A presença da Lusofonia nos manuais de Português Língua Estrangeira (PLE)
Resumo
O conceito de Lusofonia, sobretudo referido ao espaço geográfico e demográfico, é habitualmente usado como chamariz como forma de angariação de alunos para as aulas de língua portuguesa no estrangeiro: “o Português é uma língua internacional”; “língua oficial em oito países de quatro continentes”; “uma língua falada por mais de 200 milhões de habitantes”, “uma língua que liga culturas diferentes”, etc.
Este artigo tem como objetivo tentar fazer uma reflexão geral sobre qual é o peso do conceito de Lusofonia nas aulas de Português Língua Estrangeira (PLE) e analisar brevemente quais as imagens que se transmitem através dos principais manuais utilizados no processo de ensino e aprendizagem a estudantes estrangeiros, e as possíveis abordagens para alargar o espaço utilitário e simbólico que permita uma difusão complexa e não idealizada da língua portuguesa.
Este artigo tem como objetivo tentar fazer uma reflexão geral sobre qual é o peso do conceito de Lusofonia nas aulas de Português Língua Estrangeira (PLE) e analisar brevemente quais as imagens que se transmitem através dos principais manuais utilizados no processo de ensino e aprendizagem a estudantes estrangeiros, e as possíveis abordagens para alargar o espaço utilitário e simbólico que permita uma difusão complexa e não idealizada da língua portuguesa.
Palavras-chave
Ensino do Português Língua Estrangeira (PLE); Lusofonia; análise de manuais didáticos; imagens da Lusofonia; didática do Português Língua Estrangeira
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho