Análise da relação entre meios de comunicação e ONGD aplicada ao caso de Galiza e Portugal

María Salgueiro Santiso

Resumo


As ONGD desempenham um papel cada vez mais importante na sociedade. Na Galiza e em Portugal, depois da década de 90, assistimos a uma proliferação deste tipo de associações que trabalham a favor do desenvolvimento dos países do terceiro mundo. Neste artigo, é analisada a complicada relação entre estas organizações e os meios de comunicação, através do estudo da informação de dois jornais: Público e Faro de Vigo. A maioria das informações referidas nas ONGD reflecte uma opinião limitada do que acontece no âmbito da cooperação. Neste artigo pretendem-se descobrir algumas das chaves desse desencontro: interesses diferentes, incidência nos aspectos mais dramáticos dos acontecimentos, dispersão espacial das notícias sobre ONGD nos jornais. Mais, estas entidades precisam da imprensa para difundir os seus projectos e, em contrapartida, a imprensa obtém informação do que acontece nos países onde as ONGD têm presença. Por esta razão, é preciso procurar caminhos de entendimento entre ambas.

Palavras-chave


Terceiro Sector, ONGD, medios de comunicación.

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona
ISSN 1807-9474