomem, dos media que utilizam. Através de seis eixos conceptuais apresentamos os conteúdos estruturantes da teoria (Lopes, 1985), e a metodologia por eles sustentada, afinada no referido projeto realizado com crianças, educadores e professores do jardim-de-infância e do ensino básico, do Colégio A Torre, Lisboa (2009-2014).

Palavras-chave


Ludicidade; design de ludicidade coparticipativo; literacia mediática

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho