Narrativas da Lusofonia: memória e identidade na telenovela brasileira

Maria Immacolata Vassalo de Lopes

Resumo


O artigo tem por objetivo lançar luz sobre a ficção televisiva e seu papel na construção da memória social e da identidade cultural tomando como objeto a telenovela brasileira. Apresenta exemplos dessa construção através de nossa pesquisa realizada no OBITEL–Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva. Partimos da concepção da telenovela como “lugar de memória” e como documento de época, assim como narrativa da nação e como recurso comunicativo. A telenovela cria um repertório compartilhado e, por isso, é um lugar onde a memória pode ser exercitada e em que representações e imaginários sobre o modo de vida são depositados e depois reapropriados. Ela é, ao mesmo tempo, memória, arquivo e identidade. Esses pontos de partida permitiram que o conceito de identidade nacional fosse revisitado criticamente e que as representações da nação na telenovela assomassem como locus complexo de construção e reconstrução identitárias onde se manifesta
a especial capacidade dessa narrativa de conectar dimensões temporais diversas e de criar uma memória midiática dentro da nação.

Palavras-chave


telenovela brasileira; narrativa da nação; recurso comunicativo; memória midiática; identidade nacional

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho